- Novembro de 2024:
Trabalho do PET-Letras Bagé conquista primeiro lugar geral no 8º ENCIF
O grupo PET-Letras Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) teve trabalho premiado como Primeiro Lugar Geral no 8º Encontro de Ciência e Tecnologia (ENCIF), realizado pelo Campus Bagé do IFSul nos dias 7, 8 e 9 de novembro. O trabalho intitulado “Os multiletramentos em evidência na produção de uma web rádio universitária” é de autoria dos petianos Eduarda Cunha Gazen Manzke (apresentadora), Aline Reinhardt da Silveira, Jéssica Vitória Pinto Robledo e Gabriel de Souza Padão Porto, sob orientação da professora tutora Carolina Fernandes, e foi apresentado na modalidade oral, na qual também obteve o primeiro lugar na área de Linguística, Letras e Artes do Ensino Superior.
O trabalho dedicou-se a refletir sobre como o projeto Rádio Uni, realizado desde 2018 no âmbito do PET-Letras Bagé, propicia a aprendizagem e a prática de multiletramentos, os quais preveem tanto o letramento para novas tecnologias quanto para a inclusão e a diversidade no ensino, essenciais na formação de professores e profissionais da educação em língua e linguagens. A produção da Rádio Uni é realizada totalmente pelos estudantes petianos, desde a proposição de pautas e sua definição, até sua produção, edição e publicação em plataformas de streaming de grande alcance. A programação é composta por entrevistas sobre assuntos variados, conversas e debates sobre diferentes obras literárias, cinematográficas ou audiovisuais, além de resenhas de obras e leituras de textos literários. Como atividade de extensão, o intuito é instigar uma aproximação da comunidade em geral e a Unipampa, abordando temas de interesse amplo pela sociedade.
A tutora Carolina Fernandes destaca a importância da premiação como uma confirmação da dedicação da petiana Eduarda Manzke ao projeto e do efeito positivo da extensão universitária. “O reconhecimento do trabalho apresentado no 8º ENCIF não só reflete o empenho e dedicação da petiana na condução da Rádio Uni, mas também evidencia o impacto positivo dos projetos de extensão na formação universitária. Ao desenvolver a web rádio universitária, os bolsistas envolvidos desenvolvem relevantes práticas de letramento para o mundo digital ao mesmo tempo em que contribuem para a democratização da informação e da cultura. Esse prêmio mostra o potencial dos nossos estudantes de transformar o conhecimento em ferramentas acessíveis que ampliam a circulação das vozes sociais e promovem um diálogo mais estreito com a comunidade em geral”, afirma a docente.
Além desse, o PET-Letras também participou do evento com um segundo trabalho, intitulado “Formando professores leitores: experiências de Rodas de Leitura no contexto acadêmico”, de autoria dos petianos Aline Batista Nunes (apresentadora), Eduarda Manzke, Flávia Machado Franco e Iasmin Soares Trindade, também sob orientação da professora Carolina Fernandes. Nesse, o grupo discutiu o impacto positivo para a formação de professores a realização de Rodas de Leitura de textos literários longos promovidas pelo Programa, as quais contam com a seleção das obras pelos próprios interessados e a posterior discussão da obra lida entre os participantes, geralmente com a presença de professores especialistas na área para enriquecer o debate.
As Rodas de Leitura são abertas a toda a comunidade, e não é necessário fazer inscrição prévia, assim como a Rádio Uni, que pode ser acompanhada por diferentes plataformas de streaming.
- Abril de 2024:
Oficina Rádio na Era Digital – com o jornalista Pedro Petrucci (Grupo RBS)
(fotos: Flávia Robin Franco/PET Letras Bagé)