VI Semana Infernal | Laboratório de Pesquisa e Estudo de História Medieval

VI Semana Infernal

O Corpo como arena da eterna disputa entre as forças do Bem e do Mal. A materialidade física não como o oposto da experiência espiritual e do contato com o transcendente, mas como o espaço onde esses fenômenos se declaram e atuam. A utilização da música, da dança e de substâncias psicotrópicas em rituais, que conduzem a transes e a percepções alteradas (ou amplificadas) do que consideramos realidade. O Sagrado e o Profano se revelam na Carne. 

É com grande satisfação que a VI Semana Infernal traz como temática “(In)Corporações Infernais: Possessões, Transes e Corporalidades”. Onde se abre espaço para pensar, conjuntamente, questões referentes as relações intrínsecas entre corpo e alma, físico e etéreo, o mundo visível e os mundos invisíveis. A proposta também acolhe ponderar os corpos fóbicos e malditos, que produzem medo, repugnância na sociedade, por, supostamente, transparecerem em sua aparência física os horrores e os desejos que trazem na alma; os corpos marginais, demonizados e condenados; o corpóreo do incorpóreo ou o incorpóreo no corpóreo, como as representações imagéticas de entidades espirituais e as possessões. Dentre tantas outras possibilidades que a temática permite explorar. 


Seguindo o modelo das edições anteriores, as inscrições de Comunicações não necessitam estar vinculadas, especificamente, à temática do evento. Serão aceitas propostas que abordem o amplo aspecto das questões trabalhadas na Semana Infernal.