Programação geral (para todos os campi):
18 de março:
Abertura do Semestre Letivo 2024/1 e Aula Magna – Presencial em todos os 10 campi:
Desafios e avanços na universidade pública
com Márcia Abrahão Moura
Reitora da Universidade de Brasília (UnB) desde novembro de 2016. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição. Também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Saberes ancestrais
com Maria Agraciada
Educadora, arquiteta e pesquisadora de arquitetura de terra e de educação indígena. Integrante do TerraBrasil. Mulher de linhagem Tupinambá e ativista das causas dos povos Pataxó Hã-hã-hãe e Tupinambá do Sul da Bahia. Idealizadora e diretora do Instituto Etno.
27 de março:
Almoço e jantar com cardápio especial em todos os 10 Restaurantes Universitários:
Prato principal | Acompanhamento | Guarnição | Ovos/Opção Vegetariana | Saladas | Sobremesa | Suco |
Lasanha à bolonhesa (porção mínima 150g) | Arroz branco, arroz integral e feijão preto | Batata palha | – Panqueca vegana recheada com PTS (porção mínima 130g) – Ovos mexidos |
Mix de folhas verdes e cenoura cozida com tempero verde | Bombom | Laranja |
18h – Debate: “Movimento Estudantil: a luta pelos direitos dos estudantes” com UNE e UEE. INSCREVA-SE AQUI!
28 de março:
10h – Debate: “CUCA: As formas de organização cultural dos estudantes” com UNE e UEE. INSCREVA-SE AQUI!
Programação completa por campus:
Campus Alegrete:
(em breve)
Campus Bagé:
19 de março:
14h30 – 19h30: Apresentação sobre a Importância do Manual de Suporte para Estudantes Autistas no Campus Bagé – Auditório – Profª DrªAmélia Rota Borges
Sessões Planetário – Manhã: 10h – 10h30min – Tarde: 15h – 15h30min – Noite: 19h30min – 20h
Bandaoke – 15h – 15h30min – Banda Canzone – 15h30min
Instituições/Coletivos/AgroIndústrias/ Parceiras Institucionais Presentes:
– Delivery Much – Osirnet – Café Caramelo – Coletivo Terra de Marias – Orlei Azeite – Maria Queijos & Doces – Sabor da Colônia – Garupa – Bionatur – Sicredi – Mel JP – Lav & Lev Lavanderia – Erva mate Lago Verde;
– Secretaria de Cultura – Secretaria de Turismo – Secretária de Saúde (trazer Carteira de Vacinação) – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação;
– PROEC, PROGRAD, PROCADI e PRODAE;
– Presença de atividades dos quartéis MEC, do Hospital, do Quartel General e do GAC;
Distribuição de Erva-Mate e Pipoca para a Comunidade Acadêmica em alguns momentos da Acolhida.
Campus Caçapava do Sul:
18 de março:
Todo o dia – Recepção aos calouros com atividades no campus – Atlética Megatherium, com brindes, lanche especial e mostra de serviços de empresas do município.
20 de março
14h às 18h – Apresentação das equipes, terceirizados e servidores do campus; Coordenadores de cursos, NUDE, NEABI, Secretaria Acadêmica, Biblioteca e equipe diretiva. No Saguão.
23 de março
9h – Trilha da Pedra Branca, com o professor Matte. O formulário de inscrições será encaminhado por e-mail.
25 de março
9h às 12h – Tour pela cidade apresentando os principais pontos turísticos. Guia da secretaria de cultura e turismo e geólogos do Geoparque. O formulário de inscrições será encaminhado por e-mail.
26 de março
17h às 21h – 1° Torneio de vôlei de praia Re-volta às aulas! (Atlética Megatherium). Para toda a comunidade acadêmica e egressos.
27 de março
14h – Espaço da Secretaria de Assistência Social e de Saúde do município para Cadastro Único para Programas Sociais e Carteira do SUS. No Saguão.
