Introdução à topografia com prática de campo, processamento de dados e confecção digital de mapas | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Introdução à topografia com prática de campo: processamento de dados e confecção de mapas

José W. Jiménez Rojas (Coordenador)

Letícia Martins (geologia)

Maique da Costa Marques (cstm)

Rodolfo Busolin Alves do Santos (geologia)

Resumo

Com toda a aplicabilidade da topografia e sendo uma ciência base para qualquer área de engenharia, geologia entre outras, visamos neste projeto demonstrar aos alunos do ensino médio de forma simples e divertida o que é a topografia e de que forma ela é aplicada.

Vagas e público alvo

Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas para estudantes do último e penúltimo ano do ensino médio e 3 (três) para professores do Ensino Médio (qualquer formação).

Critérios de seleção
  1. Alunos da do Ensino Médio, especialmente dos anos finais;
  2. Possuir disponibilidade de tempo;
  3. Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem do mini curso. Enviada através da homepage do projeto.
Dias da semana e horário

Aulas teóricas e práticas nas semanas dos dias 15/09 e 24/09 das 13 às 18h;

Cronograma:
Dia Horário Atividade
15 13:00 – 18:00 Introdução a topografia. Conceitos Iniciais e atividades de laboratório.Oficina de Introdução a Cartografia, com prática de localização em mapas;
16 13:00 – 18:00 Oficina prática de Trena, GPS e bússola;Oficina prática de Estação Total e Nível;
17 13:00 – 18:00 Apresentação da Estação Total, explicação de como manusear e prática
22 13:00 – 18:00 Ensino de como plotar pontos em mapas com escala, criação de mapas confeccionados a mão e pelo GeoGebra.
23 13:00 – 18:00 Elaboração de mapas topográficos com o Surfer v.12 (Free Demo) (Golden Software).
24 13:00 – 18:00 Elaboração de mapas topográficos com o Surfer v.12 (Free Demo) (Golden Software).

Clique aqui para fazer a sua inscrição.