O trabalho intitulado “A situação social como fator de êxito escolar: a importância das políticas públicas no campo da educação” foi exposto na 30ª Jornada Acadêmica Integrada – JAI, promovido pela UFSM nos dias 19 a 23 de outubro. O referido trabalho resulta de uma pesquisa realizada pelo bolsista Maiquel J Schneider numa das escolas que compõe o Sub-projeto História do Pibid Campus de São Borja. A pesquisa buscou compreender a relação entre a realidade socioeconômica e cultural dos alunos com seu rendimento escolar. Os resultados parciais da pesquisa demonstram que alunos que possuem melhores condições de renda e acesso a bens culturais demonstram melhores resultados em sala de aula. A pesquisa contribui para problematizar a ideologia do mérito pessoal que atualmente tenta se impor no meio educacional, esvaziando o debate em torno das políticas sociais e educacionais. A lógica do mérito, do esforço pessoal vem se tornando cada vez mais presente nos meios de comunicação e também em discursos de gestores públicos. A pesquisa contribui também para que o Pibid cumpra seu papel de proporcionar uma reflexão em torno das políticas educacionais.
Grupo de bolsistas do PIBID faz visita guiada as Ruinas de São Miguel
No dia 28 de agosto de 2015 o grupo de bolsistas do PIBID do Instituto Padre Francisco Garcia realizou viagem com alunos do 8º ano para as Ruinas de São Miguel, orientados pelo professor Luciano Vasquez Gattiboni e com o auxílio dos coordenadores do projeto, Edson Romário Monteiro Paniagua, Evandro Guindani e do diretor do campus São Borja Ronaldo Bernadino Colvero.
A viagem faz parte do projeto “Patrimônio Histórico Cultural de São Borja: Em busca de novos significados”, teve como objetivo por em prática o estudo teórico sobre as categorias do patrimônio cultural e as técnicas das oficinas de fotos ministrada pelo técnico da Unipampa Saryon Azevedo.
Cada grupo dividido por categorias do patrimônio teve como tarefa observar as Ruinas de São Miguel e identificar diferentes tipos de patrimônio e relacioná-los com o estudo de caso que está sendo desenvolvido em São Borja em diferentes locais e sob diferentes perspectivas, o grupo ainda contou com o auxílio do técnico e professor Hamilton de Lima e Souza com frutífero debate sobre as reduções jesuíticas.
Fotos: Lia Machado dos Santos.
Bolsistas ID do subprojeto Matemática/Itaqui realizam atividades utilizando materiais manipuláveis
No dia 29 de abril/2015 os bolsistas ID do subprojeto Matemática desenvolveram atividades com acadêmicos do Curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA/Campus Itaqui, utilizando o material manipulável Frac-Soma 235. Esta atividade, de cunho investigativo, visou analisar as potencialidades/limites do material no estudo de conceitos relacionados aos números racionais. Sublinha-se que a utilização do Frac-Soma 235 está imbricada às discussões subsequentes, as quais, mediante análise crítica, possibilitam re/pensar e re/organizar o planejamento da práxis pedagógica nas instituições de Educação Básica.
Subprojeto Ciências da Natureza compartilhando experiências
Bolsistas do subprojeto PIBID Ciências da Natureza, do Campus Uruguaiana, participaram do XIII Encontro sobre Investigação na Escola, realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, em Erechim/RS, nos dias 21 e 22 de agosto de 2015. No evento bolsistas, supervisoras e coordenadora apresentaram relatos de experiências sobre vivências do PIBID nas escolas de atuação.
Subprojeto Biologia – Dinâmicas com Psicopedagoga
No dia 7 de julho de 2015, os bolsistas-ID do subprojeto Biologia do campus São Gabriel reuniram-se com a psicopedagoga e psicóloga organizacional Ana Palmira Paredes Azevedo. As atividades do encontro deram-se sob a forma de dinâmicas de grupo, com as quais os bolsistas-ID envolveram-se nas temáticas abordadas e puderam expressar-se de diversas maneiras.
O tema original deste encontro foi apontado, primeiramente, durante a realização de uma avaliação de atividades do subprojeto realizada no final de 2014, quando foram sugeridos assuntos a serem tratados e atividades a serem desenvolvidas no ano que começaria. Entre estas sugestões, estava o assunto Ética, em torno do qual várias questões vinham sendo debatidas entre os integrantes do subprojeto.
Antes do encontro dos bolsistas-ID com a psicopedagoga, esta reuniu-se também com os coordenadores de área e com as professoras supervisoras do subprojeto Biologia, a fim de inteirar-se sobre o funcionamento do PIBID e em relação aos assuntos que mais interessariam a todos.
Supervisores participam de reunião realizada no Campus Bagé.