14h30 – Espaço do Cartório Eleitoral para promover a participação da comunidade acadêmica nas eleições municipais. No Saguão.
15h – Palestra: Caçapava Geoparque Mundial da Unesco – conhecendo o nosso território. No Saguão.
15h45 – Palestra: Ensino, pesquisa, inovação e extensão. No Saguão.
17h às 21h – 1° Torneio de vôlei de praia Re-volta às aulas! (Atlética Megatherium). Para toda a comunidade acadêmica e egressos.
Campus Dom Pedrito:
(em breve)
Campus Itaqui:
• Apresentação pelos discentes do PET dos sistemas e principais informações da vida acadêmica.
• Apresentação pelos discentes do PET dos sistemas e principais informações da vida acadêmica.
26 de março – Sala 202
19h00 – Palestra com a Profa. Fabiana Copês sobre Motivação acadêmica
19h45 – Apresentação de representantes docentes do curso
19h45 – Apresentação da Coordenação de curso
19h45 – Apresentação do Diretório Acadêmico do curso
20h30 – Confraternização
Ciência e Tecnologia de Alimentos:
27 de março – Sala 305
18h50 – Apresentação do Curso e da Coordenação de Curso – Responsável: Profas. Paula Costa, Angelita Leitão e Representante discente.
19h45 – Apresentação dos docentes do curso
20h40 – Palestra “A importância do profissional de alimentos” Profa. Fernanda Fiorda Mello
21h45 – Confraternização
Nutrição:
25 de março – Sala 305
14h 30min – Acolhida com a Nutª Vanessa Retamoso – Tema: Trajetória profissional na Nutrição.
26 de março – Sala 317
9h – Apresentação dos docentes do curso (I).
27 de março
9h – Apresentação da coordenação do Curso de Nutrição e Atividades com os veteranos. Sala 317
13h30 – Apresentação dos docentes do curso (II). Sala 220.
Agronomia
27 de março – a partir das 7h30 na Sala 220
– Prof. Anderson: coordenador do curso da agronomia – apresentação inicial e boas-vindas;
– Prof. Luciana/Ou outro docente: apresentação da história do curso;
– Professores: apresentação do corpo docente do curso
– Pet-Agronomia: apresentação do Pet-Agronomia – Discentes: Claudinei e Pedro, Prof. Guilherme, tutor do PET – Agronomia.
– CEAU: Apresentação do Centro de Estudante de Agronomia da Unipampa.
ROTEIRO ACADÊMICO 2024/1:
GEFIT, GPFOC e CiSo – Laboratório 318;
GEPMV e GEP³S – Laboratório 332;
GPMV – Laboratório 204;
GIEDER – Sala 106;
LAB. QUÍMICA – Laboratório 115;
LABii – Laboratório 121;
GPSUI e 4Rumen – Laboratório 503;
MAIS-Várzea e Entomologia – Laboratório 509;
GEAS e RESEARCH SOIL – Laboratório de solos 501;
Área Experimental – Galpão de Fitotecnia e campo experimental.
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura:
28 de março – Sala 309
9h – Boas vindas da Coordenação (Cristiano) e Apresentação do Curso (Leonard)
11h – Empresa Júnior: Proposta de Empresa Júnior (Discentes Danilo, Lucas, Gustavo e Lorenzo) e Laboratórios do Curso
Matemática
14 de março – Sala 202
19h – Conversa com a Coordenação de Curso e professores
18 de março – Sala 202
19h – Apresentação dos professores do Curso
Campus Jaguarão:
Seminário de Servidores 2024 nos dias 18, 19 e 20 de março de 2024.
