Equipe
Coordenador: Caroline Wagner
Colaborador
: Thiago H. Lugokenski
Resumo
Esta proposta consiste em uma das ações “Experimentações e Investigações em Educação Ambiental” pertencente ao Projeto Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra, aprovado no Edital 55/2012 – Programa Novos Talentos da CAPES e submetido para reedição em 2015. Esta proposta trabalhará com alunos de Escolas Públicas de Educação Básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino de educação ambiental em sala de aula. Esta ação pretende desenvolver experimentos práticos e investigativos na temática de educação ambiental com alunos do ensino fundamental, atividades que propiciam acesso à informação científica em bases de dados, e proporcionar uma visão experimental para a discussão de problemas ambientais. O curso será ministrado durante o período de férias Escolar, sendo concentrado em uma semana (cinco dias), com dois turnos de encontro (manhã e tarde). Durante o desenvolvimento dos módulos ocorrerão atividades à distância (uma hora diária), as quais contabilizarão 5 horas do total das 40 horas previstas.. A seleção das atividades a serem desenvolvidas levará em conta: a facilidade de acesso e o baixo custo dos materiais como também o caráter de experimentação com observações críticas, onde os alunos serão estimulados a observarem as causas e fenômenos que estão envolvidos com o processo experimental e não, simplesmente, os resultados Dentre as atividades práticas previstas estão: construção de microscópio caseiro, experimentos sobre aquecimento global e contaminantes ambientais. Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos irão confeccionar seu próprio material para as atividades experimentais.
Vagas e público alvo
Serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) vagas para estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental.
Critérios de seleção
- Alunos da Educação Fundamental, especialmente dos anos finais (7º a 9º ano);
- Possuir disponibilidade de tempo;
- Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem do mini curso e como são as aulas práticas na sua escola. Enviada através da homepage do projeto.
Dias da semana e horário
A atividade irá acontecer nos dias 20 à 24 de julho (período de férias escolares), no turno da manhã e da tarde.
Cronograma
Dia | Horário | Atividade |
20/07/2015 | 09:00 – 12:30 | Apresentação dos participantes, explicação da organização e dinâmica das atividades. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a Educação Ambiental. Lançamento da primeira proposta experimental investigativa: contaminação da água e o mundo microscópico. |
20/07/2015 | 14:00 – 17:30 | Desenvolvimento da primeira proposta experimental investigativa: contaminação da água e o mundo microscópico. |
21/07/2015 | 09:00 – 12:30 | Desenvolvimento e proposição de soluções para o desafio nº 1, construção do microscópio caseiro |
21/07/2015 | 14:00 – 17:30 | Construção do microscópio caseiro e observações em microscópio real de amostras de água contaminada. Apresentação das possíveis soluções, experimentos desenvolvidos |
22/0702015 | 09:00 – 12:30 | Lançamento da segunda proposta experimental investigativa: Ecossistemas, chuva ácida e contaminação do solo |
22/0702015 | 14:00 – 17:30 | Desenvolvimento da atividades práticas experimentais para solução do problema 2. |
23/07/2015 | 09:00 – 12:30 | Desenvolvimento da atividades práticas experimentais para solução do problema 2. Apresentação das possíveis soluções, experimentos desenvolvidos para a proposta investigativa nº 2 |
23/07/2015 | 14:00 – 17:30 | Lançamento do desafio nº 3: desafios para solução de problemas ambientais e as condições ambientais em meu município. |
24/07/2015 | 09:00 – 12:30 | Apresentação das possíveis soluções, experimentos desenvolvidos para a atividade 3. Preparação da apresentação final (cartaz, vídeo, encenação, a critério dos grupos de trabalho). |
24/07/2015 | 14:00 – 17:30 | Apresentação final e encerramento das atividades. |