Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia

A atividade será toda desenvolvida na forma de oficinas, onde em cada encontro existirá um momento inicial onde os estudantes terão acesso ao conhecimento necessário através de uma aula expositiva que não excederá 1h e 30min. Após este momento os estudantes poderão manusear o material didático disponível para aquela oficina e realizar a tarefa pedida, utilizando o restante das 2h e 30min disponíveis, sendo que podem ser atividades individuais e/ou coletivas (grupos de 5 estudantes). Durante a execução da (s) tarefa (s) o (s) tutores e professores da UNIPAMPA presentes ajudarão os estudantes a vencer suas dúvidas e dificuldades de modo que o estudante consiga sozinho atingir o objetivo da oficina. Para aqueles que não conseguirem atingir este objetivo; e dentro da medida do possível; será possibilitado que o estudante e/ou grupo de estudantes realizem a tarefa em casa e tragam ela pronta para o encontro seguinte, podendo tirar as dúvidas em momento oportuno com os tutores e/ou professores da atividade. Não sendo possível os estudantes poderão agendar outro encontro para a realização da tarefa.

Miguel Guterres Carminattti (coordenador)

Zilda Vendrami (colaboradora)

Resumo

Este projeto visa a aproximação do estudante á universidade através do desenvolvimento de aulas expositivas/dialogadas e de atividades práticas oferecidas na forma de oficinas de tal modo que o estudante do ensino médio se aproprie dos conhecimentos geológicos ministrados ao longo das atividades e ganhe gosto pela pesquisa de modo geral. As oficinas gerarão um subproduto, que é criação de uma coleção particular de e/ou rochas por parte do estudante a partir dos conhecimentos adquiridos nas parte teóricas das atividades. Deste modo ele terá um produto material para a visualização do crescimento pessoal e algo para mostrar aos colegas e amigos, divulgando a geologia para outros estudantes.

Vagas e público alvo

Serão oferecidas 20 vagas, sendo todas para estudantes do ensino médio.

Critérios de seleção

A seleção dos interessados dar-se-á através de analise curricular do estudante, priorizando aqueles com médias mais altas nas notas de química, física e matemática do ano cursado. Se houverem mais inscritos do que as 20 vagas ofertadas, será dado prioridade aos estudantes de séries mais altas.

Dias da semana e horário

Encontros semanais aos sábados das 14h às 18:00h; no penúltimo dia haverá atividade de campo que começara as 08:00 e terminará as 18:00H,

Dia Horário Atividade
08/08 14h -18h 1 Introdução, apresentação dos conceitos acerca dos cristais, minerais, rochas e geologia em geral
15/08 14h -18h 2 Experimentos: formando um cristal
22/08 14h -18h 3 O que são Cristais?
29/08 14h -18h 4 Mineralogia
05/09 14h -18h 5 Rochas ígneas
12/09 14h -18h 6 Rochas sedimentares
19/09 14h -18h 7 Rochas metamórficas
26/09 08h -18h 8 Saída de campo
03/10 14h -18h 9 Encerramento da atividade

Clique aqui para fazer a sua inscrição.