Oficina 01 – PARTE 02

OFICINA DAS OLEAGINOSAS – SEGUNDA ETAPA: PESQUISA SOBRE AS OLEAGINOSAS E PALESTRA

No dia 26/abril nos reunimos para discutir as escolhas feitas pelas cientistas. Elas realizaram uma pesquisa teórica para planejar um mapa do nosso estado, Rio Grande do Sul. Elas investigaram as oleaginosas que são plantadas aqui e quais trazem melhores benefícios.

Para encontrar qual, entre tantas, traria essa custo melhor para elas foi solicitado que realizassem uma tabela das características de culturas de oleaginosas plantadas do Rio Grande do Sul contendo os seguintes dados: espécie, origem do óleo, teor de óleo, quantos meses é colhido no ano e o seu rendimento por hectare.

Com os dados recolhidos elas então decidiram qual seria a melhor oleaginosa para extrair o óleo e produzir o nosso biodiesel. A maioria das escolhas foi entre soja ou milho.

Contamos também com a participação do  pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sul, João Carlos Pinto Oliveira, que dialogou sobre a vida de pesquisador e auxiliou em alguns pontos das escolhas delas. Ele também debateu com elas sobre o que motiva a participação de cada uma no projeto? E onde elas querem chegar?.

Essas perguntas foram significantes para despertar a real motivação do projeto dentro de cada uma delas e, motivar ainda mais o empenho de cada uma nas suas atividades.