Linhas de Pesquisa | L.E.Ciber: Letras e Educação na Cibercultura

Linhas de Pesquisa

Grupo de Pesquisa LeCiber: Letras e Educação na Cibercultura

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880127859279191

Descrição: Congregando estudiosos das áreas de linguística, linguística aplicada, literatura, educação e computação, o grupo se dedica ao estudo dos novos espaços de aprendizagem, do saber-fazer docente nesses espaços e da aplicabilidade das tecnologias digitais da informação e comunicação à educação linguística.

 Linhas de Pesquisa:

  1. Línguas e Literaturas na Cibercultura

O objetivo desta linha é teorizar e analisar as manifestações das línguas e literaturas na cibercultura e a partir de perspectivas teóricas diversas, problematizar a Linguagem na era pós-digital. Palavras-Chaves: Cibercultura; Linguística da Internet; TDIC.

  1. Metodologias de ensino-aprendizagem de línguas na cibercultura

O objetivo desta linha de pesquisa é discutir as metodologias de ensino e aprendizagem nas diversas modalidades de educação. Busca o aprofundamento de estudos acerca das metodologias ativas e comunidades de inquirição. Vislumbra-se, ademais, a teorização, a análise e a implementação de metodologias e de materiais e métodos nos contextos diversos de ensino-aprendizagem de línguas. Palavras-Chaves: Metodologia de Ensino-Aprendizagem; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Aprendizagem Online; Ensino de Línguas; TDICs.

  1. Formação de professores

O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo de teorias e abordagens de ensino que problematizem a presença e a distância na formação de professores de línguas, em especial, e demais educadores. Consequentemente, repensar a concepção e construção de aulas e materiais didáticos. Palavras-Chaves: Formação de Professores de Línguas; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Presença; Ensino a Distância; Formação de professores.