Atividade 4 | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Atividade 4

Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

1.

Tipo de produção: Resumo publicado em anais de eventos no V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – 2013

Título: Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Autores: Luis Fernando Melo de Rosso, Guilherme Madrid Pereira, Daniel da Silva Silveira

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Resumo publicado no V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – 2013, tendo como propósito relatar as ações desenvolvidas no âmbito da atividade 4 do projeto Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra.

Palavras-chave: material digital; ensino de física; ensino de matemática; formação de professores.

Link: Produção 1 – Atividade 4

 

2.

Tipo de produção: Estratégias e sequências didáticas

Título: Construindo a reta numérica

Autores: Lucelia da Rosa Peres Madrid

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Construção da reta numérica utilizando o Power Point 2007 a fim de problematizar o conceito de números inteiros.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; reta numérica.

Link: Produção 2 – Atividade 4

 

3.

Tipo de produção: Estratégias e sequências didáticas

Título: Máximos e mínimos de funções

Autores: Edson Luis de Lima Marques

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Problematização dos conceitos de máximos e mínimos de funções por meio de slides.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; funções.

Link: Produção 3 – Atividade 4

 

4.

Tipo de produção: Estratégias e sequências didáticas

Título: Webquest – Estatística na escola

Autores: Edson Luis de Lima Marques

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Problematização dos conceitos de estatística por meio de slides.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; estatística.

Link: Produção 4 – Atividade 4

 

5.

Tipo de produção: Capítulo de livro

Título: Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Autores: Daniel da Silva Silveira, Karine Raquiel Halmenschlager, Sandra Hunsche, Guilherme Madrid Pereira, Luis Fernando Melo de Rosso, Marly Aparecida da Silva

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Capítulo de livro relatando as atividades desenvolvidas no curso de material digital. Além disso realiza-se uma breve análise da impressão dos professores sobre sua ação pedagógica utilizando os materiais digitais para o ensino de Física e Matemática.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; ensino de física.

Link: Produção 5 – Atividade 4

 

6.

Tipo de produção: Caderno didático

Título: As tecnologias digitais: possibilidades de atividades para o ensino de Física e Matemática

Autores: Daniel da Silva Silveira, Karine Raquiel Halmenschlager, Sandra Hunsche, Guilherme Madrid Pereira, Luis Fernando Melo de Rosso, Marly Aparecida da Silva

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Caderno pedagógico constando as atividades desenvolvidas no âmbito da atividade 4 do Projeto Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; ensino de física.

Link: Produção 6 – Atividade 4

 

7.

Tipo de produção: Resumo expandido

Título: Material digital no ensino de matemática: possibilitando novos olhares nos processos de ensino e aprendizagem

Autores: Daniel da Silva Silveira, Luis Fernando Melo de Rosso,

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Trabalho apresentado na VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática realizado no período de 2 a 6 de novembro de 2014, na cidade de Maceió.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; formação de professores.

Link: Produção 7 – Atividade 4

 

8.

Tipo de produção: Folders

Título: Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Autores: Daniel da Silva Silveira, Guilherme Madrid Pereira

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Folder elaborado para divulgação da oferta da atividade 4 na comunidade escolar de Caçapava do Sul e cidades vizinhas.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática e física; formação de professores.

Link: Produção 8 – Atividade 4

 

9.

Tipo de produção: Cartaz

Título: Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Autores: Daniel da Silva Silveira, Guilherme Madrid Pereira

Ação: atividade 4 – Formação de professores: a utilização de materiais digitais para o ensino de Física e Matemática

Coordenador da ação: Prof. Me. Daniel da Silva Silveira

Resumo: Cartaz A3 elaborado para divulgação da oferta da atividade 4 na comunidade escolar de Caçapava do Sul e cidades vizinhas.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática e física; formação de professores.

Link: Produção 9 – Atividade 4