PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 25

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA e suas ações nas escolas

Em conjunto com os professores supervisores e responsáveis pela Educação Física, o PIBID Educação Física desenvolveu oficinas em prol da Educação Física escolar nas escolas integrantes do subprojeto (E.E.E.M Dr. João Fagundes e E.M.E.F Marechal Humberto Castelo Branco). O principal objetivo foi apresentar aos alunosmo leque de possibilidades da Cultura Corporal de Movimento que a Educação Física abrange e que os Pibidianos contextualizarão nas escolas a partir de 2016. As oficinas realizadas foram compostas pelas modalidades: Dança, Rugby, SlackLine, Jogos e Brincadeiras, Capoeira e Corrida de Orientação.

A receptividade e acolhimento, tanto das escolas como dos alunos e professores foi motivadora para darmos continuidade ao planejamento, buscando renovar as atividades já presentes nas escolas. Sabe-se o quão desafiante será o nosso trabalho no próximo ano, porém, juntos somos mais fortes!

oficinas oficinas1 oficinas2 oficinas3 oficinas4 oficinas5 oficinas6

Pibid Educação Física no II Seminário Integrador PIBID e VI Semana acadêmica da PUC- POA

Mesmo com a falta de recursos para ações, o grupo mobilizou-se e conseguiu deslocar-se para Porto Alegre com transporte do campus Uruguaiana, pernoitando em alojamento cedido pela Brigada Militar e financiando com recursos próprios a estadia em outra cidade para participar das inúmeras atividades distribuídas em 3 dias de evento na PUC – POA.
Dentre as atividades, destacamos a roda de conversa “PIBID Educação Física: Vivenciando a prática escolar”, onde foi possível ouvir e trocar experiências entre diferentes universidades. Houve também a participação nas oficinas de formação como: hóquei de grama, mixturado, punhobol, rugby, Educação Psicomotora na Educação Física, pilates, entre outras. Além disso, o evento contou com palestras abordando diferentes temáticas da Educação Física.
Ainda nesta oportunidade, a professora Mauren Bergmann organizou uma visita à Escola de Educação Física da UFRGS, onde foi realizada uma roda de conversa com os professores Fabiano Bossle e Tiago Medeiros sobre os impactos do PIBID na formação inicial.
Um evento com muitas possibilidades de aprendizado para acrescentar na formação dos futuros docentes

.PUC_POA puc_poa2

II Feira do Meio Ambiente e Saúde da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon

Aconteceu no dia 28 de Novembro a II Feira do Meio Ambiente e Saúde da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, feira esta organizada pelos subgrupos Biologia e Física do Subprojeto PIBID Ciências da Natureza, Campus Uruguaiana. Este ano a feira premiou os alunos que obtiveram os três primeiros lugares na avaliação dos experimentos apresentados, com brindes doados pela Receita Federal de Uruguaiana. Além dos experimentos, aconteceu uma mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e também participação de algumas empresas das cidade. A prefeitura Municipal se fez presente com a Prefeitura no Bairro instalada na frente da Escola, oportunizando a comunidade a efetuar suas reivindicações e/ou usufruir de alguns serviços ali prestados.

POST_15_FOTO_3 POST_15_FOTO_2 POST_15_FOTO_1

Subprojeto Matemática – Itaqui-RS participa e desenvolve atividades lógico-matemáticas na Feira de Integração do Colégio Estadual São Patrício

Nos dias 21 e 23 de novembro de 2015 ocorreu, no Colégio Estadual São Patrício, a Feira da Integração. Na oportunidade os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio puderam compartilhar saberes e produções feitas ao longo do ano letivo além de participar da atividade envolvendo jogos lógico-matemáticos organizada pelos bolsistas do PIBID/Subprojeto Matemática da UNIPAMPA – Campus Itaqui-RS.
Com o auxílio de materiais manipuláveis, os bolsistas conduziram atividades de modo que cada estudante organizasse conjecturas sobre o processo de composição e decomposição das peças pertencentes a cada jogo. Por meio desta atividade, oportunizou-se a retomada de conceitos matemáticos envolvidos nos jogos. FOTO_POST_5_3 FOTO_POST_5_2 FOTO_POST_5_1 FOTO_POST_5_5 FOTO_POST_5_4

PIBID-Química, campus Caçapava do Sul/RS, ministra oficina de Mapas Conceituais no VII SIEPE.

