in Memorian | Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica – NEVA

in Memorian

No último dia 20 de outubro de 2022, perdemos nosso Daniel, pesquisador entusiasmado e muito querido por todos ao seu redor.

Como uma forma de eternizar sua passagem por nossas vidas, deixamos aqui sua memória acadêmica junto ao nosso grupo.

Memória Acadêmica de Nosso Querido Daniel

 

Daniel de Andrade Martins era Pesquisador do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA-UNIPAMPA) desde 2019, membro da 4 geração de pesquisadores do NEVA. Atuava como Bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq – Nível A , junto aos projetos Bryotecnologia e Mycotecnologia Antártica e GENOISLAND, ambos vinculados ao CNPq, CAPES, PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro) e PROTRINDADE (Programa de Pesquisa da Ilha da Trindade). Junto ao grupo era o pesquisador responsável pelo cultivo e experimentos com microalgas isoladas de musgos coletados na Antártica. Sob seus cuidados e responsabilidades estava todos os experimentos de produção de biomassa e avaliação das características com potencial biotecnológico destes organismos. Sua pesquisa conseguiu 3 diferentes isolados de algas do genêro Trebouxia ainda não completamente identificadas, pois são organismos poucos conhecidos, ainda mais estes que foram isolados de plantas também pouco conhecidas. Sua atuação já gerou resultados apresentados em diversos eventos científicos no país, como o Salão de Iniciação Cientifica da UNIPAMPA e em dois Simpósios da Associação Polar para Pesquisadores em Início de Carreira. Neste último seu trabalho foi premiado na categoria melhor trabalho apresentado no Simpósio de 2022.

Sua capacidade técnica e talento para ciências, possibilitou criar uma linha de pesquisa dentro do NEVA, versando sobre a exploração das microalgas como biofábricas para produção de imunoestimulantes potenciais para uso em Aquicultura. A partir da idealização e coordenação do projeto base, Daniel junto a todos seus colegas de pesquisa, submeteram a proposta de projeto para a Chamada CNPq/MCTI/CT-BIOTEC No 31/2022 – Apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados à Biotecnologia e aplicados aos temas atuais de saúde humana, agropecuária, meio ambiente e indústria. A proposta intitulada FOTOBIOREACTOR – Uso de microalgas antárticas para produção de bioestimulantes estratégicos de uso na aquicultura foi construída com base na expertise que o Daniel adquiriu e somou as ações do GP/NEVA. Esta proposta está em avaliação pelos órgãos de fomento já passado pela avaliação técnica positiva, aguardando somente a possibilidade de alcançar pontuação necessária para ser contemplada.

Porém suas ações na Unipampa não se limitam somente à pesquisa. Daniel era membro atuante da Liga Nacional de Acadêmicos em Biotecnologia – LINA, foi um membro discente dedicado às ações em prol dos direitos dos estudantes. Na ocasião em que a UNIPAMPA ficou sem transporte coletivo para ir da cidade ao Campus, foi com a ajuda do Daniel, montando um croqui de alternativa de trajeto para a prefeitura otimizar e utilizar as linhas escolares municipais, que foi possível também atender aos discentes e servidores da UNIPAMPA Campus São Gabriel que dependiam de transporte público. Esta ação permanece até hoje, atendendo alunos e servidores com os ônibus disponibilizado gratuitamente pela prefeitura. Daniel também atuava na extensão universitária, sendo uma de suas últimas ações no dia 18 de outubro, dia de mobilização nacional em prol e defesa da Educação, Ciência e Tecnologia e das Universidades Públicas. Na ocasião foram apresentadas as principais ações  da UNIPAMPA e do NEVA, atendendo diversos alunos do ensino médio e da sociedade gabrielense, divulgando nossa ciência e capacidade de gerar conhecimento prático para toda a sociedade.

Como colega, Daniel era agregador, não só de seus colegas de classe, mas também com os demais acadêmicos de outros cursos. Daqueles professores que tiveram a oportunidade de fazer aulas para o Daniel, todos se impressionaram com a capacidade dele. Mas além disso, os professores viam nele também um grande cidadão, dado seus exemplos do que havia conquistado até aqui. Ele era querido por todos com quem teve a oportunidade de compartilhar sua vivência universitária, e não foram poucos. Desde seus amigos mais íntimos, como seus colegas de laboratório e seus companheiros de aulas, tinham em Daniel um grande exemplo de compromisso, amizade, responsabilidade e de alegria. Daniel era exemplo em casa, na comunidade e na universidade, tinha atitudes cativantes e despertava felicidade com todas as pessoas que interagia. Daniel sempre foi educado e gentil, atendia os amigos e auxiliava no que fosse necessário, um amigo com quem sempre pudemos contar. Ele levava alegria e diversão por onde passava, além de estar sempre presente nas atividades propostas pelos professores e pelo laboratório. Ele amava a ciência, e a consumia de todas as maneiras, diariamente. Amava observar o céu e as estrelas, amava física e arte, amava música, amava viajar e conhecer o mundo, amava jogar basquete e futebol com os amigos e professores. Daniel era extremamente dedicado, determinado e competente, com bons conceitos entre os professores, vide sua extensa ficha acadêmica e boas nota (vide seu histórico escolar). Daniel sempre foi e sempre será amado por todos, sempre será lembrado, e deixará em cada um de nós uma marca muito profunda e especial, pela sua história e participação em nossas vidas. A memória que ele nos deixa é a de um menino alegre e amoroso, participativo e exemplar.

Link do CV lattes – http://lattes.cnpq.br/6520366750483984

Link NEVA Equipe – https://sites.unipampa.edu.br/neva/equipe/

Fica a memória e a saudade do nosso querido Daniel.