Atividade 12 | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Atividade 12

Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

1.

Tipo de produção: Cartaz

Título: Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Autores: Guilherme Madrid Pereira, Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Cartaz produzido para divulgação do curso “Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas” em escolas de Caçapava do Sul e cidades vizinhas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 1 – Atividade 12

 

2.

Tipo de produção: Folder

Título: Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Autores: Guilherme Madrid Pereira, Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Folder produzido para divulgação do curso “Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas” em escolas de Caçapava do Sul e cidades vizinhas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 2 – Atividade 12

 

3.

Tipo de produção: Atestado de Participação

Título: Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Autores: Guilherme Madrid Pereira, Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Atestado de participação entregue aos participantes no final do curso.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 3 – Atividade 12

 

4.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro produzido para informar os cursistas dos objetivos e oficinas do curso “Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas”.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 4 – Atividade 12

 

5.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: O Tempo e suas Unidades de Medida?

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Conjunto de slides com roteiro da oficina “O Tempo e suas Unidades de Medida?”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 5 – Atividade 12

 

6.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir?

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro da oficina “Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir?”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 6 – Atividade 12

 

7.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Medidas de Massa, Volume e Capacidade

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro da oficina “Comprimento, altura e distância são a mesma coisa? Como medir?”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 7 – Atividade 12

 

8.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Qual a relação entre tempo e deslocamento?

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro da oficina “Qual a relação entre tempo e deslocamento?”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 8 – Atividade 12

 

9.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Medidas de Pressão

Autores: Ângela Maria Hartmann

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro da oficina “Medidas de Pressão”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 9 – Atividade 12

 

10.

Tipo de produção: Relação de Problemas

Título: Medindo o pH

Autores: Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Relação de Problemas solucionados sobre pH pelos cursitas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 10 – Atividade 12

 

11.

Tipo de produção: Relação de Problemas

Título: Densidade

Autores: Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Relação de Problemas sobre densidade solucionados pelos cursitas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 11 – Atividade 12

 

12.

Tipo de produção: Relação de Problemas

Título: Solubilidade

Autores: Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Relação de Problemas sobre solubilidade solucionados pelos cursitas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 12 – Atividade 12

 

13.

Tipo de produção: Roteiro de Aula

Título: Resolução de Problemas

Autores: Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro de aula apresentando teoria sobre Resolução de Problemas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 13 – Atividade 12

 

14.

Tipo de produção: Roteiro de Oficina (Slides)

Título: Astrolábio: um instrumento de medida

Autores: Daniel da Silva Silveira

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Roteiro da oficina “Astrolábio: um instrumento de medida”, contendo as atividades desenvolvidas durante o encontro.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 14 – Atividade 12

 

15.

Tipo de produção: Apresentação de Trabalho (Slides)

Título: Conceitos Científicos: estudo baseado em unidades de medida e resolução de problemas

Autores: Ângela Maria Hartmann e Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: conjunto de slides contendo a apresentação do trabalho “Conceitos Científicos: estudo baseado em unidades de medida e resolução de problemas” apresentado durante o III Seminário Internacional de Educação em Ciências, realizado em Rio Grande, RS, no período de 24 a 26 de outubro de 2014.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 15 – Atividade 12

 

16.

Tipo de produção: Trabalho completo apresentado em evento

Título: Conceitos Científicos: estudo baseado em unidades de medida e resolução de problemas

Autores: Ângela Maria Hartmann e Mara Elisângela Jappe Goi

Ação: atividade 12 – Estudando conceitos científicos através de medidas de grandezas físicas

Coordenador da ação: Profa. Dra. Ângela Maria Hartmann e Me. Daniel da Silva Silveira. Colaboradora: Me. Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo: Trabalho completo intitulado “Conceitos Científicos: estudo baseado em unidades de medida e resolução de problemas” apresentado durante o III Seminário Internacional de Educação em Ciências, realizado em Rio Grande, RS, no período de 24 a 26 de outubro de 2014.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática; Conceitos Científicos; Unidades de Medida; Novos Talentos.

Link: Produção 16 – Atividade 12