Atividade 2 | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

1.

Tipo de produção: Resumo

Título: Práticas de Educação Ambiental

Autores: Cassia de Sena Freitas, Tanara Moura, Thiago Avelino Hafle, Albert Ayres Landim, Caroline Wagner, Thiago Henrique Lugokenski

Coordenador da ação: Prof. Dra. Caroline Wagner

Resumo: A educação ambiental é uma ação que hoje está cada vez mais presente em todas os países, que buscam o desenvolvimento sustentável e tecnológico sem o uso excessivo dos recursos naturais do planeta. A preservação do meio ambiente depende de como a educação das gerações atuais e futuras são desenvolvidas e de como essas gerações estão dispostas a agir para diminuir a causa dos impactos ao meio ambiente. Por isso, a educação ambiental tem grande importância e deve ser cada vez mais abordada e desenvolvida nas escolas, para que todos os membros da sociedade desenvolvam uma consciência ambiental e tenham atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. A partir desse contexto criamos uma extensão do projeto Novos Talentos- Experimentações e Investigações em Educação Ambiental, onde os discentes da universidade levaram até três escolas com alunos do quarto ao nono ano experimentos práticos e apresentando projetos de desenvolvimento de técnicas de conservação ambiental com o objetivo de desenvolver a criatividade e curiosidade dos alunos, uma vez que, cada aluno confeccionava seus próprios experimentos a partir de materiais recicláveis. Foram confeccionados dois experimentos nas escolas, um com o objetivo de identificar solos contaminados e um segundo experimento para mostrar a chuva ácida. Os alunos se mostraram muito entusiasmados com o projeto e mostrando interesse sobre os assuntos tratados. Podemos observar a real importância da educação ambiental nas escolas e a necessidade de cada vez ser mais interdisciplinar, para que possa abranger todas as áreas do ensino.  O projeto é muito importante para os alunos desenvolverem o conhecimento a partir de suas práticas. A educação ambiental deve ser contínua para que as gerações futuras cresçam sabendo a importância da preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Educação, Ambiente.

Link: Produção 1 – Atividade 2

2.

Tipo de produção: Resumo

Título: Experimentações e Investigações em Educação Ambiental

Autores: Thiago Avelino Hafle, Albert Ayres Landim, Cassia de Sena Freitas, Caroline Wagner, Thiago Henrique Lugokenski

Coordenador da ação: Prof. Dra. Caroline Wagner

Resumo: Através da construção de valores sociais, a educação ambiental é uma pratica importante que promove a conscientização e orienta a reflexão da realidade atual vista sobre o meio ambiente, podendo orientar os professores nas escolas de educação básica. Exigem condições que sejam contínuas e permanentes sobre o processo de formação dentro da sala de aula, trazendo um conhecimento ininterrupto sobre o assunto no meio escolar. O projeto constituiu na criação de um programa de orientação onde foi criado um cronograma constituído de 7 encontros com duração de 4 horas cada por um período de 7 meses que reuniram 15 professores do ensino fundamental da cidade de Caçapava do Sul, sendo apresentados experimentos práticos de conservação e contaminação ambiental que foram confeccionados pelos professores sob orientação dos orientadores, bolsista e monitores voluntários. Tem como objetivo nortear os professores através da discussão e elaboração de experimentos práticos na temática de educação ambiental, para a sua difusão com caráter prático, nas escolas públicas. Os resultados alcançados com os experimentos confeccionados pelos professores se obtiveram através de uma forma diferente e mais intuitiva de trabalhar com educação ambiental nas escolas, como também despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto. Na forma mais pedagógica foi trabalhado com microscópio caseiro de simples elaboração de baixo custo, a visualização do efeito da chuva ácida no meio ambiente e contaminantes que interferem no crescimento das plantas. Foi proporcionada aos professores de um novo exemplo de educação ambiental de maneira mais prática e didática induz aos resultados positivos. Foi confeccionada uma apostila dos experimentos com os relatos dos professores envolvidos durante o projeto com as experiências em sala de aula, uma cartilha contendo todas as práticas realizadas, elaborada pelos bolsistas e distribuídas em todas as escolas envolvidas no projeto. As conclusões tiradas neste projeto é que estamos mais próximos de conseguir plena atenção dos alunos e principalmente professores sobre educação ambiental pois se trata de uma atividade facultativa dentro das escolas, partindo de incentivos dos professores trabalharem com este tema na sala de aula não só como algumas atividades e experimentos, mas sim, de maneira que seja incorporado no dia a dia dos alunos.

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; ensino de física.

Link: Produção 2 – Atividade 2

3.

Tipo de produção: Apresentação Slides

Título: Experimentações e Investigações em Educação Ambiental

Coordenador da ação: Prof. Dra. Caroline Wagner

Palavras-chave: material digital; ensino de matemática; ensino de física.

Link: Produção 3 – Atividade 2