SETEMBRO / 2015
Encontro Estadual em Ensino de Física
AGOSTO/2015
XIII Encontro sobre Investigação na Escola, nos dias 21 e 22 de agosto de 2015, em Erechim/RS
JULHO/ 2015
Nos dias 26- 29 de Julho em Lisboa, Portugal, a prof. Dra. Amélia Rota Borges de Bastos participou do ISEC 2015, um dos maiores congressos do mundo sobre inclusão educacional, que reuniu mais de 38 países na discussão de práticas e políticas de inclusão escolar. Na ocasião do evento a professora Amélia Bastou moderou, a convite da organização do ISEC, salas de apresentação de trabalhos e teve a oportunidade de apresentar três estudos, a saber:
- PROPOSIÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS: O ENSINO DE QUÍMICA E A TABELA PERIÓDICA
O trabalho discute os procedimentos a serem adotados e os cuidados a necessários à construção e adequação de recursos pedagógicos para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais (N.E.E). Mediadores do processo de ensino-aprendizagem, estes recursos, por construírem-se a partir do reconhecimento dos estilos cognitivos de seus usuários e das características do processamento cognitivo das deficiências, promovem o acesso aos conteúdos curriculares e garantem a inclusão na escola comum. Dentre os cuidados na proposição dos recursos, cita-se o conhecimento do conteúdo específico a ser ensinado, que deve ser apresentado ao aluno
com deficiência com o mesmo grau de aprofundamento que é apresentado
aos demais, evitando a exclusão pela via do conteúdo; as características específicas das deficiências no que tange às formas de processamento cognitivo, como, por exemplo, as formas de processamento da informação por alunos surdos, cujos inputs de informação são, pelas características da língua de sinais, visuais; a competência linguística de alunos surdos, no que tange ao domínio da LIBRAS e do português como segunda língua; a utilização de recursos táteis para alunos cegos que não ofereçam perigo ao tato e que representem de maneira fidedigna os conceitos a serem ensinados; a
diversificação de materiais utilizados na adaptação dos recursos, de
forma que alunos com diferentes estilos cognitivos possam
beneficiar-se do material construído e ter acesso aos conhecimentos
por ele mediados, dentre outros. Além desta discussão, propomos a apresentação de uma Tabela Periódica construída a partir das premissas do desenho universal da aprendizagem. Dentre os recursos de acessibilidade utilizados para tanto estão: a ampliação da tabela para alunos com baixa visão; a disponibilização de todas as informações escritas no sistema Braille; a construção de verbetes químicos para apoiar a compreensão dos alunos surdos sobre os elementos químicos, uma vez que apenas seis elementos estão dicionarizados na Língua Brasileira de Sinais; a construção de caixas de referência com representações das aplicações dos elementos em objetos, materiais e alimentos do cotidiano, como forma de facilitar a compreensão do tema para alunos com déficit intelectual, dentre outras proposições.
2. O CAMINHO DAS ESCOLAS RUMO AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO
Sendero Inclusivo buscou discutir a genealogia dos saberes mobilizados e produzidos pela escola e por professores que vêm obtendo êxito na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais – n.e.e, apesar de não terem formação especializada para responder às políticas de inclusão. A investigação, de caráter qualitativo, foi levada a cabo através da realização de um estudo de caso de uma Escola da Rede Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, que vem protagonizando práticas educativas reconhecidas como inclusivas. Compôs o corpus da investigação a observação do campo empírico, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os atores que compõe a Instituição educativa e comunidade dos arredores, a realização de grupos focais, a análise das narrativas das professoras em diários pessoais e a análise documental. Os pressupostos teóricos que deram sustentação ao estudo centraram-se nas temáticas da inclusão e da formação docente, tendo como interlocutores principais Freire, Carvalho, Rodrigues, Tardif, Zeichner, Schön, Cunha, Leite e Alarcão, sem prejuízo de outras colaborações. Os resultados do estudo apontaram que as boas práticas protagonizadas pela Escola-caso são resultado de um processo que envolveu a re-significação dos estereótipos e preconceitos que envolviam a temática da inclusão e dos alunos com necessidades educacionais especiais. Houve a mobilização e a produção de saberes plurais, construídos, predominantemente, no contexto do trabalho, o que favoreceu a construção de uma nova profissionalidade docente e a reconfiguração identitária pessoal e profissional dos profissionais da escola, que passaram a incorporar o tema da inclusão como um aspecto da vida e da profissão. O estudo confirmou o pressuposto de que a escola e os professores são produtores de saberes e que as práticas que alcançam êxito podem contribuir para sustentar as reflexões e as práticas no campo da educação inclusiva.
3. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSIÇÕES DA ÁREA
A temática da educação especial/inclusiva é pano de fundo da pesquisa intitulada: Educação Inclusiva e o ensino de ciências: um estudo sobre as proposições da área. Tal estudo buscou mapear produções envolvendo o ensino de ciências e a temática da educação inclusiva dos últimos 20 anos, nas principais referências da área. O recorte temporal para a coleta dos dados foi definido a partir da data de promulgação da Declaração de Salamanca, 1994, que instituiu o conceito de escola inclusiva, acenando como baliza o direito à escolarização de todo e qualquer aluno no ambiente da escola comum. A organização de processos de ensino- aprendizagem que respondam às necessidades específicas dos alunos, princípio da Declaração, mobilizou-nos a identificar na área do ensino de ciências, as respostas que vêm sendo dadas às necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência, no sentido de garantir, com igualdade de oportunidades, o acesso, a permanência e a aprendizagem destes estudantes neste campo epistêmico.
Neste, mais de 38 países discutiram suas politicas e práticas de inclusão.
MAIO/ 2015
- O Congresso RedPop2015 com o tema Arte, Tecnologia e Ciências: Novas maneiras de conhecer foi em Medellín, na Colômbia, nos dias 25 e 29 de maio. O professor Dr. Guilherme Frederico Marranghello participou do Evento apresentando o seguinte trabalho: Astronomia para Todos Um Relato de 5 anos de Atividades.
O Encontro da Rede Latino Americana de Popularização da Ciência é um evento bianual, com sua última edição ocorrida em final de maio, na cidade de Medellín, na Colômbia. Este evento teve como temática a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. A temática foi debatida em palestras, mesas de trabalhos, oficinas, painéis, pôsteres e sessões de apresentação de trabalho oral, onde foi apresentado o trabalho Astronomia para Todos: um relato de 5 anos de experiência! Neste trabalho foi apresentado alguns dos resultados obtidos com o apoio do OBEDUC, como o livro Ilha de Vida. Aproveitando o evento, também foi feito contato com colaboradores de planetários da América Latina, além de conhecer detalhes do funcionamento do Planetário de Medellín e do Parque Explora, além do projeto de revitalização do bairro Moravía.
JANEIRO/2015
- A professora Márcia Maria Lucchese apresentou o trabalho
ESTUDO DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO USANDO O SOFTWARE SCIDAVIS no XXI Simpósio Nacional em Ensino de Física: Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. Esta XXI edição do evento foi realizada em Uberlandia, Minas Gerais, no período de 26 a 30 de janeiro.
NOVEMBRO/2014
OBEDUC apresenta trabalhos no VI SIEPE
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA TEMÁTICA PARA O ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO
OUTUBRO / 2014
III SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
OUTUBRO/2013
OBEDUC NO V ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA – RS
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Trabalhos apresentados no Encontro:
A inserção de tópicos de astronomia no ensino médio politécnico, o seminário integrado e a articulação do conhecimento.
Geração de energia elétrica: uma temática para o estudo do eletromagnetismo.
Implantação do jogo de batalha naval no ensino de plano cartesiano
Arduino como elemento facilitador da aprendizagem significativa de conceitos de eletricidade no ensino médio integrado.
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Oficinas:
Utilização da plataforma micro controlada Arduino para concepção de um carrinho automatizado como recurso didático na construção e interpretação de gráficos.
Fotografia e Astronomia
RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADO NO V ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA – RS.
SETEMBRO/2013
9º Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática
COMPOSIÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS NO ENSINO DE FÍSICA
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
AGOSTO/2013
XII INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR
AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A INCLUSÃO
OBEDUC apresenta trabalho no V SIEPE.
Confira os resumos aqui:
OBEDUC participa do XIX Encontro da Associação Brasileira de Planetários.
Participação do MPEC em evento internacional
34° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ).
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.
Seminário Internacional de Ensino de Ciências.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.