“O além é um dos grandes horizontes das religiões e das sociedades. A vida do crente transforma-se quando ele pensa que nem tudo fica perdido com a morte”.
Jacques Le Goff nos indicava, em seu fundamental livro O Nascimento do Purgatório, a importância do mundo sobrenatural para as mentalidades medievais, e como, não raro, ele condicionava condutas e ações, em uma longa duração que, de certa forma, se estende até a contemporaneidade.
A quinta edição da Semana Infernal pretende discutir os modos com que a humanidade pode se relacionar com essa realidade ultraterrena, através do amplo tema dos pactos e rituais, seja aqueles considerados canônicos e, portanto, aceitos pelas sociedades e, em especial, pela Igreja, seja os condenados pela ortodoxia por serem vistos como ações maléficas.
O evento, organizado por grupos de pesquisa de quatro universidades brasileiras (Studiolo/UERJ, Virtù/UFSM, Meridianum/UFSC e Lapehme/Unipampa), será realizado de forma totalmente remota, entre os dias 18 e 20 de outubro. Assim como ocorreu nas edições anteriores, ele pretende proporcionar um ambiente acadêmico de interação entre pesquisadores de instituições de ensino superior, que abordam em seus estudos diferentes geografias e temporalidades, tratando de aspectos sobre temas relacionados à magia, bruxaria, feitiçaria, demonização de grupos marginalizados, imagens e discursos sobre seres demoníacos, Inferno e Purgatório.
Site do evento: V Semana Infernal