Período 2015/2017

Profa. Dra. Paula Trindade da Silva Selbach

Presidente do NDE – Curso de Pedagogia

Popaulaservletrecuperafotossui graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e Doutorado  em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Pequisa na áreas de Pedagogia Universitária e Políticas e Gestão da Educação. É Professora Adjunta 1 da Universidade Federal do Pampa desde o ano de 2010.

Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon

– Secretária

Marta PozzobonLicenciada em Pedagogia (1994) e Matemática (2004) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. Já atuou em escolas de redes municipais, estaduais e privadas com a Educação Básica e no Ensino Superior atuou nos cursos de Matemática, Física e Pedagogia. Pesquisadora integrante dos Grupos de Pesquisa: GEEM/UNIJUÍ/CNPq – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e GIPEDI/UNISINOS/CNPq – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças. Realiza pesquisa em Matemática Escolar, outras Matemáticas, Formação de Professores, Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Profa. Dra Juliana Brandão  Machado

Coordenadora do Curso de Pedagogia – Membro nato do NDE

Juliana servletrecuperafoto

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus de Jaguarão. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação e é coordenadora da pesquisa "Cibersocialidade e Inclusão Digital no município de Jaguarão: construindo potencialidades educacionais". Atua como coordenadora do curso de Pedagogia, coordenadora do curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação e como docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Foi Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). Atuou como tutora a distância no curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância (2006 – 2010), no Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (2011), e no curso "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis" (2012-2014), oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão de tecnologias digitais na educação, educação a distância, formação de professores, gênero e usos do tempo

Profa. Dra. Maiane Liana Hatschaabach Ourique

Membro do NDE

MaianeÉ graduada em Pedagogia – Educação Pré Escolar e Séries Iniciais – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Possui especialização em Orientação/Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA (2004). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação “O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas”;. É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese “A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática”. É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, coordena o curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania. Participa do GT 17 Filosofia da Educação da ANPEd. Atua nas áreas de Filosofia e Sociologia da Educação; Formação de Professores; Planejamento Educacional. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural (Bildung), relação teoria-prática, imagens de docência.

Profa. Dra. Patrícia dos Santos Moura

Membro do NDE

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora adjunta e coordenadora do Subprojeto Pibid Pedagogia – Área Letramento e Educação Infantil da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão/RS. Nesta mesma instituição, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Colaboradora do Observatório da Educação – PNAIC da Faculdade de Educação desta mesma Universidade. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização, Letramento e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento.