Equipe
Aline Balladares (coordenadora da ação)
Érika Silva (colaboradora)
Franciele Denardin (colaboradora)
Resumo
Esta ação prevê um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre LIBRAS e de alguns conceitos físicos como tempo, distância, força, densidade, etc, buscando estabelecer o nível mínimo de compreensão do grupo.
As atividades serão com experimentos simples que desenvolverão a conceituação das grandezas e a definição de um símbolo para caracterizá-la. Ao final de cada experimento os alunos deverão expressar seu entendimento tanto de forma escrita quanto utilizando a LIBRAS. Também serão utilizados e criados vídeos explicativos sobre os assuntos abordados nas atividades.
Ao final da ação será criado um glossário com os símbolos utilizados para definir as grandezas envolvidas nas atividades. Este glossário será distribuído para as escolas.
Vagas e público alvo
Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas para surdos e 3 (três) para professores da Educação Básica (preferencialmente de Física).
Critérios de seleção
i) Possuir disponibilidade de tempo;
ii) Estar matriculado em escola de Educação Básica
Dias da semana e horário
O dia será definido após a publicação do horário das aulas do semestre 2015/2 da Unipampa. O horário de desenvolvimento da ação será das 13:30 às 17:00h;
Cronograma
Dia | Horário | Atividade |
13:30 às 17:00h | Apresentação da metodologia da ação | |
13:30 às 17:00h | 1º. Módulo: levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre LIBRAS e de alguns conceitos físicos | |
13:30 às 17:00h | 2º. Força e Movimento | |
13:30 às 17:00h | 3º. Diferenciando Sólidos e Líquidos | |
13:30 às 17:00h | 4º. Relacionando Pressão e Área | |
13:30 às 17:00h | 5º. Como se forma o Arco-íris | |
13:30 às 17:00h | 6º. O poder do imã. | |
13:30 às 17:00h | 7º. Quente ou frio? | |
13:30 às 17:00h | 8º. Dia e Noite. | |
13:30 às 17:00h | 9º. Avaliação da ação, apresentação dos vídeos e desenvolvimento do glossário. |