LabSIM | LabVirt – Laboratório Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Conteúdos

LabSIM

Laboratório de Sistemas Inteligentes e Modelagem

Redes Sociais: https://www.facebook.com/LabSIM.UNIPAMPA/

 

Um ambiente interdisciplinar no qual desenvolvem-se soluções multi inteligentes, que fomentam a integralização de conhecimentos das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Atua em diversas frentes como montagem e configurações de veículos aéreos não tripulados (VANTs), controle de acesso através de biometria (impressão digital), programação em microcontroladores utilizando sensores de ambiente para mensuração de temperatura, umidade, velocidade, posição global (GPS) e atuadores como sistemas de iluminação e motores.

Também realiza trabalhos de sensoriamento remoto e no desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados para verificação do desempenho em operação de máquinas agrícolas (medidor de força de tração, fluxo de combustível e patinamento das rodas). Bem como gerenciamento e planejamento de propriedades rurais; controle de irrigação.

Ainda são elaborados projetos  que visam representar graficamente do relevo de áreas submersas como mares, barragens,célula de carga, processamento de imagens açudes, lagos e rios e um sistema inteligente para apoio ao ensino de técnica dietética.

O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Modelagem (LABSIM) nasceu sobre o ideal de desenvolver a área de tecnologia na Universidade Federal do Pampa, campus-Itaqui devido a área de atuação dos professores fundadores.

Está atualmente sob responsabilidade dos Professores: Prof.º Dr. Alexandre Russini, Prof.º MSc Cristiano Galafassi, Prof.ª MSc Fabiane Flores Penteado Galafassi e Prof.º Dr. Rogério Rodrigues de Vargas. Mais 11 discentes distribuídos entre bolsistas e voluntários.