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Subprojeto Educação Física participa do 9º SIEPE

Representantes do Subprojeto Educação Física participaram da 9ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorreu em Novembro em Santana do Livramento. Os bolsistas apresentaram trabalhos de experiências das ações nas escolas, participaram da programação e compartilharam suas experiências com outros colegas.

¿Qué es el SISU, FIES o PROUNI? ¿Para que sirve?

Os bolsistas Djulya Veloso, Guilherme Ramos e Julia através das perguntas: “¿Qué es el SISU, FIES o PROUNI? ¿Para que sirve?” , levaram para a aula uma discussão sobre os temas e sobre as bolsas que o programa oferece, o objetivo principal foi incentivar os alunos a prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio.
No link abaixo segue o plano de aula elaborado pelos bolsistas.
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¿Qué es Enem? ¿Para que sirve?

Os bolsistas  Djulya Veloso, Guilherme Ramos e Julia Portinho através das perguntas  “¿Qué es Enem? ¿Para que sirve?” buscaram introduzir na aula um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Visto que se trata  do maior processo seletivo de acesso as Universidades.  O objetivo principal da aula foi incentivar os alunos a prestarem o exame e também  promover oralidade além de introduzir novo vocabulário ao que os alunos já possuem.
No link abaixo segue o modelo de plano elaborado pelos bolsistas.
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Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física

Em setembro, os bolsistas do subprojeto elaboraram e desenvolveram uma oficina sobre iniciação à docência na semana acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física.
A construção da oficina foi organizada através de estratégias traçadas coletivamente durante as reuniões semanais do PIBID pelos bolsistas. A oficina foi realizada no dia 12/09 durante a Semana Acadêmica de Educação Física. Teve como objetivo estimular a reflexão sobre a docência da Educação Física, problematizando a história da Educação Física no Brasil e no mundo, a compreensão das culturas de ensino e métodos que encontramos no processo de ensino e aprendizagem escolar. Participaram da oficina diversos discentes do curso de licenciatura em Educação Física.

Subprojeto Educação Física desenvolve “Projeto Cultura Escolar” na escola Dom Hermeto

Durante os meses de Setembro e Outubro os bolsistas do Subprojeto Educação Física desenvolveram o “Projeto Cultura Escolar”, que teve o objetivo de sensibilizar os estudantes para o conceito de cultura através de atividades de reconhecimento da cultura escolar.
O “Projeto Cultura Escolar” foi apresentado como uma ideia inicial para os professores e coordenadores da escola Dom Hermeto em uma manhã durante a reunião geral. Muitos professores com a intenção de colaborar no projeto mostraram interesse, mas devido ao estado de greve, o projeto teve continuidade através dos bolsistas ID e supervisor. Cada turma trabalhou de maneira diferente e independente, mas com o mesmo foco de compreender o conceito de cultura e perceber a cultura na escola e na Educação Física.
A  culminância do projeto foi realizada no dia 28/10, sábado pela manhã, no ginásio da escola, onde os turnos que estavam em aula puderam participar e os próprios colegas compartilharam e interagiram em diferentes atividades percebidas como cultura corporal na escola: esportes adaptados, capoeira, jornal apresentado pelos alunos, cantoria de RAP.

Subprojeto Educação Física participa do desenvolvimento do "Projeto Multiculturalismo" no Jonfa

O “Projeto Multiculturalismo” teve o objetivo de oportunizar contato com a diversidade cultural do Brasil e envolveu professoras e professores de outros componentes curriculares da Escola Dr. João Fagundes, além da Educação Física e do PIBID.
Durante os meses de Junho e Julho, as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental contaram com a mediação dos bolsistas do PIBID que incentivaram pesquisas, leituras, debates e dramatizações. Grande parcela do processo que ocorreu se deve a construção dos estudantes, que se comprometeram e desenvolveram um trabalho de forma coletiva e autoral. As atividades, que envolveram todo ambiente escolar, foram desenvolvidas através do teatro, dança, brincadeiras e mostras da culinária, abordando características culturais de todas as regiões do país. A culminância foi realizada no dia 14 de julho, onde os estudantes compartilharam as aprendizagens sobre as regiões através de apresentações e brincadeiras.

