Fonte Imagem: IBGE
Uruguaiana é um município brasileiro situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai.A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada em uma localização equidistante das cidades Porto Alegre; Montevidéu; Buenos Aires e Assunção.
A região dos pampas gaúchos, na qual se localiza o município, era ocupada por tribos indígenas, sendo predominantemente pelos índios charruas. No século XVI, a região sofre a invasão jesuítica que inicia um processo de fundação de postos de comércio e pequenas colônias católicas. No contexto das missões jesuíticas na América, em 1657 criou-se a Estância Santiago como parte do grande complexo da Redução de Japeju, fundada em 1626 e situada do outro lado do rio Uruguai. Após pouco tempo, o governo português reconheceu a região como parte de seu território.
É a única cidade fundada pelo movimento da farroupilha e sua fundação ocorreu no dia 29 de maio de 1846 através do processo de emancipação com o município de Alegrete. Uruguaiana esteve envolvida na Guerra do Paraguai e foi palco para o desfecho do conflito com a rendição dos paraguaios em 18 de setembro de 1840.
Na economia uruguaianense, destaca-se a cultura de arroz, visto que é o município destaca-se como o maior produtor do grão na América Latina. Há também muitas fazendas com foco na pecuária, seja gado bovino, seja gado ovino.Uruguaiana possui uma boa infraestrutura portuária com destaque ao maior porto seco da América Latina, situado na BR-290, rodovia essa que liga Uruguaiana a Alegrete e, mais adiante, Porto Alegre).
Referencias
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica
Prefeitura do Município de Uruguaiana
Camara Municípal de Uruguaiana