Experimentando e investigando o mundo da mineração | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Experimentando e investigando o mundo da mineração

Atividade 12Equipe

Luciana Arnt Abichequer (coordenador)

Ângela Cristina Bertoi Fleck (colaboradora TAE)

Dagoberto Barcellos (pessoa jurídica)

BNA Micromine (pessoa jurídica)

Kaio Araújo Andretta da Silva (bolsista PDA)

Marilise Oliveira Moreira (monitora)

Resumo

O município de Caçapava do Sul possui relação histórica com a Mineração, sendo esta a maior responsável pela economia local e meio de sustento da população. Pensando nisso, esta atividade objetiva fomentar o interesse dos jovens pela Mineração e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos específicos da área de uma forma lúdica e cooperativa. Serão propostos experimentos de montagem de corpos de minérios (Kits) atividades práticas de campo e de laboratório para elaboração de modelos virtuais simples de mina. Desta forma, visa mobilizar, além dos próprios alunos, seus professores e as escolas.

Vagas e público alvo

Serão disponibilizadas 10 (quinze) vagas para estudantes do último e penúltimo ano do ensino médio e 3 (três) para professores do Ensino Médio (qualquer formação, preferencialmente das áreas de geografia, história e física).

Critérios de seleção

i) Alunos da do Ensino Médio, especialmente dos anos finais;

ii) Possuir disponibilidade de tempo;

iii) Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem do mini curso. Enviada através da homepage do projeto.

Dias da semana e horário

Aulas teóricas e práticas nas semanas dos dias 17/08 e 24/08 das 14 às 18h;

Dia Horário Atividade
17/08 14h às 18h Modelo virtual de mina
18/08 14h às 18h Modelo virtual de mina
19/08 14h às 18h Modelo virtual de mina
20/08 14h às 18h Modelo virtual de mina
21/08 14h às 18h Saída de campo
25/08 14h às 18h Maquete
26/08 14h às 18h Maquete
27/08 14h às 18h Maquete
28/08 14h às 18h Maquete
29/08 14h às 18h Encerramento

Clique aqui para fazer a sua inscrição.