Proyectos con temáticas transversales

As seguintes oficinas foram ministradas na EEEM Luiz Maria Ferraz, na cidade de Bagé em turmas de nono e oitavo ano.  No intuito de fazermos intervenções significativas nas turmas e que despertassem o interesse dos estudantes pela língua espanhola, optamos por trabalhar com as temáticas transversais previstas na Lei de Diretrizes e Bases LDB n° 9.394/96. Esse trabalho consiste em se utilizar de temas pertinentes ao momento sócio histórico vivenciado nas diversas esferas nas quais os estudantes estão inseridos. Sejam elas esfera a nível macro enquanto planeta, ou a nível regional enquanto cidade e escola. A utilização dessas temáticas visa o desenvolvimento das 4 habilidades linguísticas em língua espanhola: leitura, escrita, fala e escuta.
Estándares de belleza:

Nessas oficinas os alunos foram conduzidos a uma reflexão acerca dos padrões de beleza criados em nossa sociedade. Foram trabalhados vídeos sobre o assunto, além de adjetivos em espanhol que são usados para a descrição física de pessoas. Os alunos tiveram que analisar imagens de campanhas publicitárias e descrever fisicamente os modelos masculinos e femininos das mesmas. Em um segundo momento, em uma roda de conversa foram questionados acerca de suas opiniões pessoais sobre o assunto, vieram à tona temas como racismo, padrões referentes à magreza excessiva e respeito as diferenças.
 
Moda ética e sostenible:
Nessa oficina os estudantes estudaram o vocabulário referente ao vestuário em língua espanhola. Descreveram suas próprias roupas e as roupas de colegas em jogos de adivinhação e dinâmicas. Em um segundo momento, assistiram a um vídeo sobre moda sustentável em língua espanhola e refletiram acerca da produção das roupas que chegam até as lojas. Foi feita então uma roda de conversa sobre o assunto e foi apresentada a proposta principal dessa oficina. Os estudantes deveriam criar uma empresa de moda ética e sustentável, deveriam criar um nome e explicar o modo de produção para os colegas. A segunda etapa então era que cada estudante desenharia um modelo e roupa pra compor a coleção de sua empresa. Levaram algumas aulas para que o desenrolar de todo o processo, mas a reflexão foi muito válida.
 
Latinoamérica!
Nessas oficinas os estudantes foram apresentados a definição de América Latina, voltamos um pouco os nossos estudos a geografia e a história de países falantes de língua espanhola. A reflexão feita junto aos estudantes foi: Será que moramos em uma região pobre? Vídeos sobre as riquezas naturais e históricas de países como Peru e México foram apresentados para os alunos. Estudamos então um pouco acerca de cultura originárias que se estruturaram enquanto impérios no passado. Buscou-se uma reflexão sobre porque nos consideramos pobres e porque não conhecemos histórias tão ricas como a dos povos Mayas, Incas e Aztecas. Foi feita uma roda de conversa que suscitou falas interessantes sobre a autoestima latino-americana.

Roda de conversa

   

Proyecto: Debatir las diferencias, combatir los prejuicios

As bolsistas Mariana Grego, Larissa Assis Costa, Melissa Barbieri  eDiana Vaz desenvolveram com seus alunos o projeto “Debatir las diferencias, combatir los prejuicios” .  A proposta desenvolvida pelas bolsistas teve como objetivo promover o debate sobre as questões que formam parte de nossa sociedade, ampliar o vocabulário, incentivar o uso da língua para que os alunos falassem sobre diversidade cultural e  também aproximar o aprendiz dos contextos diários. As bolsistas levaram temas recorrentes de nossa sociedade com o fim de envolver os alunos e através disso promover uma melhor aprendizagem de espanhol como língua adicional.
 

Alunos do projeto: Debatir las diferencias, combatir los prejuícios