Metodologia | Plano de Desenvolvimento Institucional

Metodologia

Conceito:
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagó-gicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. Apresenta objetivos e metas estratégicas para o período de tempo a que se propõe.

Finalidades:
Servir de referência para os processos de recredenciamento institucional de acordo com o SINAES;
Ser parâmetro para a construção, revisão ou atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s);
Exercer a orientação para a construção dos Planos Táticos (temáticos) e Operacionais (local).

Princípios para a elaboração:
Participativo;
Colaborativo;
Sistêmico;
Sustentável;
Com envolvimento da alta gestão e da comunidade universitária;
Estratégico-institucional;
Reconhecido como um documento que atente ao aspecto legal;
Baseado em evidências.

Princípios da construção do planejamento estratégico:
Contribuição para atendimento aos objetivos institucionais;
Mensurabilidade;
Envolvimento de todos os níveis de Gestão;
Colaborativo;
Integrado à Missão e à Visão Institucional definida.

Processo Simplificado:
Avaliação das Condições Atuais (Temáticos e Locais);
Discussão Presencial;
Construção do Texto de Referência;
Construção do Planejamento Estratégico;
Discussão Virtual;
Consolidação, Organização e Desenvolvimento do texto;
Submissão do PDI ao Conselho Universitário.

Formatos de Participação:
Avaliando as Condições Atuais;
Participando ativamente nas Discussões Locais;
Colaborando na Discussão Virtual;
Motivando a Comunidade Universitária a participar;
Interagindo com outros atores e responsáveis do processo.

Atores responsáveis:
Comissão Central do PDI:
Coordenar, orientar, acompanhar e monitorar todos os trabalhos realizados;
Supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas de elaboração do PDI;
Organizar o documento final e enviar ao CONSUNI.
Divisão de Planejamento Estratégico:
Estudar e revisar minutas parciais;
Elaborar o capítulo de Planejamento Estratégico (Objetivos Estratégicos, Iniciativas, Metas, Indicadores de Desempenho);
Divulgar e viabilizar atividades e eventos;
Publicitar informações e documentos;
Manter registros e arquivos do PDI organizados e atualizados;
Revisar e formatar textos.
Comissões Locais:
Divulgar e viabilizar atividades e eventos locais;
Publicitar informações e documentos locais;
Prestar apoio operacional e logístico ao processo de Planejamento Institucional (sala, horário, sonorização, gravação);
Organizar o diálogo com a comunidade interna visando à realização de diagnóstico.

Cronograma:
Diagnósticos – até julho/2018
Debates presenciais – Setembro e Outubro/2018
Construção do texto de referência – Outubro/2018
Debates virtuais – Novembro/2018
Organização final textual – Dezembro/2018
Submissão do texto ao Consuni – Dezembro/2018

Apresentação Metodologia PDI

Apresentação PDI Unipampa