Nota de Repúdio

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus São Gabriel, manifesta por meio desta nota, sua indignação e revolta com mais um lamentável episódio, ocorrido na manhã do dia 19/04/20 na cidade de Marau- RS, desta vez contra o jovem Gustavo do Amaral dos Santos de 28 anos, formado em Engenharia Elétrica pela UFSM, que se deslocava para o trabalho acompanhado de seus colegas.

Na rodovia Passo Fundo – Marau onde havia uma barreira policial, uma camioneta em fuga foi alvejada por tiros da PM e acaba batendo no carro onde os jovens estavam; assustados desceram e se protegeram na lateral do veículo quando, segundo relato de um colega, um policial militar chegou e apontou a arma para o jovem Gustavo, disse ainda o colega que implorou que não atirasse, que eram trabalhadores indo para a empresa, mas seus apelos foram ignorados e Gustavo foi atingido.

Seu irmão gêmeo desabafou numa rede social: “Meu mundo acabou, minha vida está sem chão…Eu não quero deixar isso impune, preciso da ajuda de vocês para que casos assim não destruam mais uma família, que nem o que ocorreu com a minha hoje.”

Gustavo foi vítima de engano? Ou foi mais uma vítima de racismo? Ele não teve a oportunidade de falar, de se defender, teve seu trabalho de engenheiro interrompido, precocemente, deixou seus pais e familiares de forma brutal. Estamos perplexos e com muitas dúvidas. É mais um jovem negro que entra para a estatística, mais um negro morto por engano?

Manifestamos nossos sentimentos à família e reivindicamos que a justiça seja feita.

São Gabriel, 21 de abril de 2020.

NEABI / Unipampa – Campus São Gabriel RS