PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 27

Socialização de Pesquisa do Pibid em evento científico

O trabalho intitulado “A situação social como fator de êxito escolar: a importância das políticas públicas no campo da educação” foi exposto na 30ª Jornada Acadêmica Integrada – JAI, promovido pela UFSM nos dias 19 a 23 de outubro. O referido trabalho resulta de uma pesquisa realizada pelo bolsista Maiquel J Schneider numa das escolas que compõe o Sub-projeto História do Pibid  Campus de São Borja. A pesquisa buscou compreender a relação entre a realidade socioeconômica e cultural dos alunos com seu rendimento escolar. Os resultados parciais da pesquisa demonstram que alunos que possuem melhores condições de renda e acesso a bens culturais demonstram melhores resultados em sala de aula. A pesquisa contribui para problematizar a ideologia do mérito pessoal que atualmente tenta se impor no meio educacional, esvaziando o debate em torno das políticas sociais e educacionais. A lógica do mérito, do esforço pessoal vem se tornando cada vez mais presente nos meios de comunicação e também em discursos de gestores públicos. A pesquisa contribui também para que o Pibid cumpra seu papel de proporcionar uma reflexão em torno das políticas educacionais.POST_6_Foto 01

Grupo de bolsistas do PIBID faz visita guiada as Ruinas de São Miguel

No dia 28 de agosto de 2015 o grupo de bolsistas do PIBID do Instituto Padre Francisco Garcia realizou viagem com alunos do 8º ano para as Ruinas de São Miguel, orientados pelo professor Luciano Vasquez Gattiboni  e com o auxílio dos coordenadores do projeto, Edson Romário Monteiro Paniagua, Evandro Guindani e do diretor do campus São Borja Ronaldo Bernadino Colvero.
A viagem faz parte do projeto “Patrimônio Histórico Cultural de São Borja: Em busca de novos significados”, teve como objetivo por em prática  o estudo teórico  sobre as categorias do patrimônio cultural e as técnicas das oficinas de fotos ministrada pelo técnico da Unipampa Saryon Azevedo.
Cada grupo dividido por categorias do patrimônio teve como tarefa observar as Ruinas de São Miguel e identificar diferentes tipos de patrimônio e relacioná-los com o estudo de caso que está sendo desenvolvido em São Borja em diferentes locais e sob diferentes perspectivas,  o grupo ainda contou com o auxílio do técnico e professor Hamilton de Lima e Souza com frutífero debate sobre as reduções jesuíticas.
POST_5_Foto 01 POST_5_Foto 02 POST_5_Foto 03 POST_5_Foto 04 POST_5_Foto 05 POST_5_Foto 06
Fotos: Lia Machado dos Santos.

Bolsistas ID do subprojeto Matemática/Itaqui realizam atividades utilizando materiais manipuláveis

No dia 29 de abril/2015 os bolsistas ID do subprojeto Matemática desenvolveram atividades com acadêmicos do Curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA/Campus Itaqui, utilizando o material manipulável Frac-Soma 235. Esta atividade, de cunho investigativo, visou analisar as potencialidades/limites do material no estudo de conceitos relacionados aos números racionais. Sublinha-se que a utilização do Frac-Soma 235 está imbricada às discussões subsequentes, as quais, mediante análise crítica, possibilitam re/pensar e re/organizar o planejamento da práxis pedagógica nas instituições de Educação Básica.

FOTO_POST_3_4 FOTO_POST_3_3 FOTO_POST_3_2 FOTO_POST_3_1

Subprojeto Biologia – Dinâmicas com Psicopedagoga

No dia 7 de julho de 2015, os bolsistas-ID do subprojeto Biologia do campus São Gabriel reuniram-se com a psicopedagoga e psicóloga organizacional Ana Palmira Paredes Azevedo. As atividades do encontro deram-se sob a forma de dinâmicas de grupo, com as quais os bolsistas-ID envolveram-se nas temáticas abordadas e puderam expressar-se de diversas maneiras.
O tema original deste encontro foi apontado, primeiramente, durante a realização de uma avaliação de atividades do subprojeto realizada no final de 2014, quando foram sugeridos assuntos a serem tratados e atividades a serem desenvolvidas no ano que começaria. Entre estas sugestões, estava o assunto Ética, em torno do qual várias questões vinham sendo debatidas entre os integrantes do subprojeto.
Antes do encontro dos bolsistas-ID com a psicopedagoga, esta reuniu-se também com os coordenadores de área e com as professoras supervisoras do subprojeto Biologia, a fim de inteirar-se sobre o funcionamento do PIBID e em relação aos assuntos que mais interessariam a todos.
DSCF5602 DSCF5592 DSCF5597

Supervisores participam de reunião realizada no Campus Bagé.

O PIBID UNIPAMPA realizou no campus de Bagé, no dia 08 de agosto, uma reunião com os supervisores dos subprojetos do campus. A reunião contou com a participação de 24 professores das escolas públicas de Bagé, Candiota e Aceguá e do Instituto Federal Sul-Rio-grandense, que fazem parte do programa nas áreas de Física, Letras Espanhol, Letras Português, Matemática e Química. O Coordenador de Gestão, professor Elenilson F. Alves, tratou sobre assuntos relacionados às práticas que desenvolvem com os bolsistas de iniciação à docência nas instituições, sobre o plano de trabalho, as escritas dos bolsistas nos Portfólios, as ações integradoras entre os subprojetos entre outros assuntos voltados para a qualidade das atividades realizadas.