O PIBID UNIPAMPA realizou no campus de Bagé, no dia 08 de agosto, uma reunião com os supervisores dos subprojetos do campus. A reunião contou com a participação de 24 professores das escolas públicas de Bagé, Candiota e Aceguá e do Instituto Federal Sul-Rio-grandense, que fazem parte do programa nas áreas de Física, Letras Espanhol, Letras Português, Matemática e Química. O Coordenador de Gestão, professor Elenilson F. Alves, tratou sobre assuntos relacionados às práticas que desenvolvem com os bolsistas de iniciação à docência nas instituições, sobre o plano de trabalho, as escritas dos bolsistas nos Portfólios, as ações integradoras entre os subprojetos entre outros assuntos voltados para a qualidade das atividades realizadas.
Comunicação Multicultural – Palestra ofertada pelo PIBID Espanhol de Jaguarão
No dia 16 de julho, às 18h, na Unipampa (campus Jaguarão) foi ofertada a palestra intitulada “Comunicação Multicultural”, ministrada pela Profa. Ms. Andrea Coutinho Bozzetti (Universidade de Sunderland – Inglaterra). Pós-graduada e mestranda em Educação Internacional, a palestrante natural de Jaguarão-RS, compartilhou sobre suas pesquisas, sobre o trabalho desenvolvido no ensino de línguas e literatura em uma escola localizada na China, bem como, também relatou sua experiência e de sua família no contato com diversas línguas . Os estudantes de letras e toda a comunidade acadêmica tiveram a oportunidade de refletir sobre a aquisição/ aprendizagem de uma Língua Adicional, e sua relevância no cenário mundial. A palestra foi oferecida pelo PIBID de Letras – Subprojeto Língua Espanhola, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Curso sobre Método Científico no Subprojeto Biologia
O subprojeto Biologia do campus São Gabriel está formando, neste ano de 2015, Clubes de Ciências nas escolas com as quais estabeleceu parceria. Nos estudos iniciais realizados neste sentido, os bolsistas-ID sentiram a necessidade de firmar seu conhecimento a respeito do método científico, uma vez que as atividades desenvolvidas pelos clubes deverão ser por ele norteadas.
Para reavivar a memória dos bolsistas-ID acerca do método científico e poderem introduzi-lo aos alunos das escolas de acordo com seu conhecimento, o subprojeto Biologia promoveu um curso sobre este tema.
Foram três encontros, nos dias 19 e 21 de maio e 9 de junho. Os dois primeiros encontros tiveram como palestrante a Profª Lúcia do Canto Vinadé e, o terceiro, a Profª Berenice Soares Bueno, sendo esta colaborado no subprojeto, e ambas do campus São Gabriel.
PIBID Educação Física faz formação de professores
Na quarta-feira 24/06/2015, os bolsistas do PIBID Educação física da UNIPAMPA campus Uruguaiana, se fizeram presentes na Escola de Educação Infantil Íris Valls, com o propósito de levar um curso de formação em Educação Física aos professores do currículo da escola. Estiveram presentes no curso 18 professoras, dentre elas estavam a diretora da escola, supervisora e bibliotecária.
No decorrer do curso foi abordado o contexto do PIBID Educação Física, apresentou-se o programa para a escola e seu principal objetivo que é a valorização do contexto atual da educação, visando estreitar laços entre a escola e a universidade. Além disso, foram abordados temas como: o papel do professor na sociedade atual, a importância das aulas orientadas de Educação Física nos anos iniciais, as relações de gênero nas aulas de Educação Física e suas repercussões sociais; estas questões geraram um debate saudável e muitas reflexões. Após as discussões foram realizadas práticas corporais a partir das experiências discutidas, utilizando os materiais que a escola possuía e enfatizando que as atividades devem ter sentido e significado para quem as realiza.
De acordo com os bolsistas, esta oportunidade foi relevante, na medida que possibilitou a troca de saberes entre universidade e escola, enriquecendo os diálogos e agregando significado à formação docente. Além desta, o grupo realizou outras duas formações no início do ano de 2015 com os professores das escolas João Fagundes e Castelo Branco.
A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a reparação para a vida, é a própria vida (John Dewey).
Brick quinzenal do PIBID espanhol será realizado dia 06 (Sábado) na praça Alcides Marques
O Brick do PIBID já conhecido por estudantes e professores do campus Jaguarão, estará pela segunda vez na praça Alcides Marques participando da tradicional Feira Solidária, onde são expostos vários produtos de vários seguimentos da cidade, a maioria artesanal como doces, moveis tortas e etc.
O Brick é uma homenagem a “feira a la tristán narvaja” que é muito conhecida na cidade de Montevidéu, já tem vários fregueses e doadores que fazem com que ele esteja sempre colorido e alegre. Através dessa ação além de ajudar os bolsistas e voluntários a exporem seus projetos em eventos acadêmicos, também faz uma integração com toda a sociedade acadêmica e civil.
Convidamos então a todos nossos colegas pibidianos, acadêmicos de todos os campus da UNIPAMPA e professores para que conheçam nossas ações como o Brick do PIBID espanhol de Jaguarão.