PDA | Gurias do Pampa nas Exatas

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Em nosso país cada vez mais carecemos em nossos currículos escolares  de  atividades  que  propiciem  a  formação autônoma,  crítica  e  cidadã  de  nossos  alunos  (Krasilchik,  1992).  Tais  características  até  aparecem  nos  projetos pedagógicos de muitas escolas, mas no currículo escolar esta formação não se concretiza. O professor está somente preocupado em  repassar  conteúdos,  que,  visam  cumprir  um  programa  engessado.  No ensino  de  ciências  não  é diferente, entendemos que em uma sociedade cada vez mais tecnológica, em que os alunos cada vez mais se utilizam da tecnologia é necessário criar nos ambientes escolares discussões que propiciem neste aluno um cidadão crítico e consciente  em  como  funciona  e  como  se  utilizar  desta  tecnologia  e  neste  sentido  justifica-se  aprender  e  discutir ciências  e  tecnologia.  Quando  se  observa  no  mundo  da  ciência  e  tecnologia,  apesar  do  aumento  significativo  do número  de mulheres  ingressantes  nas  áreas  das exatas, observa-se  que  as mulheres  não  conseguem  avançar em cargos mais elevados. Sendo assim, este projeto de extensão propõe discutir ciência e tecnologia sob a perspectiva que estas atividades também podem ser realizadas pelas mulheres, utilizando vídeos e palestras com exemplos e modelos femininos que trabalham  com  ciência  tanto  na  região  em  que  o  projeto  está  inserido  quanto  com  cientistas  de  outros  lugares, paralelo pretende-se trazer as meninas à Universidade para a realização de atividades experimentais relacionadas a área das Exatas. Este trabalho será realizado com professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, em instituição de Acolhimento e em espaços não formais de ensino como o Planetário da Universidade.