Roteiro da Geodiversidade no percurso entre Caçapava do Sul e Rio Grande, RS

 

Curso e Roteiro Geológico sobre Geodiversidade no percurso entre Caçapava do Sul e Rio Grande

Equipe

Prof. Dr. Marco Antonio Fontoura Hansen (coordenador da ação)

Prof. Dr Ruado Menegat (colaborador da UFRGS)

Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins (colaborador da UNIPAMPA)

TAE Geólogo Marcelo Jesus Lusa (colaborador da UNIPAMPA)

TAE Patrícia Ferreira (colaboradora da UNIPAMPA)

Monitores

Ana Paula Souza Corrêa

Bruna Caroline Pscheidt

Heitor Nóbrega Tico

Resumo

O ensino das Geociências através de aulas práticas com roteiros compreendendo o interrelacionamento de conhecimentos para elaboração de um Roteiro da Geodiversidade propicia aos alunos, monitores, servidores e professores participantes uma visão da história, do ecoturismo, geologia, vegetação e uso e ocupação dos solos no trajeto de Caçapava do Sul para Rio Grande e retorno para Caçapava do Sul. Foi elaborado um roteiro que permitiu aos participantes entender como a paisagem é um reflexo da geodiversidade.

1
Figura 1 – Atividade prática com software livre.
Vagas e público alvo

Serão oferecidas quinze (15) vagas para estudantes da educação básica e três (3) vagas para professores de Ciências e Geografia da educação básica.

 Critérios de seleção

Como critério principal, a oficina prioriza para professores da Educação Básica, visando à participação dos alunos do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental que tenham desejo em aprender sobre as Geodiversidade geológica na região que liga as cidades de Caçapava à Rio Grande.
O processo de seleção dos interessados será pela ordem de inscrição para professores e alunos de diferentes escolas.

i) Alunos da Educação Fundamental, especialmente dos anos finais (9º ano);

ii) Ter realizado a Oficina de Geotgecnologia

ii) Possuir disponibilidade de tempo em sextas-feiras e sábados;

iii) Fazer uma sucinta justificativa escrita, descrevendo a importância e a motivação para participarem da ação. Enviada através da homepage do projeto.

iv) Disponibilidade e autorização para viajarem e pernoitarem um dia em Rio Grande.

Dias da semana e horário

Aulas teóricas e práticas todas as sextas-feiras 08h00min às 17h00min e sábados das 08h00min às 17h00min. Em uma quinta-feira e sexta-feira terão a viagem do roteiro para Rio Grande.

Cronograma
Dia Horário Atividade
21/08/2015 08:00 às 17:00h 1º.   Módulo: Aspectos histórico de uso e ocupação; Turismo e Ecoturismo (período da manhã); Introdução as Geociências: Histórico e Conceitos; Geologia do Roteiro; O uso de mapas temáticos como recurso didático de reconhecimento de elementos da paisagem; O uso do Google Earth como recurso didático de reconhecimento de elementos da paisagem.
22/08/15 08:00 às 17:00h 2º.   Módulo: Apresentação dos Membros da Expedição Geocientífica. Preparativos da Expedição – Usos da Mochila Didática de Geologia.
27/08/15 08:00 às 17:00h 3º.   Módulo: Trabalho de Campo (Professores e alunos do Curso). Caçapava do Sul, Minas do Camaquã, Santana da Boa Vista, Rio Camaquã, Canguçu, Pelotas, Rio Grande. Geodiversidade, Geomorfologia e Geologia do Roteiro. Chegada em Rio Grande com pernoite em Rio Grande, RS.
28/08/15 08:00 às 17:00h 4º.   Módulo: Visita ao Museu Oceanográfico da FURG (Professores e alunos do Curso).Trabalho de Campo (Professores e alunos do Curso). Retorno a tardinha para Caçapava do Sul.
04/09/15 08:00 às 17:00h 5º.   Módulo: Produto Documentário Geológico. Diários de Campo. Kit de Rochas. Entrega dos Relatórios de Campo. Encerramento do curso com discussão dos produtos gerados e entrega dos certificados de participação.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.