info.edu: Novos Talentos no Pampa (Agosto a Outubro/2011)

No período de Agosto a Outubro de 2011, o Grupo de Estudos em Informática na Educação, em parceria com o CRID – Centro de Referência em Inclusão Digital, desenvolveu uma série de ações no escopo do subprojeto info.edu: Novos Talentos no Pampa, que é vinculado ao Projeto Institucional Novos Talentos da UNIPAMPA.

O IV Workshop sobre Uso da Informática em Atividades de Ensino-Aprendizagem no Município de Alegrete, realizado no dia 24 de setembro, das 8h30min às 18h, além de prever relatos de experiências de uso da Informática na Escola em Alegrete/RS, proporcionou acesso a uma experiência do programa UCA – Um Computador por Aluno, vivenciada em Tocantins, em palestra realizada pelo Prof. Dr. George França (Palestrante Convidado), via sistema de webconferência. Em uma mesa redonda denominada “Informática na Escola – Desafios e Perspectivas”, envolveu gestores no debate e provocou professores a fazerem uma análise de seu cotidiano escolar para o uso das tecnologias digitais na educação. A mesa redonda, mediada pelo Prof. Fladimir Fernandes dos Santos (UNIPAMPA), contou com a participação da Profa. Maria de Lourdes Brondani D’Ávila (Coordenadora – 10ª CRE/Uruguaiana), da Profa. Ana Lúcia Vargas (Supervisora Pedagógica – SMEC/Alegrete) e da Profa. Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA).

Três oficinas relacionadas ao uso do Software Livre foram promovidas dentro da programação de formação de professores da Secretaria de Educação do Município. Duas oficinas, realizadas nos dias 29/08/2011 e 26/09/2011, entre 8h e 12h, trataram das possibilidades do Software Livre na Escola (Linux Educacional), sendo voltada a Coordenadores Pedagógicos e monitores dos laboratórios de informática. A terceira oficina, realizada no dia 22/10/2011, entre 8h e 12h, abordou ferramentas de Software Livre para o Ensino de Matemática. Foram ministradas pelo mestrando em Engenharia Elétrica Wagner Reck e pela Bacharel em Ciência da Computação Joseane Giacomelli da Silva, apoiados por integrantes do Grupo de Estudos em Informática na Educação.

Neste período também acontecerem os dois últimos Encontros do Grupo de Estudos em Informática na Educação – abertos à participação de professores da Educação Básica. O encontro do dia 20/08/2011, entre 14h e 16h, tratou da apresentação de slides, contando com a colaboração do Prof. Cristiano Tolfo, que ministrou uma palestra sobre boas práticas para a realização de apresentações. O último encontro, realizado no dia 22/10/2011, entre 14h e 16h, foi conduzido pela Profa. Amanda Meincke Melo e abordou a avaliação de softwares educacionais: alguns conceitos relacionados à avaliação de sistemas interativos para uso humano foram discutidos e localizados no contexto educacional. O interesse por aprofundar essa frente de trabalho foi demonstrado pelos professores participantes, sinalizando novas frentes de atuação para integrantes do Grupo de Estudos em Informática na Educação.

Ações voltadas a estudantes da Educação Básica também aconteceram neste período e têm continuidade no mês de novembro.