Indicadores Acadêmicos

Um indicador é uma medida ou combinação de medidas que permite avaliar uma situação e sua evolução histórica. O Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA) objetiva prover para a comunidade indicadores acadêmicos que permitam avaliar algum fenômeno, como por exemplo a evasão e retenção.

Todas as análises são apresentadas de forma anônima, sem o comprometimento de dados pessoais do discente.

O NIDA disponibiliza indicadores através dos seguintes painéis:

Evasão e retenção

Aqui você encontrará as estatísticas de número de alunos ingressantes,  evadidos e retidos para cada curso da Graduação e Pós-Graduação, assim como o tempo médio para a conclusão e o histórico de cada turma. Bem como as vagas ociosas por curso e os trancamentos totais e SOD (sem oferta de disciplina) realizados.

Histórico dos componentes curriculares

Você já se perguntou qual o índice de aprovação de um determinado componente antes da matrícula? Aqui você pode encontrar o histórico de todos os componentes. Use esta informação para fazer um planejamento da sua trajetória acadêmica.

Naturalidade dos alunos e suas influências

Apesar de possuir um enfoque regional, a Unipampa recebe estudantes de todo o país de braços abertos. Neste painel você pode descobrir mais sobre as origens de cada aluno, o seu perfil geral de desempenho e como estas características variam de um curso para o outro.

Instrumentos de pesquisa submetidos aos alunos

Periodicamente, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) envia questionários para os alunos evadidos e ingressantes da graduação no intuito, respectivamente, de entender os motivos da evasão e o perfil do ingressante.

Ingresso na Unipampa

Aqui você encontrará os dados de cada curso relativos ao número de inscrições no SiSU ( chamada regular) e o número de ingressantes na Graduação e na Pós-Graduação. Também são apresentados as notas de corte do SiSU e  notas de corte dos ingressantes na Graduação.

Perfil dos Acadêmicos 

Aqui você encontrará uma série histórica da quantidade de alunos Regulares e Egressos da Graduação e Pós-Graduação. As páginas contém o numero de alunos regulares com gráficos por  turno, sexo, etnia, deficiência, forma de ingresso, média de idade, tipo de escola de origem e UF de origem e ação afirmativa.

Também são apresentados quantitativos de alunos itinerantes dentro da Unipampa na perspectiva de curso, ou seja, alunos que vão para outros cursos e alunos que vem de outros cursos.