Programação:
18 de março:
13h30 – Acolhida Gestão do Campus Jaguarão
14h – TOUR
15h às 15h45 – Sobre a Educação dos Surdos e a importância LIBRAS na formação Superior
15h45 – Intervalo
16h – Aula Magna com Café “Gritti e Carniato”
17h – OFICINA “Mãos em movimento… Olhos em ação”
18h30 – Intervalo
20h às 22h – Acolhida intercultural
19 de março:
13h30 – Estratégias para Visibilidade dos Cursos e os Processos Seletivos
14h15 – Curricularização da Educação à Distância nos Cursos Presenciais
15h15 – Intervalo
15h45 – Curricularização da Educação à Distância nos Cursos Presenciais
16h50 – Curricularização da Extensão**
18h30 – Encerramento
20 de março:
13h30 – Encaminhamentos para o Ano Letivo: pauta comuns aos cursos e pautas específicas
17h30 – Encerramento
22 de março:
Aula Magna do Curso de Mestrado Profissional em Educação – Democratização do acesso Étnico aos Programas de Pós-Graduação – Profª Drª Georgina Helena Lima Nunes
27 de março:
19h – Apresentação Ações Programa de Apoio Social e Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado – Psicóloga Lauren Prestes interface da Divisão de Educação Inclusiva e Acessibilidade e Pedagoga (DEIA) – Profª Msª Sílvia Ávila, Técnicos em Assuntos Educacionais – Prof. Drª Darlise Nunes e Prof. Dr. Jucenir Garcia do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NUDE)
28 de março:
19h30 – Apresentação Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indigena – NEABI Mocinha do Campus Jaguarão – Prof. Dr Everton Fêrrêr de Oliveira , Assistente em Administração Prof. Silvio Nunes e acadêmica Ariane Sá.
Campus Santana do Livramento:
18 de março:
08h30 – Recepção dos calouros no Auditório – Cursos de Administração Diurno, Direito e Relações Internacionais.
14h – Reunião de Acolhida de Servidores do Campus
19h – Recepção dos calouros no Auditório – Cursos de Gestão Pública e Ciências Econômicas.
Campus São Borja:
18 de março:
13h e 19h – Apresentação da Direção e das Coordenações dos Cursos de cada turno e entrega do guia interno. Local: Novo Auditório do Campus I.
18h – Lanche no hall de entrada do Campus I.
19 de março:
15h – Reunião geral (técnicos e professores), no Estúdio de TV.
20 de março:
13h30 às 16h30 – Tour pela cidade nos principais pontos turísticos, acompanhados de guia.
25 de março:
17h às 19h – Atividades da Atlética Gnomos e Diretórios Acadêmicos
26 de março:
16h às 19h30 – Abordagem social aos alunos ingressantes (apresentação do Neabi e captação de interessados nas atividades do núcleo). Local: Hall de entrada do Campus I.
14h às 19h – Mostra de produtos e serviços das empresas dos municípios sede da Unipampa. Local: Hall de entrada do campus I.
Campus São Gabriel:
Atividade 1: Durante a semana de 18 à 23 de março estará em exposição no estacionamento do campus a Réplica do Barco de Darwin, feita em madeira com 30m de comprimento e 4,6m de largura. Este barco é acervo do projeto “”RÉPLICA DO NAVIO HMS BEAGLE DE CHARLES DARWIN COMO MUSEU ITINERANTE (CIÊNCIA MÓVEL) PARA ATIVIDADES DE POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SUL DO BRASIL”, sob coordenação e tutela do Prof. Dr. Jair Putz (Laboratório de Taxonomia de Fungos – LATAF). Este barco foi construído com verbas obtidas em edital CNPq. A montagem do barco dependerá das condições climáticas.
Atividade 2: Ainda sem data definida, mas dentro da segunda ou terceira semana: Palestra sobre “Bulling no ambiente universitário”, proferida pela Polícia Civil de São Gabriel. Esta palestra será oferecida a todos os alunos do dia e repetida aos alunos da noite.
Atividade 3: Ao longo do dia 20 de março serão montadas no saguão do segundo andar do prédio Acadêmico estandes de Imobiliárias; cursos de línguas e bancos da região (número a confirmar). Também estarão presentes pequenos agricultores apresentando suas produções.
18 de março:
8h30; 13h30 e 18h30 – Recepção dos calouros – Equipe diretiva estará recepcionando os alunos na chegada do transporte e nas salas de aula.