As bolsistas do PIBID-Química, campus Caçapava do Sul, Aniele Valdez, Édila Silva e Laura Chaves participaram do VII SIEPE onde ministraram oficina sobre Mapas Conceituais.
A oficina ocorreu no último dia 26 de novembro, no turno da manhã, e contou com 22 participantes entre discentes e docentes de diversos campus da UNIPAMPA e de diferentes áreas de formação acadêmica.
A oficina abordou aspectos históricos e teóricos do uso de Mapas Conceituais no Brasil, bem como proporcionou aos participantes a oportunidade de trabalharem com o Cmaptools, um software de acesso gratuito e especialmente desenvolvido para a construção de Mapas Conceituais.
O trabalho desenvolvido pelos Pibidianos teve uma importante colaboração do professor André Luís Silva da Silva, campus Caçapava do Sul, o qual orientou os bolsistas quanto ao desenvolvimento da proposta e também na organização da oficina.
Atividades orientadas como esta fazem parte do escopo do subprojeto PIBID-Química do campus Caçapava que, além das ações voltadas ao desenvolvimento de jogos e uso da experimentação, visa a formação de profissionais autônomos e autores de seus próprios materiais didáticos.
IMG_7632
IMG_7630IMG_7629

Participação do subprojeto Ciências da Natureza no VII SIEPE

Bolsistas do subprojeto PIBID Ciências da Natureza participaram do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa, realizado no Campus Alegrete, de 24 a 26 de novembro de 2015. Alguns dos trabalhos que foram apresentados: Clube de Ciências: Trabalhando a Física e Astronomia fora do Horário de Aula dos Educandos; Oficina: O movimento Aparente do Sol no Pampa Gaúcho e no Mundo; Produção de sabão: prática auxiliadora no ensino de química e conscientização de reutilização de materiais; Feira de ciências integrando a comunidade escolar e motivando para o despertar da consciência científica; Calculando Volumes a Partir de Projetos Interdisciplinares; Tua Cidade Também é o Pampa: uma perspectiva para o processo de ensino-aprendizagem; Como vejo meu rio: interdisciplinaridade, contextualização e pertencimento; Dengue como temática de contextualização para a Educação Ambiental e Educação em Saúde no Ensino Fundamental; A automedicação usada como tema para estudo da saúde na escola.POST_14_FOTO_6 POST_14_FOTO_5 POST_14_FOTO_4 POST_14_FOTO_3

Jpeg
Jpeg

POST_14_FOTO_1

Subprojeto Educação Física presente no SIEPE

O Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (VII SIEPE – Saberes que Movem o Pampa), aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro na Unipampa campus – Alegrete.O evento visa a iniciação científica dos acadêmicos a partir da apresentação de resumos sobre três perspectivas: ensino, pesquisa e extensão. Alguns dos bolsistas do PIBID subprojeto de Educação Física estiveram presentes neste evento apresentando seus relatos de experiência vivenciadas em 2015 nas escolas. Os trabalhos apresentados foram:

    •  “Ritmos no Novembro Negro, uma ação refletida”;

Resumo Submetido e apresentado no evento: RITMOS NO NOVEMBRO NEGRO, UMA AÇÃO REFLETIDA

    • “Jogar e Brincar: Lei 10.639/03 na Prática das Ações do Novembro Negro PIBID”;

Resumo Submetido e apresentado no evento:Jogar e Brincar Lei 10.63903 na Prática das Ações do Novembro Negro PIBID

    • “Discussões do Pibid Educação Física: As Contribuições de Marcel Mauss”.

