Estimação de Frequência | Grupo de Energia e Sistemas Elétricos de Potência – GESEP

Estimação de Frequência

      A frequência elétrica é um parâmetro de grande importância para o pleno funcionamento dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP), influenciando no funcionamento e operação dos equipamentos e na qualidade da energia fornecida. Esta área de pesquisa foca em novos métodos para estimação digital de frequência no SEP. As técnicas de estimação são baseadas na análise das formas de onda de tensão da rede, que são decompostas em seus componentes α e β usando a Transformada de Clarke. Os valores futuros das componentes α e β são previstos através de três metodologias: via Funções Derivadas, via Interpolação Polinomial com Base de Newton e via Predição Linear.

      A partir desses valores, a frequência da rede é então estimada em função do ângulo resultante do produto entre o sinal complexo de Clarke e aquele dado pela predição das componentes α e β. Os métodos propostos foram testados para sinais de frequência com variações senoidais em degrau, rampa, exponenciais e amortecidas, além desses também foram testados casos com variação de amplitude e oscilação de potência. As metodologias foram avaliadas através de índices de desempenho, tempo de convergência e erros mínimos e máximos antes e depois da convergência, mostrando que as técnicas propostas possuem grande precisão e robustez frente às situações simuladas.

Trabalhos já apresentados da área:

  • Fábio K. Schons, Eduardo M. dos Santos, Chrystian D. L. da Silva, Eduardo D. Kilian, Fabiano A. de Oliveira, Luana B. Severo. “Performance Analysis of Clarke Components Prediction via Derivative Functions of Different Orders Applied in Digital Frequency Estimation in Electric Power Systems”. 2022 The 6th International Conference on Green Energy and Applications. Singapore.