Matrículas

O vínculo do estudante com a Unipampa é realizado quando as exigências estabelecidas no processo seletivo de ingresso por ele prestado são contempladas, e mediante a apresentação de documentos comprobatórios.

O vínculo é efetivo quando o estudante está

  1. matriculado em componentes curriculares oferecidos pela UNIPAMPA;
  2. em situação de trancamento de matrícula;
  3. em mobilidade acadêmica interinstitucional;

O estudante perde o vínculo com a Unipampa quando:

  • cancela a matrícula por sua iniciativa;
  • não cumpre o prazo previsto no Calendário Acadêmico para efetivação da matrícula e trancamento (abandono);
  • é reprovado por frequência em todos os componentes curriculares em que estiver matriculado no semestre, por 2 vezes consecutivas ou 3 intercaladas;
  • excede o número de trancamentos totais possíveis;
  • por decisão judicial ou sanção disciplinar (desligamento).

A matrícula é o ato que vincula o aluno à Instituição de Ensino, realizada de acordo com disposições normativas. Este ato é representado em um Número de Matrícula, que registra a vida acadêmica do discente.


Matrícula de ingressantes

Ao ingressar na Unipampa via processo seletivo, a matrícula é realizada pela Secretaria Acadêmica nos componentes curriculares do primeiro semestre de seu curso.

Confira mais informações sobre documentos e procedimentos nos editais de processos seletivos de ingresso no Portal do Ingresso da Unipampa.


Matrícula de veteranos

Para manter o vínculo com a Unipampa, semestralmente, nos período indicados no Calendário Acadêmico, os estudantes devem realizar a solicitação de matrícula via web no Portal do Aluno no Sistema GURI. Após a solicitação, para saber em quais disciplinas conseguiram vagas, deve-se verificar o comprovante de matrícula.

Caso não tenha conseguido vaga em algum dos componentes que desejava, é possível participar do ajuste de matrícula via web. Da mesma forma como na etapa anterior, para saber o resultado do ajuste web o discente deve consultar o comprovante de matrícula.

Após estas duas etapas, caso ainda necessário, o discente poderá participar do ajuste de matrícula junto à coordenação de curso.


Quebra de Pré-Requisitos

A quebra de pré-requisito pode ser solicitada quando o discente necessita cursar um componente curricular que tenha pré-requisitos conforme estabelecido na matriz curricular do curso.

Cabe ao coordenador de curso deferir ou não a quebra de pré-requisitos conforme instruções do PPC do curso.

Para mais informações consulte o coordenador de seu curso.


Trancamento Parcial e Total

Em prazo previsto no Calendário Acadêmico, após o início do semestre letivo, o discente pode solicitar via sistema GURI, o trancamento parcial de um ou mais componentes curriculares, ou o trancamento total, quando for de todo o semestre.

O trancamento parcial é o cancelamento da matrícula de componente curricular naquele semestre. Cada componente curricular pode ser trancado apenas uma vez ao longo do curso.

Não é permitido o trancamento parcial e total a estudantes de cursos de graduação com fomento externo, como os cursos oferecidos através do convênio Universidade Aberta do Brasil.

Também não é concedido trancamento total ao discente ingressante, independente da forma de ingresso, exceto em situações previstas na legislação.


Restabelecimento de vínculo

Quando o discente não calouro perder o prazo para a realização da matrícula, pode solicitar o restabelecimento do vínculo ao Coordenador do Curso para possibilidade de matrícula no semestre subsequente. O prazo para solicitação de restabelecimento de vínculo está previsto no Calendário Acadêmico.


Para mais informações, procure a Secretaria Acadêmica do seu campus!