Resumo Submetido e apresentado no evento:Discussões do PIBID Educação Física As contribuições de Marcel Mauss

    • “Grupo de Estudos do PIBID: Espaços de formação docente”;

Resumo Submetido e apresentado no evento:GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

  •  “Quem conta um conto aprende sua historia: Literatura Brasileira nas Ações do PIBID Novembro Negro”;

Resumo Submetido e apresentado no evento: Quem conta um conto aprende sua historia: Literatura Brasileira nas Ações do PIBID Novembro Negro

  • “Características da Educação Física escolar de duas escolas de uruguaiana – RS”;
  • “O PIBID como ferramenta de valorização do ato educativo: curso de formação em educação Física para professoras dos anos iniciais”
  • Práticas esportivas escolares: reflexão pibidiana a partir da vivência em torneio escolar”;
  • “Ética e moral nas aulas de Educação Física: repercussão do fair play nas competições escolares”;
  • “Jogos de integração desportiva: professor e aluno X treinador e atleta”;

Oficina sobre Jogos e brincadeiras Africanos e Indígenas ministrada na VII edição do SIEPE – Unipampa 2015

Os bolsistas PIBID/ subprojeto Educação Física, juntamente com os pesquisadores do NEAB/Unipampa ministraram na VII edição do Salão de Pesquisa Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa a oficina: Jogos e brincadeiras africanas e indígenas. O objetivo da oficina foi resgatar as brincadeiras, jogos e músicas originárias dos povos negros e indígenas no sentido de nos apropriarmos de nossas origens, bem como, oferecer subsídios pedagógicos a partir da reflexão das influências e contribuições destas duas etnias em especifico. Sendo assim, contextualizar a contribuições da cultura Africana e indígena a partir deste resgate que são passados de gerações em gerações e perpetuam por muitas gerações, mas, hoje esquecidas devido fascinação do mundo virtual. Essas que fazem parte da cultura corporal sua história é negada as futuras gerações. As brincadeiras e jogos oferecidos e contextualizados foram: 1. Si Mama Kaa (Tanzania); 2. Kukulu: esconde esconde; 3. Pegue a Cauda (Nigéria); 4. Ampe (Gana); 5. Chicotinho queimado; 6. Escravos de Jó; 7. Pegue o Bastão (Egito); 8. AMARELINHA AFRICANA; 9. Brincadeira do Labirinta (Moçambique); 10. Yapo´de origem indígena da região do Para; 11. Kameshi Mpuku Ne (O Gato e o Rato).

Novembro Negro nas Escolas – PIBID Educação Física

Os acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência – PIBID e Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas –NEAB, realizaram durante o mês de novembro uma serie de atividade pedagógicas, intitulado “Novembro Negro”, estas ações visam fortalecer as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 que institui a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas publicas e privadas do país e encaminham para as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das relações Étnicas e Raciais. Em Uruguaiana as escolas participantes desta ação são: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, Instituto de Educação de Ensino Médio Paulo Freire, Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Cerati-CAIC e Polo Educacional Municipal Dr. Crespo de Oliveira. Fora do município o coletivo estará desenvolvendo suas atividades na Barra do Quaraí, Unipampa campus Alegrete e campus São Borja e no Instituto Federal Farroupilha. Teremos palestras para os professores e oficinas temáticas para os estudantes, entre elas: Capoeira, Jogos e Brincadeiras Africanas, Dança Afro, Confecção de Mascaras Africana, Literatura Infantil, Documentários, sessões de vídeos, interlocuções sobre as Ações Afirmativas entre outras.
1NovN
2NovN
3NovN
4NovN

PIBID Educação Física – Seminário de Formação Práticas e Corporeidade

Nos meses de Junho e julho foi organizado o Seminário de formação para os bolsistas PIBID Praticas e Corporeidade, cada grupo elaborou a apresentação de um texto relacionado ao tema:
– Grupo Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Cerati – CAIC: Sociologia e Antropologia: Precedido de Introdução à Obra de Marceus Mauss, de Laude Lèvi.
– Grupo Instituto Estadual de Ensino Médio Professor Paulo Freire: Elogio (sociológico) à carne: A partir da reedição do texto “as técnicas do corpo” de Marcel Mauss, de Vitor Sergio Ferreira.
– Grupo Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho: A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação, de Paulo Henrique Martins.
Essas vivências servem de experiência teórica para compreensão da evolução de nossa área de conhecimento ficando assim como destaque desses seminários a questão de como o corpo é visto onde as práticas corporais precisam ser revistas, concluindo assim que a Educação Física Escolar não pode subjugar o aluno por ele não ter certas habilidades, é preciso ver o contexto em que esta inserido na sociedade.