Biotecnologia:
18 de março:
13h30 – Apresentação da coordenação de curso (mini palestra sobre o PPC do curso) e encaminhamento dos alunos para participar das atividades da acolhida institucional
19 de março:
9h30 – Apresentação das estruturas do campus (visitas aos prédios administrativo, acadêmico, NEVA e trilha ecológica
26 de março:
9h30 – Apresentação do setor acadêmico (Secretaria, NUDE, biblioteca, salas da direção e da coordenação) e apresentação sobre normas acadêmicas.
01 de abril:
8h30 – Café Biotec (Reunião dos ingressantes com o NDE)
Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)
20 de março:
13h30 – Apresentação das estruturas do campus (visitas aos prédios administrativo, acadêmico, NEVA e trilha ecológica
27 de março:
13h30 – Apresentação do setor acadêmico (Secretaria, NUDE, biblioteca, salas da direção e da coordenação) e apresentação sobre normas acadêmicas. Saída: Sala 216 (CBB) e 217 (CBL)
02 de abril:
13h30 – Atividades variadas a serem realizada pelo PETBIO sala 217
03 de abril:
13h30 – Apresentação de Docentes e áreas de atividades nas Salas 216 (CBB) e 217 (CBL)
14h30 – Educação Ambiental promovida pelo PETBIO. Sala 217
05 de abril
08h30 às 17h30 – Gincanas e CALOURADA SOLIDÁRIA (PETBIO)
Engenharia Florestal:
18 de março:
08h30 – Apresentação da coordenação de curso com os primeiros informes necessários, junto com a aula de Fitogeografia.
19 de março:
13h30 – Conversa com os ingressantes, sobre o curso, componentes curriculares, estágios, TCC.
20 de março:
13h30 – Mesa redonda (rodada 1) com de diversos docentes e suas respectivas áreas de atuação – projetos
25 de março:
13h30 – Explanação sobre os estágios extracurriculares e atividades de Extensão.
26 de março:
13h30 – 15h – Mesa redonda (rodada 2) com presença de docentes e suas respectivas áreas de atuação – projetos
15h – visita aos laboratórios do campus.
Gestão Ambiental:
20 de março:
18h30 – Apresentação da coordenação de curso com os primeiros informes necessários.
27 de março:
18h30 – Visita às instalações do campus – ação conjunta com curso de Fruticultura também noturno.
28 de março:
18h30 – Apresentação da Direção do campus.
Fruticultura:
18 de março:
18h30 – Recepção de calouros e Veteranos pela coordenação de Curso – primeiro contato e explanação dos veteranos sobre sua vivência no curso.
23 de março:
10h00 – Churrasco de integração entre calouros, veteranos e professores
25 de março:
18h30 – Explanação aos calouros sobre o curso e sobre a organização do campus (direção e coordenador)
27 de março:
18h30 – Visita às instalações do campus – ação conjunta com curso de Gestão Ambiental também noturno.
Campus Uruguaiana:
18 de março:
11h30 às 13h30 – Atração musical: DJ Luiz Madeira. Local: Frente ao R.U.
13h30 – Como o cérebro aprende? com Dra. Priscila Sosa. Local: Salão de Atos.
19 de março:
19h – Vivências Jogos Parapan-Americanos com Adrian Nunes (Acadêmico da Enfermagem); Larissa Malfussi Ancinelo e Andreo Gabriel Dedé Brum (Acadêmicos da Fisioterapia); Graziela Nunes Rodrigues, Roberto Carvalho Carneiro e Vinnycius Martins de Moura (Acadêmicos da Educação Física). Local: Salão de Atos
26 de março:
9h às 12h e 14h às 18h – Carreta da Saúde
14h às 19h – Feira no Campus
27 de março:
10h30 – Conhecendo o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE)/ Assistência Estudantil. Local: Auditório prédio 700.
28 de março:
19h – Conhecendo o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE)/ Assistência Estudantil. Local: Auditório prédio 700.