Oficina de Geotecnologias | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Oficina de Geotecnologias

Prof. Dr. Marco Antonio Fontoura Hansen (coordenador da ação)

Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins (colaborador da UNIPAMPA)

Monitores

Ana Paula Souza Corrêa

Bruna Caroline Pscheidt

Heitor Nóbrega Tico

Resumo

O curso tem como objetivo propiciar aos alunos e professores uma introdução as Geotecnologias que auxiliam no conhecimento do espaço geográfico, através de novas tecnologias e instrumentos específicos tais como: escalímetro, bússola e GPS. Pretende-se que os integrantes do curso possam desenvolver o que foi aprendido em suas próprias escolas bem como analisar cartas do Serviço Geográfico do Exército e que tenham capacidade de se orientar usando bússola e GPS.

Figura 1 – Uso do escalímetro em Cartas do Serviço Geográfico do Exército.
Vagas e público alvo

Serão oferecidas quinze (15) vagas para estudantes da educação básica e três (3) vagas para professores de Ciências e Geografia da educação básica.

Critérios de seleção

Como critério principal, a oficina prioriza para professores da Educação Básica, visando à participação dos alunos do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental que tenham desejo em aprender sobre as Geotecnologias.

O processo de seleção dos interessados será pela ordem de inscrição para professores e alunos de diferentes escolas.

i) Alunos da Educação Fundamental, especialmente dos anos finais (9º ano);

ii) Possuir disponibilidade de tempo em sábados;

iii) Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem da Oficina. Enviada através da homepage do projeto.

Dias da semana e horário

Aulas teóricas e práticas todos os sábados 08h00min às 17h00min

Dia Horário Atividade
20/06/2015 08:00 às 17:00h 1º.   Módulo: Introdução.Os Instrumentos de práticas: Bússola ereceptor GPS.
27/06/15 08:00 às 17:00h 2º.   Módulo: Prática de Bússola: Descrição e documentação da atividade prática com bússola.
04/07/15 08:00 às 17:00h 3º.   Módulo: Prática com GPS: obtenção das coordenadas dos pontos para acessar um alvo. Prática com mapas: escalas, escalímetro, medidas, fusos horários, coordenadas geográficas, convenções e legendas. Lançamento do percurso para encontrar um ponto
11/07/15 08:00 às 17:00h 4º.   Módulo: Prática com GPS.
18/07/15 08:00 às 12:00h 5º.   Laboratório de Computação: o Google Maps e o Google Earth. Prática com Google Maps e Earth: Lance as coordenadas geográficas de um ponto e elabore um percurso até uma área alvo.
25/07/15 08:00 às 12:00h 6º.   Módulo: Encerramento do curso com a entrega do relatório final e entrega dos certificados de participação.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.