PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 6

Trabajando las culturas de los países hispanohablantes

As bolsistas Andrômeda Guterres, Diana Vaz e Maristela Oliveira trabalharam com seus alunos as culturas dos países Hispanohablantes. Para isso, as bolsistas procuraram levar para aula elementos das culturas os quais chamassem a atenção dos alunos. Um dos elementos que mais empolgou a turma foi em relação ao “El día de los muertos” que é celebrado anualmente no México. Os alunos se mostraram  entusiasmados para colorir as famosas caveiras mexicanas.
 

caveira mexicana sendo pintada por um dos alunos.

 

Bolsistas do PIBID subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, participam do 9º SIEPE

Bolsistas do PIBID subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, participam do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA (9º SIEPE).

Bolsista IC durante sessão de pôsters no 9º SIEPE

Promovida na “Fronteira da Paz”, região conhecida pela cultura de integração e convivência internacional pacífica, a 9ª edição do SIEPE chega a Santana do Livramento e Rivera possibilitando a interação científica entre instituições de diferentes países, aceitando submissões de trabalhos de graduação e de pós-graduação do Brasil e do Uruguai, com chamada extensiva a instituições da Argentina e de países vinculados ao Mercosul.
Bolsista IC durante sessão de apresentações orais

 
Trata-se de um espaço para trocas de saberes e experiências, através da exposição de projetos e trabalhos científicos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, o evento contou também com atrações musicais, exposições de arte e painéis culturais.
 
Os trabalhos apresentados são encontrados nos links a seguir:
EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REAÇÕES QUÍMICAS
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE 8º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS: ABORDAGEM SOBRE MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REAÇÕES QUÍMICAS

Pibidianos do subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa apresentam oficina durante a II Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA -Campus Caçapava do Sul e no Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnlógica.

Realizada no dia 28 de setembro 2017 durante a II Semana Acadêmica Integrada do Campus Caçapava do Sul os Pibidianos ministraram a oficina “O Ensino de Química Através das Tecnologias da Informação”, na qual foi apresentado o software de produção de histórias em quadrinhos TOONDOO.

PIBID subprojeto Química – Campus Caçapava do Sul participa do Dia C da Ciência

No dia 25 de outubro o PIBID subprojeto Química participou do Dia C da Ciência ocorrido nas dependências da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, com o objetivo de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão, a UNIPAMPA aderiu à mobilização nacional de do evento que ocorreu em várias cidades do país.
Durante o evento os pibidianos do subprojeto apresentaram os materiais e alguns trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

Pibidianos apresentando os materiais produzidos

Ação de Extensão Universitária: Resolução de Problemas no ensino de ciências da Natureza. 

As escolas da Educação Básica estão em processo de implementação de uma nova proposta curricular, com isso, percebe-se a necessidade das instituições assumirem a reestruturação do currículo de maneira que se supere a concepção tradicional de educação.


Professores debatendo durante o curso.
Exemplares de problemas desenvolvidos durante o curso
Assim, é fundamental que, por meio da articulação universidade-escola, seja proporcionado aos docentes espaços formativos que contribuam para a construção e desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e interdisciplinares, em sintonia com os parâmetros, as diretrizes e orientações dos documentos oficias.  Neste sentido, os pibidianos estão participando de uma ação de formação continuada na modalidade de extensão sobre Resolução de Problemas na Educação Básica.

Bolsistas do PIBID subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul desenvolvem atividades experimentais ao longo do ano letivo de 2017 em uma escola do município

Bolsistas do PIBID subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul auxiliam no projeto “O laboratório de ciências como estratégia de aprendizagem”, realizado em uma escola do município de Caçapava do Sul.
A proposta do projeto tem como objetivo de promover o desenvolvimento dos estudantes e possibilitar que todas as turmas da escola utilizem do espaço do laboratório, de modo a desenvolver atividades experimentais investigativas que contribuam e enriqueçam seus conhecimentos.
   
Nesse sentido os bolsistas desenvolveram atividades ao longo do ano letivo de 2017, com o objetivo de permitir que os alunos conheçam o ambiente do laboratório da escola, manipulem os materiais e equipamentos, e desenvolvam atividades experimentas investigativas que agucem a curiosidade e levem o aluno a ampliar seus saberes através de pesquisas e discussões.

Bolsistas do PIBID subprojeto Química UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul, participam do 37º Encontros de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ)

Bolsistas do PIBID subprojeto Química da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, participam do 37º Encontros de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande-RS, durante os dias 09 e 10 de novembro de 2017.

O evento teve como objetivos promover nas Rodas de Formação a pergunta, a investigação, a partilha de saberes e experiências a respeito da docência em Química; bem como refletir sobre o papel da pesquisa e da disseminação dos seus resultados na área da Educação Química e sua relação com a sala de aula e outras instâncias de ensino e aprendizagem.
Os trabalhos apresentados pelos pibidianos encontram-se disponíveis nos links:
EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:  http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s09/ficha-149.pdf
ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARES: http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s09/ficha-72.pdf
EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:   http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s09/ficha-149.pdf
ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s07/ficha-102.pdf
ANÁLISE DE PROBLEMAS DISPONÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PNLD-2017: http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s14/ficha-5.pdf
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS: http://www.edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s05/ficha-154.pdf

PIBID Subprojeto Educação Física leva o Novembro negro às escolas de Uruguaiana

O PIBID Educação Física esteve presente nas escolas em que está inserido durante o mês de novembro com o intuito de realizar as atividades relativas ao “Novembro Negro”. As atividades ocorreram entre os dias 06 e 14 de novembro sempre nos turnos da manhã e tarde, nas escolas ELVIRA CERATI (CAIC), EMEF CABO LUIS QUEVEDO E INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Os alunos tiverem a oportunidade de participar de oficinas de Capoeira, Jogos e Brincadeiras Africanas e Indígenas, Dança Afro e Ritmos, Confecção de Mascaras Africanas, Literatura Infantil, Documentários, Sessões de vídeos, Palestras e Interlocuções sobre as Ações Afirmativas.
Mais do que levar as atividades relacionadas a cultura africana e indígena que através da Lei Federal 10.639/03 deveriam ser trabalhadas durante o ano letivo nas escolas, as oficinas serviram como um aprendizado tanto para os professores das escolas quanto para os alunos do subgrupo educação física, cumprindo assim um dos objetivos do programa.
Destacamos ainda que durante o período em que esteve nas escolas o subgrupo foi bem recebido e as atividades propostas bem aceitas pelos alunos/crianças, comprovando mais uma vez que o tema racismo/preconceito que é algo tão presente hoje em nossa sociedade pode e deve ser sim trabalhado na escola.

Cápsula do Tempo

Com a proposta de uma “Cápsula do tempo” os bolsistas Diogo Meireles, Eliana Back, Luiza Dutra e Vaniza Bueno desenvolveram com os alunos a escrita de uma carta direcionada a eles mesmos no futuro. A tarefa teve como objetivo reunir todo o vocabulário adquirido pelos alunos ao longo das aulas. A atividade envolveu a turma e os alunos se mostraram entusiasmados em suas escritas.
 

Carta escrita por um dos alunos