Quem Somos | Laboratório de Pesquisa e Estudo de História Medieval

Quem Somos

O Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LaPEHMe), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), está constituído por discentes do Curso de História-Licenciatura e objetiva a produção de textos e atividades acadêmicas. O Laboratório promove, nas dependências do Campus Jaguarão: encontros mensais de Cine Debate; encontros bimestrais de Grupo de Leitura; Palestras mensais com professores convidados de outras universidades e Exposições semestrais, de textos e imagens. As atividades com as obras cinematográficas, historiográficas, apresentações e exposições estão abertas a participação de todo público interessado, mas suas temáticas estão relacionadas aos objetos de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos discentes envolvidos. O LaPEHMe desenvolve o Projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Media e Moderna”, do qual participam seus seis integrantes. A orientação do LaPEHMe está a cargo do Prof. Dr. Edison Cruxen.

Integrantes (Iniciação Científica Voluntária):

– Eduarda Fernandes Jaime Leão: “Cinema de Horror e História: A estigmatização do corpo feminino nas produções audiovisuais sobre bruxaria e sabás”.
– Elizabeth Silva Orestin: “A Ressignificação da Catedral-Mesquita de Córdoba: A Disputa do Sagrado na Arquitetura (Cristãos e Muçulmanos)”.
– Hérica Diniz Caetano: “O Carnaval Medieval: Festa da Loucura, Liberdade e Inversão Social (Séculos XIII -XIV)”.
– Isadora Teixeira da Cunha: “Hildegard Von Bingen e a saúde do corpo feminino: O conhecimento medicinal nos tratados Physica e Causae et Curae (Século XII)”.
– Leticia Asami Makino: “As representações das bruxas e dos Akelarres em Asuntos de Brujas de Francisco de Goya (1798)”.