Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Projeto e implementação de técnicas de controle e modulação para conversores estáticos de potência aplicados à conexão de geração distribuída à rede elétrica.
(registro UNIPAMPA 20170704151353)
Coordenador: Felipe B. Grigoletto
Sistemas de modulação, controle e operação de conversores multiníveis modulares.
(registro UNIPAMPA 20170124182024)
Coordenador: Felipe B. Grigoletto
Implementação de uma Micro-Rede de Energia Utilizando o Conceito da Máquina Síncrona Virtual.
(registro UNIPAMPA 20180531143633. Financiamento INCT-GD/CNPq)
Coordenador: Márcio Stefanello
Resumo:
       Neste projeto são definidas as diretrizes para a implementação de uma Micro-rede (MR) experimental com o objetivo de analisar o desempenho de estratégias de controle não-lineares e adaptativas para a estabilização de Máquinas Síncronas Virtuais (MSVs). Uma MSV é obtida a partir de malhas de controle de modo que o conversor possua características similares a de uma máquina síncrona real. No contexto de MRs, o objetivo final é conferir inércia aos diversos conversores que podem estar interconectados entre si de modo que todos possam tomar parte na regulação da tensão e da frequência no ponto de conexão, com compartilhamento de carga entre si. Os conversores podem operar nos modos ilhado e conectado sem comunicação de dados entre si para estabelecimento de referências de tensão e corrente, ou seja, são capazes de operar com base apenas em medições locais.    
                           Imagem chave

Projeto e modelo de elementos magnéticos para elevadas frequências e classes de isolação.
(registro UNIPAMPA 20161020113446)
Coordenador: Natalia Braun Chagas
Desenvolvimento de conversores estáticos para geração fotovoltaica conectada ao sistema elétrico. 
(registro UNIPAMPA 20180228162829)
Coordenador: Guilherme Sebastião da Silva
Resumo:
       Neste projeto de pesquisa será realizada a análise e o desenvolvimento de conversores estáticos para a conexão de fontes de geração solar fotovoltaica à rede elétrica de distribuição.O estudo de conversores estáticos para a conexão de geração de energia solar fotovoltaica possibilita uma série de inovações, uma vez que na última década esta fonte de geração está em crescente expansão. Desta forma, este tema possibilita a produção de pesquisa inovadora através da obtenção de novas topologias de conversores e seus respectivos projetos quando conectados à rede elétrica de distribuição, novas estratégias de controle e modulação para estes conversores, assim como estratégias de gerenciamento da energia injetada no sistema elétrico considerando os requisitos necessários para a conexão de geração distribuída no sistema elétrico, normatizados pela NBR-16149.Após a definição das topologias de conversores, serão realizadas simulações com o uso de softwares computacionais com o objetivo de comprovar as características referentes ao comportamento e limitações dos conversores e à aplicação das principais estratégias de modulação/controle. Também serão desenvolvidos protótipos dos conversores estáticos afim de validar os resultados das simulações. Por fim, com o desenvolvimento desta pesquisa espera-se contribuir com a área de conversores estáticos aplicado às redes elétricas de distribuição inteligentes.
              
                         Imagem chave
Qualidade de Energia e Estabilidade Dinâmica em Redes Elétricas Aeronáuticas – Revisão da Área de Tendências
(registro UNIPAMPA 20190310144413) 
Coordenador: Márcio Stefanello