Traduzindo a Física através da LIBRAS

Atividade 11-01Equipe

Aline Balladares (coordenadora da ação)

Érika Silva (colaboradora)

Franciele Denardin (colaboradora)

Resumo

Esta ação prevê um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre LIBRAS e de alguns conceitos físicos como tempo, distância, força, densidade, etc, buscando estabelecer o nível mínimo de compreensão do grupo.

As atividades serão com experimentos simples que desenvolverão a conceituação das grandezas e a definição de um símbolo para caracterizá-la. Ao final de cada experimento os alunos deverão expressar seu entendimento tanto de forma escrita quanto utilizando a LIBRAS. Também serão utilizados e criados vídeos explicativos sobre os assuntos abordados nas atividades.

Ao final da ação será criado um glossário com os símbolos utilizados para definir as grandezas envolvidas nas atividades. Este glossário será distribuído para as escolas.

Vagas e público alvo

Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas para surdos e 3 (três) para professores da Educação Básica (preferencialmente de Física).

Critérios de seleção

i) Possuir disponibilidade de tempo;

ii) Estar matriculado em escola de Educação Básica

Dias da semana e horário

O dia será definido após a publicação do horário das aulas do semestre 2015/2 da Unipampa. O horário de desenvolvimento da ação será das 13:30 às 17:00h;

 Cronograma
Dia Horário Atividade
13:30 às 17:00h Apresentação da metodologia da ação
13:30 às 17:00h 1º.   Módulo: levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre LIBRAS e de alguns conceitos físicos
13:30 às 17:00h 2º.   Força e Movimento
13:30 às 17:00h 3º.   Diferenciando Sólidos e Líquidos
13:30 às 17:00h 4º.   Relacionando Pressão e Área
13:30 às 17:00h 5º.   Como se forma o Arco-íris
13:30 às 17:00h 6º.   O poder do imã.
13:30 às 17:00h 7º.   Quente ou frio?
13:30 às 17:00h 8º.   Dia e Noite.
13:30 às 17:00h 9º.      Avaliação da ação, apresentação dos vídeos e desenvolvimento do glossário.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.