Este projeto de pesquisa foi pensado a partir da prática, em sala de aula, da professora coordenadora, Dra. Luciani Salcedo de Oliveira, e da professora colaboradora, Dra. Gabriela Bohlmann Duarte, no Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas na UNIPAMPA (Campus Bagé). Nesse contexto de aprendizagem – no qual futuros professores de línguas devem desenvolver competência comunicativa (CANALE e SWAIN, 1980; CELCE-MURCIA; 2007) em ambas as línguas adicionais (espanhol e inglês) e formar-se como professores crítico-reflexivos dessas duas línguas, é premente a necessidade de desenvolvimento de pesquisas acerca da constituição identitária desse futuro professor. Como aponta a literatura especializada, processos identitários estão intimamente ligados às práticas de linguagem em nossos “tempos hipermodernos” (CARMAGNANI, 2006; CORACINI, 2006; FERREIRA, 2006; KLEIMAN; VIEIRA, 2006; MOITA LOPES, 2012). Nessa perspectiva, a identidade docente é, sem dúvida, influenciada pelo uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs); estando nós, conscientes ou não dessa influência. Parece-nos, portanto, coerente investigar como futuros professores de línguas adicionais, e também seus professores educadores, relacionam-se discursivamente com as NTDICs, especialmente, no caso da UNIPAMPA, instituição na qual é possível observar – tanto em sala de aula, quanto em relatos dos nossos acadêmicos e colegas de trabalho – a estreita relação que estabelecem com tecnologias aplicadas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. A presente proposta de pesquisa também se justifica pelo fato de não termos conhecimento acerca do impacto que essa relação tem na constituição da identidade de um professor crítico-reflexivo, engajado com seu aprimoramento linguístico e didático-pedagógico – objetivos elencados no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de Letras – Línguas Adicionais (UNIPAMPA). É nosso objetivo, assim, nos debruçarmos sobre a complexa e fragmentada constituição do ser professor de língua adicional e de suas incontáveis possibilidades em termos de facetas identitárias (Quem sou enquanto (futuro) professor de línguas? Como as NTDICs influenciam esse meu processo de ser/tornar-se professor? Como posso fazer uso mais apropriado dessas tecnologias a fim de (re)fazer-me enquanto (futuro) professor de língua inglesa? Como essa investigação poderá me ajudar a incorporar essas tecnologias de modo mais produtivo no meu estudo?), incentivando, desse modo, as oportunidades de contato e de estudo com/do inglês, dentro e fora da sala de aula, a partir do comportamento autônomo dos alunos. Salienta-se, por fim, que este projeto prevê um trabalho em parceria ao Projeto de Pesquisa “Uso de Recursos Digitais por Aprendizes de Inglês como Língua Adicional na UNIPAMPA: uma proposta autônoma e colaborativa”, coordenado pela professora Gabriela.
Sites da Unipampa > L.E.Ciber: Letras e Educação na Cibercultura > Projeto Constituição Identitária Docente e Uso de Recursos Digitais:formação de professores de inglês como língua adicional na UNIPAMPA