Por Aline Reinhardt da Silveira
Começaram nesta segunda-feira, 10, os debates nos campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023. A proposta dos debates que acontecem em todas as unidades a partir dessa semana é conhecer o diagnóstico construído pelos campi e conjuntamente apontar caminhos visando a construção da Universidade a partir dos anseios da comunidade acadêmica, com excelência e reconhecimento da sociedade.
Conforme a Comissão Central de Elaboração do PDI, busca-se, com esse processo, em conjunto com os campi, construir um diagnóstico e proposições baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a instituição a serem desenvolvidos no período de cinco anos (2019-2023). Espera-se, como resultado, que o documento sintetize os anseios da comunidade acadêmica e que ocorra um pacto institucional visando a busca pela excelência institucional em todas as áreas de atuação.
Já tendo passado por Caçapava do Sul e São Gabriel, a Caravana do PDI nos campi já mostra os primeiros resultados, na avaliação da equipe que organiza os encontros. “As unidades já visitadas têm evidenciado que a comunidade acadêmica dos campi está atenta às necessidades institucionais. A Comissão Central de Elaboração do PDI considera positiva a participação dos primeiros campi onde os trabalhos foram realizados, pois muitas contribuições registradas evidenciam a necessidade permanente de aperfeiçoar a Instituição, seja nas suas práticas administrativas, mas principalmente nas suas atividades e vivências acadêmicas”, afirma o representante da Comissão, Leandro Fleck.
Para o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, os debates demonstram que a comunidade acadêmica, em todos seus segmentos, está conectada com o atual cenário vivenciado pela Instituição, que deve buscar aperfeiçoar sua gestão, consolidando cursos, infraestrutura, aperfeiçoando sua comunicação interna ou externa, acolhimento e apoio à continuidade dos estudos do discente, na qualidade de vida dos seus servidores, na humanização de diferentes processos, além de outros temas importantíssimos.
A organização dos debates do PDI, além da Comissão Central, tem o apoio Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan). Conforme a Comissão, também participam com destaque desse processo Proad, Proext, Prograd, Praec, Proppi, Progepe, Dtic, DEaD e Daeinter.
Confira o cronograma da Caravana do PDI nas unidades:
10/09 – Campus Caçapava do Sul
11/09 – Campus São Gabriel
12/09 – Campus São Borja
13/09 – Campus Itaqui
14/09 – Campus Uruguaiana
24/09 – Campus Jaguarão
27/09 – Campus Bagé
04/10 – Campus Dom Pedrito
05/10 – Campus Livramento
08/10 – Campus Alegrete
19/10 – Reitoria