Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029 da Unipampa avança processo de elaboração

Por Emanuelle Tronco Bueno

 

De abril a junho, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) finalizou o processo de escuta da comunidade acadêmica nos dez campi e na Reitoria. Os diálogos foram conduzidos pelas comissões envolvidas na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. As reuniões tiveram como principal pauta os eixos temáticos estabelecidos, as prioridades da comunidade acadêmica e as possíveis oportunidades de melhoria. O processo de escuta envolveu os coordenadores e secretários das seis comissões temáticas, os representantes das comissões superiores, bem como pró-reitores e diretores dos campi.

Ao todo, mais de 650 pessoas participaram do processo, o que representa um aumento de 19% em relação à construção passada. Neste ano, ocorreu também maior economia no valor investido para elaboração do PDI: foram R$ 4686,35 em diárias pagas aos servidores que precisaram se deslocar; e R$ 29,61 em impressões. A redução do valor, conforme apontam as comissões envolvidas, é “uma importante economia em um momento de dificuldade orçamentária e financeira que a Unipampa se encontra”.

O servidor Tiago Perez, representante da Comissão Geral de Elaboração do PDI, agradece aos participantes das reuniões de escuta nos campi, tanto na modalidade on-line quanto presencial: “Temos ciência de que através de um processo contínuo de melhoria e com a realização de novas ações, os futuros processos de construção poderão ser ainda melhores em relação à escuta da comunidade acadêmica”, conclui Perez.

Com a conclusão das reuniões, a próxima etapa será de consolidar as sugestões, os diagnósticos e finalizar os textos a fim de apresentar a primeira versão do documento a comunidade acadêmica. A previsão é de que esta fase dure em torno de 30 dias.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa