Ações solidárias | Grupo PET Letras – Campus Bagé

Ações solidárias

Desastres Climáticos no Rio Grande do Sul – 2024

22.05.2024

PET Letras participa da Arrecadação das Letras em prol dos atingidos pelas enchentes

Petianos dedicam-se à triagem e organização de itens para doação

Diante dos desastres climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, o PET Letras Bagé soma-se às ações de solidariedade às vítimas das enchentes apoiando a Arrecadação das Letras. Petianos e petianas realizaram nessa segunda-feira, 20 de maio, triagem das doações recebidas no Campus Bagé e organizaram centenas de itens de vestuário, de alimentação, de limpeza e de higiene pessoal, deixando-os identificados para a entrega aos afetados pelas águas.

A mobilização por itens essenciais para os desabrigados e desalojados segue, com pontos de coleta no Campus Bagé da Unipampa e na Reitoria/Procadi (no Centro de Bagé). O pedido, no momento, é pela doação de meias, luvas, cachecóis, toucas, roupas íntimas novas, cobertores, mantas, material escolar e jogos (Uno, dominó, baralho de cartas etc.).

A mobilização reúne, além do PET Letras Bagé, a Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi), os cursos de Graduação em Letras – Português e Letras – Línguas Adicionais, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (PPGEL), o Diretório Acadêmico do Curso de Letras Português (DALE), o Diretório Acadêmico do Curso de Letras – Línguas Adicionais (DALLAS), e o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB). A ação reforça as atividades de apoio aos atingidos pelas cheias que estão sendo desenvolvidas em toda a Universidade Federal do Pampa.

Organização de doações separou itens por tipologia e eliminou descartes – Fotos: Flávia Franco/PET Letras

Ação solidária durante a pandemia de COVID-19

Durante a pandemia de coronavírus (COVID-19), o PET Letras realizou  uma ação solidária que contou com o apoio dos grupos PET – Bio, do Campus São Gabriel, PET – Engenharias e do Rotaract Club de Bagé. Em 2 fases da ação até o momento, foram doadas em torno de 62 cestas básicas, agasalhos, 20 frascos de álcool 70 % produzido pelo projeto Etanóis da Unipampa e máscaras de tecido a alunos carentes da instituição e à comunidade externa. As doações ocorreram nos bairros Tiarajú, Ivone e Castro Alves, em Bagé.

Montagem das cestas básicas para ação solidária.

Doação de alimentos ao lar de idosos

Membros do grupo PET-Letras que executam projeto de extensão no Lar de Idosas Vila Vicentina tomaram a iniciativa de arrecadar caixas de leite em solidariedade às idosas. A instituição faz uso diário desse alimento e conta com doações da comunidade para suprir a falta desse alimento. As doações podem ser feitas diretamente na instituição ou entregue aos nossos bolsistas.

Doação de leite ao Lar de idosas Vila Vicentina onde o grupo desenvolve projeto de extensão

Doação de livros

O PET-Letras arrecadou doações de livros didáticos de Ensino Médio e entregou à escola Mário Quintana, destruída por um incêndio. A escola ainda precisa de livros dos clássicos da literatura brasileira. Vamos ajudar a melhorar as condições de ensino dessa instituição. O colégio está funcionando provisoriamente na escola de ensino fundamental Edisson Cerezer.

Petianos Éder, Greice e Heverton separando os livros didáticos doados à escola

Sebo Universitário

A proposta do sebo universitário é arrecadar livros e material fotocopiado que seriam descartados pelos formandos ou outras pessoas e dar a oportunidade dos acadêmicos comprá-los por preços módicos. Além de ser uma ação sustentável, ajuda ao grupo com material e custos extras não cobertos pela verba de custeio.

Livros do sebo
Alunos de todos os cursos compareceram no I sebo universitário