PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 11

CINEPINHO

O projeto “Cinepinho”, em andamento na Escola Estadual de Ensino Médio Luis Maria Ferraz – CIEP, é executado semanalmente com os alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental no turno da tarde. O objetivo é formar novos leitores oferecendo aos alunos contato com obras literárias desde os primeiros anos da vida escolar. No segundo semestre de 2017, assim como no primeiro, o objetivo é realizar, no mínimo, duas oficinas com cada turma dos anos iniciais. Isso significa que cada uma das cinco turmas irá participar duas vezes do projeto.
Cinepinho no 1º ano
Mais 1º ano
Cinepinho no 2º ano
Mais 2º ano
Cinepinho no 3º ano
Cinepinho no 4º ano
Mais 4º ano
Cinepinho no 5º ano
 

PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPA DE AÇÃO DE ARRECADAÇÃO DE PRESENTES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Nota escrita pela Coordenadora da EMEI Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares – Liesi Kolton
A ideia dessa parceria surgiu, pois não iria conseguir presentear todas as crianças e realizar a festa com lanche apenas com a venda de rifas. Tentei outras parcerias, porém sem sucesso foi aí que conversei com a professora Patrícia Moura apresentei minha ideia que, na verdade, a ideia inicial seria fazer uma grande festa com todas EMEIS onde cada aluno da UNIPAMPA adotaria um aluno de uma EMEI, mas a Prof. Patrícia achou mais prudente fazer só com alunos do curso de Pedagogia. Assim as bolsistas do PIBID contavam uma história e depois alunos desenhavam, na universidade, as bolsistas foram nos semestres da Pedagogia e os alunos adotaram uma ou mais cartinhas. Com esta ação, a universidade presenteou no total 126 crianças, apenas 4 crianças não tiveram retorno em suas cartas e a escola prontamente presenteou as mesmas.  Concomitante a esta ação, a Rede do Bem me procurou querendo também ajudar nossa EMEI, foi ai que tive a ideia de indicar a EMEI Pedacinho do Céu para também ser beneficiada, ofereci o espaço e os brinquedos, onde tivemos uma belíssima festa para 150 crianças beneficiadas com lanches, bebidas e presentes. Agradeço de coração a professora Patrícia Moura, as supervisoras e todas as bolsistas do PIBID, assim como a rede do bem. Gratidão a todos!
 

PIBID – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL NA ENTREGA DOS PRESENTES PARA OS ALUNOS DA TURMA PRÉ II B.

CRIANÇAS NA FESTINHA

CRIANÇAS NA FESTINHA

BOLOS PARA O LANCHE

 
 

Intervenção Arraiá do Pibid

No dia 24 de junho, os pibidianos organizaram uma intervenção literária na Festa Junina do calendário anual do IFSul – Instituto Federal-sul-rio-grandense/campus Bagé. A intervenção consistia em um espaço decorado com a temática da festa, “Festa de São João”, para o registro de fotos temáticas. O espaço foi organizado em torno de um banco, que foi decorado para servir de cenário junto a uma moldura de quadro e a algumas placas confeccionadas com fragmentos de poesias de cordel. Quem quisesse ser fotografado devia caracterizar-se e segurar uma placa com um fragmento de poema com que se identificasse. A intervenção teve o objetivo de promover a apreciação dos poemas pela comunidade escolar. O espaço proporcionou a todos os participantes e convidados do evento o registro de fotos temáticas e a postagem em diferentes redes sociais promovendo a interação do grupo, assim como a apreciação da literatura de cordel pela comunidade local e estudantes.
Arraiá

Intervenção Cinematizando Com os Livros

Em maio, os pibidianos do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizaram a intervenção Cinematizando Com os Livros. O objetivo foi levar ao conhecimento dos alunos – dos cursos de Informática e de Agropecuária – obras literárias que foram adaptadas para filmes, incentivando-os não só a ver a adaptação, mas também a ler o texto escrito, normalmente disponível na biblioteca. Os alunos foram receptivos à proposta e mostraram-se interessados não só em assistir ao filme, mas também em ler o livro.
Cinematizando

Seminário Institucional do PIBID/UNIPAMPA – 2017

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, professores e acadêmicos bolsistas do PIBID/UNIPAMPA estiveram reunidos no  Campus Bagé para discutir a formação inicial e continuada de professores durante Seminário Institucional, que aconteceu concomitantemente ao Fórum das Licenciaturas, da UNIPAMPA.
O evento reuniu bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área de 16 subprojetos do PIBID, que atuam em oito dos dez Campi da Universidade.
O vídeo abaixo mostra, na sequência, as falas do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Ricardo Carpes, da Profa. Ângela Maria Hartmann, do Prof. Márcio Martins e do Reitor da Universidade, Prof. Marco Antônio Hansen sobre a temática e importância do evento para as licenciaturas e o PIBID.

