PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 26

Participação do Grupo PIBID de Química – Caçapava do Sul no 35º EDEQ em Porto Alegre/RS

No dia 17 de outubro de 2015 o grupo do PIBID de Química da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul, participou do 35º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) ocorrido em Porto Alegre/RS. Este evento buscou discutir as razões pelas quais ainda há um intervalo entre a produção acadêmica e a prática dos professores de Química na Educação Básica. Contemplando, de forma geral, palestras, sessões coordenadas de discussões, comunicações do pré-EDEQ e cerimônia de encerramento.
O EDEQ propiciou um momento para as comunicações orais do pré-EDEQ, o qual ocorreu em um período antecessor ao evento, de julho a setembro, em diferentes universidades (tanto no Rio Grande do Sul como em outros estados). Assim, a bolsista ID Susete Francieli Ribeiro Machado representou o grupo de discussão da UNIPAMPA/Caçapava do Sul respondendo a pergunta temática do pré-EDEQ (IMAGEM 1 e 2) utilizando como referencial teórico o artigo Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa (LÜDKE; CRUZ, 2005) e dispondo de 5 minutos para sua comunicação.
 
Susete 2  Susete 1Imagem 1 e 2: Bolsista Susete F. R. Machado respondendo a pergunta do encontro pré-EDEQ.

Discussão antes da Prática – Sub Projeto Educação Física

Nos meses de Abril e Maio foram destinados para discussão de textos e livros que fizessem com que o bolsista PIBID refletisse o verdadeiro papel da Educação Física e suas especificidades.
O primeiro texto discutido foi artigo “Educação Física e a Ciência, qual ciência?” onde o autor Wilson do Carmo Junior, nos traz com sensatez o real valor da Educação Física, que foi concedida uma prerrogativa de investigação que poderia ser caracterizada como ciência. Contudo, todo fenômeno a ser investigado, dos seus objetos à sua identidade, ultrapassam os limites dos conceitos conhecidos na tradição e do conceito de ciência contemporânea.
Seguimos as discussões, foi refletido sobre o texto “Técnicas Corporais” fragmento retirado do livro As Técnicas Corporais de Marcel Mauss onde ele separa o ensino em técnico e educativo, em que aborda a especificidade das técnicas de cada modalidade, algo que constatamos pela forma de trabalhar que o conjunto das diversas aprendizagens podem ser utilizadas para o desempenho de diferentes modalidades esportivas.

Feira de Ciências da Escola Dom Bosco

No dia 7 de novembro aconteceu na E. M. E. F. Dom Bosco a Feira de Ciências e Saúde organizada pela direção, professores, funcionários, alunos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência que atuam na escola. Na oportunidade os alunos apresentaram e desenvolveram experimentos de ciências, houve apresentações artísticas e culturais, além de entidades parceiras que se fizeram presentes oferecendo serviços à comunidade. Esta ação promoveu a integração e proporcionou aprendizados significativos para todos os participantes do evento.POST_12_FOTO_1 POST_12_FOTO_2.JPG POST_12_FOTO_3.JPG POST_12_FOTO_4.JPG

BLOG PIBID-BIOLOGIA-UNIPAMPA

Os bolsistas-ID do subprojeto Biologia, do campus São Gabriel, disponibilizam um blog para acompanhar suas atividades. Abaixo segue uma amostra de divulgação de uma atividade realizada. Acesse o blog em: http://pibidsaogabriel.blogspot.com.br/

Desafio das Cordas: Aprendendo sobre Vetores

No dia 24 de novembro, com as turmas 1º C, D e G, turno da tarde, foi realizada uma atividade prática de Física, onde o tema trabalhado com os alunos abordava as grandezas vetoriais assim como os sistemas de forças.
O experimento consistiu em aplicar uma força vertical, por meio de um peso, no qual foram utilizados os cadernos dos próprios alunos, ao ponto médio de uma corda esticada e tentar mantê-la horizontalmente esticada.
Durante a construção do experimento prático, todos demonstraram comprometimento e sentiram-se satisfeitos pelos resultados e conhecimentos obtidos a partir da atividade. O experimento ‘Desafio das Cordas’, apesar da simplicidade e praticidade, apresentou questões a serem solucionadas pelos alunos de maneira muito interativa.
Por Fabiana Moraes

Bolsista Fabiana durante aula expositiva comentando sobre vetores e sistema de forças com a turma 1ª D.
Bolsista Fabiana durante aula expositiva comentando sobre vetores e sistema de forças com a turma 1ª D.
Alunos testando o experimento prático.
Alunos testando o experimento prático.

