Entendendo as plantas através da experimentação | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Entendendo as plantas através da experimentação

Atividade 16Equipe

Thiago Henrique Lugokenski (coordenador da ação)

Caroline Wagner (Docente colaborador)

Roger Alves (Técnico Administrativo Colaborador)

Kelly Liesenfeld (Discente/Bolsista)

Milene Priebe (Discente/Voluntário)

Resumo

O curso será ministrado no período de férias escolares, com duração de uma semana em turnos matutinos e vespertinos. As atividades serão divididas em 5 encontros, com cada encontro indo das 08 as 12 horas e das 14 às 17 horas. O desenvolvimento das atividades ocorrerá através de desafios investigativos, onde o aluno deverá desenvolver atividades práticas com o intuito de solucionar os problemas. Ao final do curso, no encontro V, os alunos apresentarão as hipóteses levantadas por eles bem como as soluções encontradas. Esta apresentação poderá ocorrer em formas variadas, por exemplo, cartaz, vídeo, encenação, a critério dos grupos de trabalho. A seleção das atividades levará em conta: a facilidade de acesso e o baixo custo dos materiais como também o caráter de experimentação com observações críticas, onde os alunos serão estimulados a observarem as causas e fenômenos que estão envolvidos com o processo experimental e não, simplesmente, os resultados (Francisco Jr e col., 2008). Dentre as atividades práticas previstas estão: construção de estufa artesanal, experimentos de germinação de plantas, maturação de frutos, absorção e transporte de água nas plantas, reconhecimento de espécies vegetais e observações de lâminas histológicas de tecidos vegetais.

Vagas e público alvo

Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas para estudantes do ensino fundamental e 1 (um) para professores da Educação Básica.

Critérios de seleção

i) Alunos da Educação Fundamental;

ii) Possuir disponibilidade de tempo;

iii) Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem do mini curso.

Dias da semana e horário

Ações Práticas de Experimentação ocorrerão nas terças e quintas-feiras das 08:00 às 12:00 horas. (Sujeito a alteração de acordo com a disponibilidade da escola).

Dia Horário Atividade
18/08/15 08:00 às 12:00h Construção de estufa, plantio das plantas e introdução aos experimentos com germinação.
20/08/15 08:00 às 12:00h Experimentos de germinação e maturação de frutos. Preparação de amostras e design experimental.
25/08/15 08:00 às 12:00h Apresentação e análise de resultados obtidos. Identificação de espécies de plantas locais e confecção e observação de lâminas histológicas.
27/08/15 08:00 às 12:00h Experimento de absorção e transporte de água em plantas. Inicio das atividades com elaboração de design experimental e começo dos experimentos.
01/09/15 08:00 às 12:00h Experimento de absorção e transporte de água em plantas. Continuação dos experimentos e análise de resultados.
03/09/15 08:00 às 12:00h Encontro final. Apresentação dos resultados obtidos durante toda a ação e confraternização.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.