O evento reuniu mais de 350 pessoas, entre coordenadores de cursos de licenciatura, professores representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDES), professores gestores de área do PIBID, professores supervisores do PIBID e estudantes bolsista do PIBID da instituição.
Mais informações e imagens podem ser visualizadas em: http://sites.unipampa.edu.br/prograd/

Projeto Gênero discursivo: fazendo poesias

O projeto de ensino “Gênero Discursivo: Fazendo Poesias” foi aplicado no Instituto Federal Sul-rio-grandense pelo grupo do Pibid, no mês de maio, para os primeiros semestres dos cursos de Agropecuária e Informática. A sequência didática, organizada em torno do gênero poesia, teve como objetivo desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade. Como produção final, os alunos, depois de escreverem seus poemas, apresentaram suas criações em vídeos, feitos individualmente ou em grupos.
Fazendo poesia
 
 

Intervenção A caminho da biblioteca

Em maio, os pibidianos do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizaram outra intervenção literária que tinha como objetivo central incentivar a comunidade escolar a frequentar a biblioteca. Para isso, foram selecionados fragmentos de oito obras distintas. A esses fragmentos foram anexados comentários sobre o autor e a obra, contendo uma foto do autor, informações de caráter bibliográfico e uma breve apresentação da obra. Esses textos foram copiados e impressos em folha A4, modo paisagem, e, posteriormente, colados em cartolinas coloridas recortadas em forma de setas, todas dispostas no saguão de acesso às salas de aula cuidadosamente direcionadas à biblioteca do Instituto Federal, de modo a incitar a pesquisa e o acesso ao espaço de leitura disponível dentro do ambiente da biblioteca.
biblioteca

Intervenção literária Poetize

Em abril, o grupo do Pibid do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizou a intervenção literária “Poetize”. O objetivo foi desenvolver o conhecimento sobre o gênero poesia e promover a interação da comunidade escolar: alunos, professores, técnicos e visitantes ocasionais, a partir de um mural colocado na parede dos corredores do prédio. Nos corredores, fixamos um mural com bolsos, onde estavam disponíveis pedaços de papel, caneta, fita colante (durex) e cópias de poemas de autores bem conhecidos. A proposta da intervenção era que os poemas fossem lidos e, a partir disso, quem os lesse colaborasse de alguma forma, escrevendo um comentário, outro poema, o fragmento de uma música, ou de outra forma que preferisse.
Poetize

Parada da leitura

A atividade, realizada mensalmente na E.E.E.M. Luis Maria Ferraz – CIEP, leva aos alunos e à comunidade escolar alguns momentos de dedicação à leitura literária. A “Parada da Leitura” é apresentada em diferentes formatos, sempre com o objetivo de despertar o interesse por textos literários. No primeiro semestre de 2017, houve três edições. Na primeira, o projeto foi aplicado nas turmas do ensino fundamental, do 6° ano ao 9°, e nas turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio, sendo utilizados diversos poemas para a leitura. A segunda rodada foi aplicada em algumas turmas do ensino médio, em que foram levados livros da biblioteca da escola. Para o acontecimento da terceira rodada, as bolsistas levaram os livros infantis para os alunos do 6° a 9° ano.
Parada
Parada 1
Parada 2
 
 

Filosofando com a língua

A oficina “Filosofando com a língua” foi elaborada coletivamente pelo grupo de bolsistas da E.E.E.M. Luis Maria Ferraz – CIEP e aplicada em cinco turmas do ensino médio. Cada bolsista ficou responsável por uma turma. A oficina foi desenvolvida ao longo de 10 h/a com o objetivo de proporcionar aos alunos a reflexão sobre cinco diferentes temas (felicidade, tecnologia, vida, trabalho e pluralidade cultural) visando a elaboração de pautas para a posterior gravação de Podcasts.
Filosofando
Filosofando 1
Filosofando 2
Filosofando 3
Filosofando 4
Filosofando 5
Filosofando 6