Experimentações e Investigações em Astronomia | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Experimentações e Investigações em Astronomia

Astronomia: investigação e experimentação

A atividade será toda desenvolvida utilizando um planetário inflável, onde em cada sessão será apresentada uma atividade expositiva visando a retensão de conhecimentos a cerca das constelações e dos principais planetas do Sistema Solar. Cada sessão pode ser adequada para a faixa etária dos estudantes participantes, o que garante uma boa aceitação desde os menores (6 anos) até adultos. Durante a execução da(s) tarefa(s) o(s) tutores e professores da UNIPAMPA participantes auxiliarão os estudantes durante as sessões, e haverá, após a mesma, um período de tirar dúvidas sobre a apresentação e sobre a Astronomia em geral.

Vinicius de Abreu Oliveira (coordenador)

Moises Razeira (colaborador)

Ângela Maria Hartmann (colaboradora)

Resumo

Este projeto visa a aproximação do estudante ao conhecimento científico através do interesse natural existente em relação à Astronomia. Sendo assim, se propôs a realização de sessões de planetário, onde situações normais em uma noite estrelada podem ser apresentadas em um curto intervalo de tempo, com explicações puntuais sobre constelações e planetas do Sistema Solar. O planetário se torna ideal por não necessitar de boas condições climáticas (céu aberto, e.g.) para observações, além do controle do tempo, sendo possível se “deslocar” no espaço-tempo podendo observar o céu de qualquer lugar do planeta em qualquer época, de fato é possível observar o céu como seria visto de qualquer planeta do Sistema Solar. Esta característica do equipamento, aliada à curiosidade humana em relação à natureza, acreditamos que despertará no estudante o interesse científico, o interesse em cursar uma universidade e quem sabe se tornar um pesquisador no futuro.

Vagas e público-alvo

Serão oferecidas diversas sessões de 20 a 40 minutos, cada, variando conforme a faixa etária dos estudantes, sendo do fundamental ao médio.

Critérios de seleção

A seleção dos interessados será visando pelo menos uma turma de cada escola presente ao redor do local de instalação do planetário. Como critério de desempate será a preferência por escolas municipais, escola não contemplada no ano anterior, turmas que estejam vendo os conteúdos apresentados (Sistema Solar; Constelações); nesta ordem.

Dias da semana e horário

Durante 2 (duas) semanas, do dia 18/05/2015 a 29/05/2015, os encontros serão diários, conforme cronograma estabelecido internamente.

Dia Horário Atividade
18/05 19h-20h Palestra aberta ao público sobre Astronomia e Planetário;
18/05 20h-22h Sessões de Planetário – Instituto Municipal de Ensino, Caçapava do Sul, RS;
19/05 08h-22h Sessões de Planetário – Instituto Municipal de Ensino, Caçapava do Sul, RS;
20/05 08h-17h Sessões de Planetário – Instituto Municipal de Ensino, Caçapava do Sul, RS;
21/05 08h-17h Sessões de Planetário – Instituto Municipal de Ensino, Caçapava do Sul, RS;
25/05 08h-17h Sessões de Planetário – Colégio Municipal em Durasnal, Caçapava do Sul, RS;
26/05 08h-17h Sessões de Planetário – Colégio Municipal em Durasnal, Caçapava do Sul, RS;
27/05 14h-21h Sessões de Planetário – Minas de Camaquã, RS;
28/05 08h-22h Sessões de Planetário – Ginásio do município de Lavras do Sul, RS;
29/05 08h-17h Sessões de Planetário – Ginásio do município de Lavras do Sul, RS;