PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS/2012
1) Criação de instrumento de pesquisa:
Elaboração de um questionário para averiguar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas a serem trabalhados. O questionário serviu também para criar uma ferramenta metodológica para orientar o trabalho inicial de pesquisa. Link para o questionário.
2) Produção de Pôsteres e apresentações:
a) Consciência Patrimonial: escola, memória e sociedade. XI Encontro Estadual de História. Data: 23 a 27 de julho. Universidade Federal de Rio Grande. Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
b) Museu Carlos Barbosa Gonçalves, algumas considerações sobre sua construção museológica. Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas, 2012. Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
c) Memórias Revelando Patrimônio Imaterial. I Encontro Interinstitucional Pibid/ Unisinos e I Encontro das licenciaturas – Unisinos Formação compartilhada: Socializando Experiências de Iniciação à Docência São Leopoldo, em 23 /03/2012. Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
d) O patrimônio transmitido através da Oralidade – ANPUH-RS- FURG: Rio Grande-23 a 27 de Julho de 2012/Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
e) Personagens locais e a construção da identidade do cidadão jaguarense-Encontro Internacional Fronteiras e Identidades-25 a 28 de setembro de 2012- Pelotas- Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
f) Patrimônio na Escola: Debatendo o conceito através da praça Dr. Alcides Marques- Siepe- Bagé-26 a 28 de novembro de 2012. Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
g) A Enfermaria Militar de Jaguarão – um bem patrimonial em debate. Siepe- Bagé-26 a 28 de novembro de 2012. Modalidade: pôster. Link para o trabalho.
h) Saúde, filantropia e política: interpretações das relações médico/políticas do Dr. Carlos Barbosa Gonçalves com a Santa Casa de Caridade de Jaguarão. IV SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Modalidade: apresentação oral. Link para a apresentação.
i) Cultura, Saúde e Política no século XIX: possibilidades de ensino sobre a construção e o reconhecimento do Patrimônio na cidade de Jaguarão – RS. IV SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Modalidade: apresentação oral. (Prêmio melhor trabalho na categoria ENSINO – Ciências Humanas).Modalidade: apresentação oral. Link para o resumo.
j) A importância da Educação Patrimonial no ambiente escolar. IV SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Resumo.
k) Iniciação à docência: a educação patrimonial no município de Jaguarão/RS. IV SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Resumo. Link para apresentação.
l) Arte é educação: uma possibilidade de ensino/aprendizagem através da experiência teatral. IV SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Oficina.
m) Memórias da praça Dr. Alcides Marques.V SIEPE – Universidade Federal do Pampa, Bagé – 26/11/2012. Oficina.
3) Criação e manutenção de ambientes virtuais:
Criação de blog para informar e comunicar as ações do subprojeto. O blog envolve todos os participantes do grupo, que o alimentam de informação. Permite pensar estratégias de comunicação e visibilidade do subprojeto, além de permitir o uso de “novas” ferramentas para o ensino. Acesse o blog.
4) Produção de Planos de Aula:
Planos de aula desenvolvidos para atuar em turmas específicas (Ensino Fundamental-Médio e Educação de Jovens e Adultos), contendo os componentes básicos dos planos como objetivo, metodologia, recursos utilizados e procurando trabalhar com ferramentas pedagógicas e didáticas criativas para trabalhar o tema patrimonial em suas mais amplas possibilidades. Inclui: aulas expositivas, exibição de vídeos-documentários, criação de materiais pelos alunos em sala de aula, visitas a espaços da cidade. Link para os planos.
5) Produção de material para Minicurso:
Material de pesquisa organizado para Minicurso oferecido na Semana Acadêmica do Turismo (dezembro de 2012), no qual o grupo pode apresentar o subprojeto e os resultados da pesquisa. Link apresentação. Enfermaria. Mercado. Igreja. Praça. Teatro. Casa de Cultura.
6) Preparação de material para Cartilha Patrimonial:
Preparação de material para a produção de uma cartilha patrimonial a ser distribuída na escola. O material não foi diagramado, mas o conteúdo esta todo organizado, inclusive com imagens, aguardando oportunidade para a publicação impressa. Link para o material.
7) Produção de slides:
Produção de material visual para ser utilizado em sala de aula e em atividades de divulgação do subprojeto. O material apresenta informações textuais de pesquisa, iconográfica, análises e sínteses. Permitiu aos bolsistas desenvolver um instrumento didático. Foram produzidos vários slides, de acordo com as necessidades de cada aula. A título de exemplo anexamos algumas produções. Links: Slide1. Slide2. Slide3.
8) Produção de material audiovisual
Produção de um pequeno vídeo (6 min.) no qual se mostrou o trabalho do grupo na preparação e durante o II Intrapibid. Visualizar.
9) Organização de Palestras:
Palestras organizadas pelo grupo, abertas ao público, realizadas na Universidade para promover uma integração do subprojeto com as demais licenciaturas, ademais de permitir a formação dos bolsistas em temas específicos. Link material de divulgação: cartaz 1. cartaz 2.
10) Produção de cartazes:
Produção de cartazes e posts para a divulgação de atividades do subprojeto. Foram produzidos 5 cartazes para a divulgação de palestras, seminário, gincana, exposição. Link para os cartazes: cartaz1.cartaz2.cartaz3.cartaz4.
11) Produção de sínteses:
Discussão de textos com a produção de resumos-sínteses reflexivas sobre cada uma das leituras. Link para o material. Texto 01; Texto 02.Texto 03.