PROJETOS | Gurias do Pampa nas Exatas

PROJETOS

O projeto Gurias do Pampa nas Exatas  tem como objetivo promover ações de formação nas áreas das Engenharias, Ciências Exatas e Tecnológicas para meninas da rede pública, dos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio, com vistas a motivar seu interesse nos conteúdos relacionados à área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e consequente futuro ingresso nos cursos de graduação nas carreiras dessas áreas. 

O Projeto já acontece desde 2108 e compreende de palestras nas escolas sobre a presença feminina na área das Ciências e Engenharias, atividades experimentais na Universidade com as meninas das escolas  e, em paralelo, foram realizadas ações em uma Casa de Acolhimento da cidade de Bagé. Os recursos para bolsas vieram do Programa PDA da Universidade.

Uma nova versão do Projeto consiste na Colaboração da Universidade Federal do Pampa com as Escolas Públicas de Bagé e Região e conta com recursos do CNPQ recebido via Chamada CNPq/MCTICNº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.