Premiação VI SIEPE

A discente Cristiane Barbosa Soares, do campus Uruguaiana, premiada na modalidade Oral na áPOST_12_FOTOrea de Ciências Humanas no VI SIEPE, participou do V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, IV Encontro Estadual de Educação Étnicas, IX Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira & II Seminário do Mestrado de Relações Étnicas e Contemporaneidades, que realizou-se nos dias 16 à 20 de novembro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié, na cidade de Jequié – BA. O evento teve como temática Produções culturais Afro-brasileira e diversidade: Territorialidades, Histórias e Saberes, a discente da Unipampa apresentou o trabalho: Construção da Identidade da mulher negra: análise sobre uma trajetória de vida, no GT 4: Gênero, Diversidade Sexual e Raça.
Segundo relato da discente: “Este evento proporcionou não apenas compartilhar as experiências, aprendizagens e estudos de pesquisadoras negras e pesquisadores negros. Diante a conjuntura política e educacional brasileira, mostrou que existe um movimento comprometido na reconstrução da verdadeira história dos povos escravizados e invisibilizados pela história, assim como prevê a Lei 10.639/03 e a 11.645/05. O evento se caracterizou como um espaço de empoderamento para negras e negros, militantes ou não, a fim de continuar empoderando negras e negros de todas as faixas etárias, representando e ocupando com nossa cor, nossos cabelos, nossos turbantes, nossa ancestralidade em todos os espaços que nos foram negados ao longo da história. Ao perpassar esta semana repleta de significados, em uma semana onde nossa história é potencializada pela luta de Dandara e Zumbi dos Palmares não posso deixar de repudiar os atos de racismo cometidos contra o meu povo no campus Uruguaiana, repudiar também a omissão da nossa instituição frente a esses casos que não são isolados e tratam-se de crime. Desta forma, a instituição de que faço parte demostra seu desrespeito com a nossa história e com a nossa luta, que é diária. Espero que esses casos sejam tratados com a seriedade que lhes cabe, mostrando que a Unipampa é uma universidade comprometida com a construção de uma sociedade justa, plural e laica. Agradeço a formação que a instituição me proporcionou e proporciona, que cada vez mais pretas e pretos egressem dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, que a universidade abra suas portas e pinte-se de povo.”

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: Formação e integração

No dia 26 de setembro, o PIBID Educação Física juntamente com uma de suas coordenadoras, Professora Mauren Bergmann, participou de uma ação sobre pista de orientação noturna, organizada por um integrante do grupo e colaboradores, que ministraram a atividade e também disponibilizaram o espaço físico e demais recursos.
A corrida de orientação é um esporte que consiste em percorrer um terreno desconhecido com o auxílio de um mapa preparado para este fim e também de uma bússola. É uma modalidade rica em atributos, podendo ser praticada individualmente, em grupo ou em família, correndo ou caminhando através da natureza ou em outros ambientes (não necessariamente contra o relógio). É uma oportunidade que requer inteligência, astúcia, concentração, análise e domínio de si mesmo, trabalho em equipe, entre outras virtudes.
A ação iniciou com uma breve explicação sobre os procedimentos necessários para o desenvolvimento da atividade, tendo por base o mapa do terreno e a bússola como elementos importantes para a prática segura da modalidade. Posteriormente foi realizada uma contextualização da prática como possibilidade de inserção no ambiente escolar, onde foi destacada a importância das aulas de Educação Física não serem meras reprodutoras do esporte de rendimento, mas sim, que procurem entender o homem como ser cultural e que tem no movimento uma forma de expressão e aprendizado. A ação encerrou com uma confraternização entre os participantes.
orientação

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos da EMEF José Francisco Pereira da Silva, escola na qual está inserido o subprojeto PIBID Ciências da Natureza – Unipampa- Campus Uruguaiana, realizaram, em maio deste ano, as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para as provas, bolsistas ID e alunos se empenharam nos estudos de Astronomia, tendo como resultado desses estudos duas medalhas de prata que foram entregues no dia 10/11/2015, juntamente com os certificados de participação.

POST_11_FOTO

Subprojeto Ciências da Natureza conversando com a gurizada

No dia 7 de novembro de 2015 aconteceu na EMEF José Francisco Pereira da Silva o “III Seminário Juvenil Conversando com a Gurizada”. Esse seminário é decorrente de um trabalho desenvolvido pelo subprojeto PIBID Ciências da Natureza – Campus Uruguaiana, que acontece em forma de grupo focal para discutir questões pertinentes ao desenvolvimento da cidadania dos estudantes, bem como discutir o respeito à diversidade, abordando temas como sexualidade, gênero, etnias, meio ambiente, sociedade, corrupção, redes sociais, entre outros.

POST_10_FOTO

Atividades do PIBID – Matemática para o ENEM

Nos dias 14 e 21 de Outubro de 2015, o grupo PIBID – Matemática do Campus Itaqui-RS, realizou um intensivo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) junto aos alunos do Terceiro Ano da Escola Estadual São Patricio. As atividades buscaram contemplar os conceitos presentes, com maior frequência, nas avaliações de anos anteriores, que foram identificadas a partir do mapeamento realizado nas ultimas 5 avaliações. O principal objetivo das atividades era contribuir para o melhor entendimento das questões relativas a Matemática no ENEM.

FOTO_POST_4_2 FOTO_POST_4_1

Subprojeto Letras/Bagé marca presença no VIII SIGET (Simpósio Internacional de estudos de Gêneros Textuais)

No dia 09 de setembro de 2015, uma das coordenadoras do subprojeto Letras/Bagé – Fabiana Giovani – esteve representando o grupo no VIII SIGET (Simpósio Internacional de estudos de Gêneros Textuais). A professora participou do Simpósio temático Análise de gêneros discursivos na perspectiva dialógica da linguagem, com a apresentação do trabalho “PIBID e oficinas de linguagem: uma análise indiciária sobre a elaboração didática a partir dos gêneros do discurso”. A apresentação consistiu em dar, primeiramente, um panorama geral sobre o projeto PIBID/UNIPAMPA e, após, entrar no tema específico mostrando as oficinas de linguagem que derivam da elaboração de projetos de ensino pelos bolsistas de ID a partir da observação das turmas, nas escolas parceiras. O trabalho foi muito bem recebido pelos demais participantes e pelos coordenadores do Simpósio que fizeram o convite para o texto ser transformado em artigo de revista.
imagem noticia - Letras

A coordenadora do Subprojeto Letras/Bagé, Fabiana Giovani, com os coordenadores do Simpósio, Rodrigo Acosta Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina) e Nívea Rohling (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).