PROFESSORAS | Gurias do Pampa nas Exatas

PROFESSORAS

Profa. Dra.  Ana Paula Lüdtke Ferreira  é professora associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando como docente do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação e do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: método formais de especificação e verificação de sistemas de software, inteligência artificial, computação aplicada à agropecuária e educação em engenharia e computação.Curr?culo Lattes

 

FotoProfa.  Dra.  Ana Rosa Costa Muniz  é professora adjunta e coordenadora do Laboratório de Energia e Carboquímica. Atua na área de Engenharia Química, com ênfase em processos térmicos de conversão (gaseificação e pirólise) e síntese de produtos químicos, combustíveis e biocombustíveis.

Curr?culo Lattes

 

Profa. Dra. Andressa Carolina Jacques  é professora adjunta do Campus Bagé, atua como coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos e foi coordenadora do curso de Especialização em Processos Agroindustriais.

Curr?culo Lattes

 

Profa.  Cristiane M. da Costa possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, é professora de ciências da Prefeitura Municipal de Bagé, lotada na escola E.M.E.F São Pedro e, atualmente, é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Curr?culo Lattes

 

Profa. Dra. Elisabete de Avila da Silva é coordenadora do curso de Licenciatura em Química e atua na análise de produtos químicos.

Curr?culo Lattes

 

Profa.  Dra. Francieli Aparecida Vaz  tem em experiência na área de dinâmica de fluidos computacional, com ênfase em combustão e escoamento com reações química e é professora adjunta do curso de Matemática.

Curr?culo Lattes

 

A Profa. Dra. Márcia Maria Lucchese participa do projeto e extensão Cientistas do Pampa, cujo objetivo é propagar ciência para meninas na Região da Campanha e Alto Uruguai, trabalhou junto ao Curso de Engenharia de Energia na formação de discentes com produção e análise de biodiesel (ministrou o componente de tecnologia de biocombustíveis até 2013) e  coordenou o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências que visa a formação continuada de professores da escola básica.

Curr?culo Lattes

 

Profa. Dra. Margarida Maria Rodrigues Negrão possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Fenomenologia) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Teoria de Campos). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa-campus Bagé. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrodinâmica Escalar, Lagrangeana Efetiva, Método de Schwinger, Super Yang-Mills e Modelo Sigma Não Linear. Atualmente desenvolve projetos na área de Ensino.

 

Profa. Ma. Priscila Ceribola Crespam é mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalha na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Kluwe.

Curr?culo Lattes

 

Profa. Suélen Funari é formada em Licenciatura em Química pela UNIPAMPA, aluna do curso de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e atualmente atua na Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira.

Curr?culo Lattes

 

 

FotoProfa. Ma. Taís Pinto Rodrigues Saldanha atua na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz (Ciep), possui graduação em Matemática, realizou Especialização em Matemática e é Mestre em Ensino de Ciências pela UNIPAMPA.

Curr?culo Lattes

 

FotoProfa. Vanice dos Santos Gutierres é aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Unipampa, possui Pós-Graduação em Gestão de Currículo na Formação Docente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul é graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande, tem formação técnica em Processamento de Dados pela Universidade da Região da Campanha e é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (CAIC), exercendo atividades de docência na disciplina de Ciências.

Curr?culo Lattes

 

 

A versão de 2018 do Projeto contou com as pesquisadoras:

FotoProfa. Dra. Ana Paula Manera , graduada em Engenharia de Alimentos pel Universidade Federal do Rio Grande  e mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande. Fez seu doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas  na área de Engenharia de Bioprocessos. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa/Campus Bagé do curso de Engenharia de Alimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: microbiologia, fermentação de micro-organismos para produção de enzimas, síntese de galacto–oligossacarídeos, nanofiltração de compostos. 

Curr?culo Lattes

 

Andressa Soares Rodrigues, graduanda do curso de licenciatura em física da Unipampa.

 

Curr?culo Lattes

 

 

Ma. Camila Brito Collares da Silva, possui graduação em Física e mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em novas tecnologias e modelagem científica para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Pampa. Possui interesse na área de Ensino de Física, tem experiência na área de Física.

Curr?culo Lattes

 

Vitória Nunes de Magalhães, graduanda do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Pampa. Foi bolsista no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física e no projeto Gurias do Pampa nas Exatas. Atua principalmente nos seguintes temas: representatividade, meninas nas exatas, equidade de gênero, feira de ciências e programação.

Curr?culo Lattes