Atividade 9 | Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra

Atividade 9

1.

Tipo de produção: Estratégias e sequências didáticas

Título: Entendendo o crescimento de um cristal

Autores: Prof. Zilda Baratto Vendrame, Alexandre Millen de Castro e Kelly Lopes

Ação: Atividade 9 – Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia com estudantes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Reproduzir em laboratório as condições semelhantes de crescimento dos minerais utilizando sais dissolvidos que recristalizam formando um solido com geometria e cristalinidade definida. Nesta atividade os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a utilizar equipamentos laboratoriais de química e geologia tais como: termômetros, aquecedores, sais, copos de béquer, agitadores, lupas de mão e de bancada.

Palavras-chave: recristalização; ensino de mineralogia; minerais, cristais.

2.

Título: Mineralogia e cristalografia

Autores: Prof. Miguel G Carminatti, Alexandre Millen de Castro e Kelly Lopes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Aprendizado a respeito dos minerais, sua classificação, sistemas cristalinos e formação através de uma abordagem investigativa problematizada.  Nesta atividade os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a utilizar lupas de mão e de bancada, exemplos de minerais com boa e média geometria externa.

Palavras-chave: mineralogia; ensino de mineralogia; cristalinidade, sistema cristalinos.

3.

Título: Construção de sistemas cristalinos

Autores: Prof. Miguel G Carminatti, Alexandre Millen de Castroe Kelly Lopes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Construção de sólidos que materializam os conceitos atuais sobre as unidades básicas dos sistemas cristalinos dos minerais, deste modo visualizando os conceitos de eixos cristalinos, eixos e planos de simetria, ângulos entre faces e arestas através de uma abordagem investigativa problematizada.

Palavras-chave: cristalografia; ensino de cristalografia; cristalinidade, sistema cristalinos.

4.

Tipo de produção: Estratégias e sequências didáticas

Título: Saída campo de petrografia.

Autores: Prof. Miguel G. Carminatti e Alexandre Millen de Castro

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Saída de campo com a realização de visitas em pontos da região onde afloram os tipos litológicos abordados durante a atividade. Nesta saída os estudantes completaram seu aprendizado manuseando equipamentos de pesquisa geológica tais como: bússola, martelo, lupa de mão, caderneta de campo, etc.

Palavras-chave: saída de campo ensino de petrografia, rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.

5.

Tipo de produção: Caderno didático

Título: Aprendendo cristalografia, mineralogia e petrologia para estudantes de ensino médio.

Autores: Prof. Miguel G. Carminatti, Prfa. Dra. Zilda Baratto Vendrame, Alexandre Millen de Castro e Kelly

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Caderno pedagógico contendo os conhecimentos das atividades desenvolvidas no âmbito da atividade 9 do Projeto Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra.

Palavras-chave: material digital; ensino de mineralogia, cristalografia e petrologia

6.

Tipo de produção: Folders

Título: Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia com estudantes

Autores: Guilherme Madrid Pereira e Kelly Lopes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Folder elaborado para divulgação da oferta da atividade 9 na comunidade escolar de Caçapava do Sul.

Link: Produção 6 – Atividade 9

7.

Tipo de produção: Cartaz

Autores: Guilherme Madrid Pereira e Kelly Lopes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Cartaz A3 elaborado para divulgação da oferta da atividade 9 na comunidade escolar de Caçapava do Sul.

Link: Produção 7 – Atividade 9

8.

Tipo de produção: Logotipo

Título: Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia com estudantes

Autores: Guilherme Madrid Pereira

Ação: atividade 9 – Experimentações e Investigações em Mineralogia e Petrografia com estudantes

Coordenador da ação: Prof. Dr. Miguel G. Carminatti

Resumo: Logotipo elaborado para divulgação da atividade 9 na comunidade escolar de Caçapava do Sul e cidades vizinhas.

Palavras-chave: material digital; ensino de mineralogia, cristalografia e petrologia

Link: Produção 8 – Atividade 9