RESUMO
O projeto Gurias do Pampa nas Exatas tem como objetivo promover ações de formação nas áreas das Engenharias, Ciências Exatas e Tecnológicas para meninas da rede pública, dos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio, com vistas a motivar seu interesse nos conteúdos relacionados à área STEM(Science, Technology, Engineering and Mathematics) e consequente futuro ingresso nos cursos de graduação nas carreiras dessas áreas. Apartir da concepção de que o conhecimento produzido na instituição pode ser potencializador de novas perspectivas, esse projeto alinha-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, como PNE2014-2024 e coma Lei de Criação da UNIPAMPA, que deve ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional. Na educação superior, ainda que a maior parte das matrículas sejam de estudantes do sexo feminino, as mulheres são minoria nos cursos relacionados a STEM. A pouca representatividade feminina nessas áreas está fortemente conectada com aspectos sociais: o desempenho das mulheres em todos os cursos de graduação é, em média, superior aos dos homens, mas as meninas começam a perder interesse por essas áreas a partir do ensino fundamental. Os dados de desempenho feminino indicam que o Brasil perde capital intelectual relevante nas áreas STEM por conta do desinteresse das meninas nos cursos relacionados. A formação do indivíduo e seu contato coma realidade determinam sua identidade, suas crenças, seu comportamento e suas escolhas. A intervenção na escola é chave para que às meninas sejam oferecidas oportunidades iguais para acessarem e se beneficiarem de uma educação em STEM de qualidade. O desenvolvimento deste projeto ocorrerá por meio da colaboração com cinco instituições públicas de ensino fundamental e médio da região da cidade Bagé, estado do Rio Grande do Sul, sede deste projeto. O fomento à participação das meninas nas carreiras de exatas e engenharias dar-se-á das seguintes formas: (i) motivação à participação nas carreiras, por meio de palestras e mesas redondas com egressas dos cursos; (ii) participação das estudantes das escolas nas dependências da Universidade em atividades práticas; (iii) atividades práticas de formação realizadas na própria escola, relacionadas ao desenvolvimento de conteúdos iniciais dos cursos da área STEM envolvidos neste projeto, com base nos conhecimentos já desenvolvidos nos currículos das escolas; (iv) elaboração de material bibliográfico de suporte, com transposição da linguagem acadêmica para a linguagem escolar e atividades de formação docente, nas escolas, para que o trabalho possa ter continuidades após o término do projeto e (v) ações de garantia da continuidade do trabalho após a finalização do projeto.As atividades escolhidas para execução, na escola e na Universidade, seguem as seguintes grandes linhas de formação: (i) oficinas de produção de biocombustível a partir de matéria prima oriunda da região comas alunas da escola elaborando o seu próprio biodiesel; (ii) oficinas de construção de dispositivos de hardware e software, com ênfase no entendimento e uso da linguagem dos computadores e no contexto de inserção social das alunas participantes; (iii) oficinas de atividades relacionadas à aplicação da matemática no cotidiano, por meio de softwares aplicativos de análise de dados, visualização de funções e cálculos científicos. Em todas as atividades está previsto o envolvimento das alunas dos cursos de graduação da UNIPAMPA na elaboração e participação nas atividades previstas, como forma de incentivar a consciência e o debate sobre questões de gênero e diminuir a evasão nos cursos. Os materiais didáticos elaborados para as atividades serão socializados em página na internet e pretende-se sistematizar a experiência e o material em um e-book, para servir de apoio futuro aos professores interessados e também como forma de combater a evasão dos cursos de graduação, por meio da qualificação dos procedimentos pedagógicos dos semestres iniciais dos cursos. Iniciativas de organização do material produzido e implantação de núcleos de Meninas nas Ciências nas escolas são propostas como forma de garantir a continuidade das ações após o término do projeto, assim como a capacitação dos professores das escolas, nos períodos designados pela Secretaria de Educação, com vistas a apresentar as atividades que são realizadas na Universidade, instrumentalizar os docentes para replicação das atividades desenvolvidas pela Universidade nas escolas, promovendo a formação continuada nas áreas de ciência e tecnologia das escolas envolvidas no projeto e a nucleação de pessoas comprometidas coma educação igualitária de meninas e meninos, livres de preconceitos de gênero e focadas na Educação para a Ciência. Espera-se, como resultados do projeto, além da consolidação da UNIPAMPA como parceira das escolas na qualificação de alunas e professoras, com atividades de formação nas escolas e na Universidade, contribuir como desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação do País, por meio do estímulo à pesquisa no âmbito do ensino fundamental e médio, da capacitação dos professores e do ingresso de mais estudantes nos cursos de graduação das áreas de Engenharia ou Ciências Exatas, colaborando para a diminuição das desigualdades de gênero existentes nas áreas STEM. Espera-se ainda popularizar atividades relacionadas à ciência e à tecnologia, realizadas na universidade, nas escolas públicas da região, dar a conhecer as áreas de atuação possíveis para as meninas, por meio do testemunho de ex-alunas e promover, por meio da interação das discentes dos cursos de graduação com, a comunidade escolar, o comprometimento como desenvolvimento humano, a diminuição das desigualdades, a inclusão social, a contribuição da ciência na melhoria da vida da população, em condições de sustentabilidade e considerando a realidade regional.
PROJETO COMPLETO ENVIADO AO CNPQ