Apresentação2 Apresentação1

Comunicação Multicultural – Palestra ofertada pelo PIBID Espanhol de Jaguarão

No dia 16 de julho, às 18h, na Unipampa (campus Jaguarão) foi ofertada a palestra intitulada “Comunicação Multicultural”, ministrada pela Profa. Ms. Andrea Coutinho Bozzetti (Universidade de Sunderland – Inglaterra). Pós-graduada e mestranda em Educação Internacional, a palestrante natural de Jaguarão-RS, compartilhou sobre suas pesquisas, sobre o trabalho desenvolvido no ensino de línguas e literatura em uma escola localizada na China, bem como, também relatou sua experiência e de sua família no contato com diversas  línguas . Os estudantes de letras e toda a comunidade acadêmica tiveram a oportunidade de refletir sobre a aquisição/ aprendizagem de uma Língua Adicional, e sua relevância no cenário mundial. A palestra foi oferecida pelo PIBID de Letras – Subprojeto Língua Espanhola, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
10425052_1003770336309352_3798657418880898904_n 11174954_1003772922975760_7275848514209996618_n 11201864_1003771066309279_3978880071501544140_n 11695827_1003772079642511_7078253851681655594_n

Curso sobre Método Científico no Subprojeto Biologia

O subprojeto Biologia do campus São Gabriel está formando, neste ano de 2015, Clubes de Ciências nas escolas com as quais estabeleceu parceria. Nos estudos iniciais realizados neste sentido, os bolsistas-ID sentiram a necessidade de firmar seu conhecimento a respeito do método científico, uma vez que as atividades desenvolvidas pelos clubes deverão ser por ele norteadas.
Para reavivar a memória dos bolsistas-ID acerca do método científico e poderem introduzi-lo aos alunos das escolas de acordo com seu conhecimento, o subprojeto Biologia promoveu um curso sobre este tema.
Foram três encontros, nos dias 19 e 21 de maio e 9 de junho. Os dois primeiros encontros tiveram como palestrante a Profª Lúcia do Canto Vinadé e, o terceiro, a Profª Berenice Soares Bueno, sendo esta colaborado no subprojeto, e ambas do campus São Gabriel.
20150519_18384220150519_183801

PIBID Educação Física faz formação de professores

Na quarta-feira 24/06/2015, os bolsistas do PIBID Educação física da UNIPAMPA campus Uruguaiana, se fizeram presentes na Escola de Educação Infantil Íris Valls, com o propósito de levar um curso de formação em Educação Física aos professores do currículo da escola. Estiveram presentes no curso 18 professoras, dentre elas estavam a diretora da escola, supervisora e bibliotecária.
No decorrer do curso foi abordado o contexto do PIBID Educação Física, apresentou-se o programa para a escola e seu principal objetivo que é a valorização do contexto atual da educação, visando estreitar laços entre a escola e a universidade. Além disso, foram abordados temas como: o papel do professor na sociedade atual, a importância das aulas orientadas de Educação Física nos anos iniciais, as relações de gênero nas aulas de Educação Física e suas repercussões sociais; estas questões geraram um debate saudável e muitas reflexões. Após as discussões foram realizadas práticas corporais a partir das experiências discutidas, utilizando os materiais que a escola possuía e enfatizando que as atividades devem ter sentido e significado para quem as realiza.
De acordo com os bolsistas, esta oportunidade foi relevante, na medida que possibilitou a troca de saberes entre universidade e escola, enriquecendo os diálogos e agregando significado à formação docente. Além desta, o grupo realizou outras duas formações no início do ano de 2015 com os professores das escolas João Fagundes e Castelo Branco.

A educação é um processo social, é desenvolvimento.

Não é a reparação para a vida, é a própria vida (John Dewey).

Formação_irisvalls

Formação_irisvalls2

Formação_irisvalls3

Brick quinzenal do PIBID espanhol será realizado dia 06 (Sábado) na praça Alcides Marques

1972536_793710260737141_6471553242974938718_n 11402836_793710297403804_7960304107894350899_n 10502233_793710274070473_582054919017716527_n

O Brick do PIBID já conhecido por estudantes e professores do campus Jaguarão, estará pela segunda vez na praça Alcides Marques participando da tradicional Feira Solidária, onde são expostos vários produtos de vários seguimentos da cidade, a maioria artesanal como doces, moveis tortas e etc.

O Brick  é uma homenagem a “feira a la tristán narvaja” que é muito conhecida na cidade de Montevidéu, já tem vários fregueses e doadores que fazem com que ele esteja sempre colorido e alegre.  Através dessa ação além de ajudar os bolsistas e voluntários a exporem seus projetos em eventos acadêmicos, também faz uma integração com toda a sociedade acadêmica e civil.

Convidamos então a todos nossos colegas pibidianos, acadêmicos de todos os campus da UNIPAMPA e professores para que conheçam nossas ações como o Brick do PIBID espanhol de Jaguarão.