Ações em 2011 para professores da rede básica de ensino público

O Grupo de Estudos em Informática na Educação, do Campus Alegrete da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, é formado por acadêmicos, docentes, técnico administrativo em educação e colaboradores externos. Algumas reuniões acontecem no campus, outras no CRID – Centro de Referência em Inclusão Digital, no CPA – Centro Profissionalizante de Alegrete Nehyta Ramos. Investigamos temas como informática na escola, acessibilidade e inclusão digital, educação a distância. Para este ano, organizamos uma série de ações voltadas a professores das escolas públicas de ensino básico de Alegrete, municipais e estaduais.

Algumas ações fazem parte do subprojeto “info.edu: Novos Talentos no Pampa”, do Programa Novos Talentos da CAPES. Na próxima semana, nos dias 25 e 26/02, das 8:30 às 18:00, no Campus da Universidade, ocorre o II Workshop sobre Uso da Informática em Atividades de Ensino-Aprendizagem no Município de Alegrete, com palestras, dois laboratórios de informática e oficina. Um dos laboratórios de informática vai abordar a construção de sites, o outro o uso da Web 2.0, ou seja, a exploração de espaços de colaboração na web, que podem ser úteis ao processo de ensino-aprendizagem. São 25 vagas para escolas municipais e 10 para escolas estaduais.

Há outros dois workshops programados neste ano, além da ação Professores.net e Encontros do Grupo de Estudos em Informática na Educação abertas à participação de professores das escolas públicas de ensino básico. O Professores.net tem como objetivo criar um espaço virtual para construção e troca de conhecimentos entre professores e alunos, em contato com o mundo. É uma resposta à demanda de iniciativas que aproximem professores e estudantes como colaboradores no aprendizado e uso de novas tecnologias. Dois encontros já aconteceram em dezembro de 2010 e outros dois estão programados para março: nos dias 12 e 26, das 14h às 17h. Ainda há 14 vagas disponíveis.

Já os Encontros do Grupo de Estudos em Informática na Educação têm como proposta criar a oportunidade de interlocução com o nosso grupo e para promover trocas de experiências entre os professores da rede. Os participantes irão, em conjunto, estabelecer a dinâmica de trabalho e os temas a serem investigados, de acordo com seus interesses para desenvolver projetos nas escolas que explorem os recursos da informática. Os encontros estão previstos para 16/04, 21/05, 20/08 e 22/10, das 14h às 16h. Ao todo, são 25 vagas: 15 para professores do município e 10 para professores do estado.

As inscrições nessas ações do subprojeto “info.edu: Novos Talentos no Pampa” são organizadas pela profa. Eliane Costa da Silva, no CRID. Para isso, é possível fazer contato no e-mail crid.alegrete@gmail.com ou no telefone 3961 1660.

Neste ano também há o projeto “Acessibilidade na Comunicação: fóruns e oficinas como mecanismos para promover a autonomia na inclusão escolar”, que acontece em Alegrete, Uruguaiana e Bagé. A coordenadora geral do projeto é a profa. Me. Patrícia Paula Schelp, do Campus Uruguaiana da UNIPAMPA. Serão abordados temas como Desenho Universal, Informática Acessível e Recursos de Tecnologia Assistiva; Atendimento Educacional Especializado; Acessibilidade na Comunicação e Língua Brasileira de Sinais. Algumas atividades serão on-line, como auto-estudo dirigido (que envolve a leitura de materiais recomendados, sendo necessárias 10h de dedicação/mês) e participação em fóruns de discussão (3h de dedicação/mês) organizados no ambiente de educação a distância da UNIPAMPA, o Moodle; outras serão presenciais, como palestras e oficinas. São seis momentos presenciais entre março e novembro.

Em Alegrete, as inscrições como participante do projeto “Acessibilidade na Comunicação: fóruns e oficinas como mecanismos para promover a autonomia na inclusão escolar”, fomentado pela SESu – Secretaria de Educação Superior do MEC – Ministério da Educação, são organizadas pelo NAAP – Núcleo de Assessoria e Avaliação Pedagógica da SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alegrete, em contato com a profa. Auristela Fernandes (e-mail: auristelafernandes@gmail.com, telefone: 3961 1644). A inscrição envolve compromisso na realização de, pelo menos, 75% das atividades on-line e 75% das atividades presenciais promovidas no município. A programação será divulgada em breve no site do grupo de estudos: https://sites.unipampa.edu.br/geinfoedu/

Então, essas são algumas novidades do grupo para o ano de 2011. Esperamos que os professores das escolas públicas de ensino básico de Alegrete possam aproveitar essas propostas para seu aperfeiçoamento e criação de redes de colaboração, tão importantes atualmente para compreender e atribuir novos sentidos para as tecnologias da informática que surgem a todo o instante.

Amanda Meincke Melo, Coordenadora do Grupo de Estudos em Informática na Educação