A participação dos membros da comunidade acadêmica (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos) será realizada nas seguintes formas: local, presencial com o objetivo de identificar e pactuar as demandas em nível local; debate virtual, através uso do moodle, com a participação da comunidade acadêmica visando a qualificação do documento apresentado; e apreciação pelo Conselho Universitário do documento. Cada membro da comunidade acadêmica poderá contribuir com as discussões referentes ao futuro da Unipampa.
Na primeira etapa, a participação se dará nas Unidades ajudando a construir o diagnóstico e sugerindo proposições, olhares e estratégias a serem seguidas pela Unidade para os próximos cinco anos.
Na segunda etapa denominada presencial, a equipe que está coordenando a elaboração do Documento junto com a Gestão da Unipampa debaterá presencialmente nas Unidades os pontos levantados na fase do diagnóstico. Cada Unidade Universitária terá um dia de sua agenda modificada para debater o futuro da Unipampa a partir de toda a construção dada até o momento.
A terceira etapa, denominada virtual, foi pensada como um momento de contribuição das diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Instituição sob os tópicos que estão em discussão, de forma que as barreiras geográficas possam ser minimizadas e, simultaneamente, permitam ainda o registro qualitativo de todas as contribuições de modo mais rápido, coletivo e participativo. A participação acontecerá a partir de “textos-base” que serão publicados no Moodle e informados no site do PDI pelos membros da comunidade acadêmica onde será possível contribuir de uma forma mais qualitativa na construção do documento ou levantando alguma problemática não atendida.
Nesta etapa os interessados poderão indicar aquilo que desejam para a construção e o desenvolvimento da Universidade, aqueles elementos que a Universidade deve priorizar entre 2019-2023.
Ainda, indiretamente, através dos representantes eleitos, o documento, que já terá incluso as metas e objetivos propostos pela comunidade acadêmica, será apreciado pelo Conselho Universitário, a quem compete referendar o documento para que tenha vigência na Universidade.